Passava das quatro da tarde de um domingo ensolarado quando o Amarelo Imola estacionou sobre o piso cinza. Os contêineres Nardo Gray que circundam o lugar secreto contrastavam com a cor mais amarela que a mostarda do McDonald’s deste exemplar de primeira geração do Audi S3.
O destino nos entregou essa combinação perfeita de contraste de forma perfeita para registrar o pequeno notável feito pela marca das quatro argolas. Sua cor berrante, como deve ser um carro esportivo, só adiciona um tempero a mais na personalidade forte desse foguete de bolso.
Afinal, dentre as 331 unidades que desembarcaram em terras tupiniquins, tivemos a sorte grande de achar um Imola Gelb. Modelo que foi cuidado como o foguetinho merece.
![Audi S3 [Maurício Garcia / Alma Automotiva]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/07/Audi-S3-8_edited-750x451.jpg)
S é mais de A
Sim, o Audi S3 de primeira geração (ou se preferir, da carroceria 8L) é um verdadeiro Pocket Rocket, foguete de bolso ou hot hatch. Carinhosos apelidos dados a carros pequenos que recebem um tempero especial dos engenheiros com muita alma automotiva. O Audi S3 é só um grande exemplo dessa cultura iniciada pelo VW Golf GTI em 1975.
Não satisfeitos com a diversão entregue pelos motores de 150 cv e 180 cv das versões turbo, time da Audi resolveu criar o santo graal dos A3. Aquele que recebeu o S no lugar do A para mostrar que seu projeto pertence a outro patamar em termos de detalhes e performance.
![Audi S3 [Maurício Garcia / Alma Automotiva]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/07/Audi-S3-3_edited-750x450.jpg)
Debaixo do capô uma complexa obra-prima da engenharia alemã faz brilhar os olhos de entusiastas. Aqui, a letra S é motivo de euforia. Seu motor 1.8 4 cilindros turbo tem 20 válvulas e gera 225 cv. O turbo desempenha muitíssimo bem seu papel, fazendo o amarelo atingir 28,5 kgfm de torque.
![Audi S3 [Maurício Garcia / Alma Automotiva]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/07/Audi-S3-9_edited-750x450.jpg)
Três e quattro
Com todo esse desempenho, não poderiam faltar os três pedais: o preciso câmbio manual de 6 marchas faz a alegria de quem o pilota. Pensa que acabou? Se só a letra S já foi capaz de impor receio aos rivais, uma palavra de sete letras, que aparece em vários detalhes do carro, mostra que a maldade e diversão aqui não têm limites.
![[Maurício Garcia / Alma Automotiva]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/07/Audi-S3-6_edited-750x450.jpg)
Vale dizer que aquele que anda bem, deve frear na mesma qualidade. Para cumprir essa missão, os freios dos S3 são de 312 mm na dianteira e 256 mm na traseira, ambos ventilados. Tudo para garantir que o foguetinho vai parar quando precisar.
![[Maurício Garcia / Alma Automotiva]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/07/Audi-S3-5_edited-750x449.jpg)
Amarelo temperado
A cor, aliás, é exclusiva da linha S da Audi. Então, se enxergar no retrovisor quatro argolas em uma carroceria amarela, melhor sair da frente. Por fora não é só a cor que faz a exclusividade do S3: mínimos detalhes, como a grade frontal e ponteiras do escapamento duplas, foram feitos para ele com foco na sensação visual de esportividade.
A partir de 2002 os retrovisores ganharam capas de alumínio, virando marca registrada do esportivo. Mas a Audi não parou por aí: os para-lamas são mais largos que a versão civil do A3, enquanto os para-choques também têm detalhes especiais. Na traseira, por exemplo, o elemento horizontal em cinza replica a entrada de ar dianteira.
![[Maurício Garcia / Alma Automotiva]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/07/Audi-S3-7_edited-750x450.jpg)
Saiba onde está
Por dentro, o S3 tem um show de detalhes que o diferenciam das outras versões do A3 de primeira geração. Os bancos abraçam, como manda a cartilha dos esportivos. E que bancos…os aclamados Recaro trazem regulagem elétrica e são somente um dos inúmeros pontos de atenção deste projeto especial.
![[Maurício Garcia / Alma Automotiva]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/07/Audi-S3-4_edited-750x450.jpg)
Ele usa um sistema de som caprichado Bose com um subwoofer no porta malas. Por falar nisso, o bagageiro do esportivo é menor do que o da versão civil: tudo para abrigar a bugiganga que faz a tração quattro funcionar.
![Audi S3 [Maurício Garcia / Alma Automotiva]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/07/Audi-S3-2_edited-750x450.jpg)
Quem busca um carro esportivo definitivamente espera algo a mais. Só que em uma máquina como o S3, é fácil encontra muitos motivos para sorrir. Polêmico, portátil e exclusivo, esse alemão na cor Imola Gelb é emoção e genialidade na prática!

>>Q8 é um Audi de múltiplas personalidades e fora do padrão | Avaliação
>>Audi aumenta potência e torque de A3, A4 e A5 no Brasil
>>Audi volta a produzir carros no Brasil com Q3 e Q3 Sportback

![Audi S3 [Maurício Garcia / Alma Automotiva]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Audi-S3-1_edited-1200x720.jpg)

