Cada vez mais próximos do lançamento do CAOA Chery Tiggo 3X no Brasil, a CAOA divulgou um novo teaser do modelo. Contudo, enquanto informações sobre ele ainda não são reveladas, vamos voltar no tempo para entender como o Tiggo 3X surgiu.
Tudo começou em 2009 quando a marca lançou na china o hatch compacto Fulwin 2. O modelo tinha esse nome pois, entre 1999 e 2006, o Fulwin original era vendido na China. Ele era baseado em um Seat dos anos 1980 e em nada se assemelhava ao modelo novo.
No mesmo ano também foi lançado o Fulwin 2 Liftback, que era sua versão sedã com opção de abertura do vidro traseiro junto ao porta-malas. Ele também foi vendido em outros países como Bonus, Storm, Very, Crisal, Forza, A13 e 315. No Brasil o nome escolhido foi Celer através de um concurso cultural.
![Chery Celer [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/05/chery_celer_10_edited-750x451.jpg)
A reestilização só foi aplicada por aqui em 2015. Nessa mudança, a cabine ficou mais sofisticada, os faróis ganharam projetores e as lanternas do sedã passaram a invadir a tampa traseira. O modelo ainda vendia abaixo das expectativas da marca, por isso ficou em linha somente até 2017.
![Chery Celer [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/05/chery_celer_24_edited-750x450.jpg)
Era Tiggo
Enquanto o Chery Celer começava a dar seus primeiros passos no Brasil, a marca chinesa converteu o hatch em SUV. Nasceu assim em 2016, o Tiggo 3X. O modelo trazia novo capô, para-choques, faróis, rack de teto, suspensão elevada e plásticos pretos na parte inferior da carroceria.
A traseira muda apenas na tampa do porta-malas e levemente no formato das lanternas. O modelo manteve o mesmo conjunto mecânico do Celer. O motor 1.5 quatro cilindros aspirado ganhou tecnologia flex aqui no Brasil desde os tempos do Celer. Além disso, ele traz transmissão automática como opção para diversos mercados.
![CAOA Chery Tiggo 2 Smile [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/04/caoa-chery-tiggo-2-smile-750x459.jpg)
Sua estreia demorou dois anos em relação à China por conta da intervenção da CAOA no projeto original da Chery. Agora, poucos meses depois do lançamento oficial na China, ocorrido em agosto de 2020, o Tiggo 3X chega ao Brasil.
![Chery Tiggo 3X [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/03/CAOA-Chery-Tiggo-3X_edited-750x450.jpg)
Na traseira, lanternas com novo acabamento escurecido. Além disso, o friso cromado deu lugar a um aplique preto brilhante. Já o para-choque tem desenho diferenciado. A cabine do Tiggo 3X aparentemente tem melhor qualidade que a usada no Tiggo 2, com destaque para o painel digital.
![Chery Tiggo 3X [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/03/CAOA-Chery-Tiggo-3X-2_edited-750x450.jpg)
>>Tiggo 8 PHEV faz 74 km/l e pode ser primeiro híbrido da CAOA Chery
>>Chery quer fabricar carros elétricos na Argentina. CAOA se beneficiará?
>>CAOA Chery Arrizo 6 vende mais que Chevrolet Cruze em abril

![Chery Celer [dicugação] Tiggo 3X](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/05/Celer-1200x720.jpg)

esse celer ja não gosto mas do tiggo 2 e do 3x ai é lindo
A única coisa que eu não gostava no Celer era a traseira. Imagina o que menos mudou…,. Essas lanternas traseiras e a tampa do porta malas poderia ter mudado mais, pelo menos no 3x.
Ficou ridículo dois carros (que são o mesmo, no final) manterem até a traseira igual. A frente melhorou muito. Podiam ter melhorado a traseira mesmo.
Acho engraçado o rapaz chamar o nome “Celer” de estranho. Nomes como Gol, Palio, Chevette, Onix, Celta, Corolla e Yaris, de primeira soam meio que estranhos também. É questão de costume ou pagapauzismo pra uma determinada marca.
Os preços já foram divulgados. R$ 99 mil e R$ 103 mil.
Nota-se ainda “alfinetadas” na marca na reportagem, que o jornaslita chama de “realidade”, ok, o problema está nas entrelinhas…
Mas nem de graça! Tive o desprazer de ter um celer por 2 anos, carro razoavelmente bonito e muito completo, mas para por ai, nesse período tive q fazer troca praticamente do carro inteiro, comprei por 34 e gastei mais de 25 ao longo do tempo, vendi por 22… As peças são extremamente frágil, só os coxins do motor eu tive q trocar 4x os três em 34mil kms, datalhe que eram originais da fábrica. Não vale a pena, hoje tenho um Toyota Etios que vale cada centavo!