Nem todos os carros vendidos no Brasil têm a mesma sorte. Acontece que muitos modelos com enorme potencial e qualidades nítidas não vendem tão bem quanto concorrentes altamente questionáveis. Por isso, na Pergunta da Semana de hoje, queremos saber: quais são os carros mais injustiçados do Brasil?
Conte nos comentários com justificativas para aparecer na reportagem de sexta-feira com as melhores respostas. Mas antes, três carros que, na opinião da nossa equipe de jornalismo, são os mais injustiçados do Brasil.
Volkswagen up! – João Brigato / editor
![Volkswagen up! [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2023/09/volkswagen_up_connect_431_edited-750x450.jpg)
Esse é um caso bem pessoal porque já tive um up!, mas o subcompacto é um dos carros mais injustiçados do Brasil. Tecnicamente ele era muito superior ao Gol em tudo. Mas só o fato de ser menor e ter acabamento com partes de metal expostas, fazia muita gente pensar o contrário. Só teve o devido valor quando saiu de linha, com os preços disparando.
Nissan Versa – Leo Alves / repórter
![Nissan Versa [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2023/09/nissan_versa_3_edited-750x450.jpg)
Ainda que seja um dos carros mais espaçosos à venda no Brasil, além de muito mais bonito que a maioria dos rivais, o Nissan Versa apanha até para o Toyota Yaris. É difícil de entender como um sedã tão bem posicionado no mercado não consegue ir para a frente como deveria e merecia.
Renault Megane – Felipe Yamauchi / repórter
![Renault Megane [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2023/09/renault_megane_sedan_13_edited-750x450.jpg)
Ainda que agora tenha se transformado em um SUV elétrico, o Renault Megane de segunda geração deveria ter tido muito mais atenção do que recebeu. Na época de seu lançamento, tinha acabamento melhor que os rivais e uma dirigibilidade invejável, além de um belo design. Mas sempre vendeu aquém do que deveria.
E para você? Qual o carro ou quais os carros mais injustiçados vendidos no Brasil? Conte nos comentários.
>>Megane E-Tech é o Renault certo no mercado errado | Impressões
>>Luva de Pedreiro tem carros de luxo da Toyota, BMW e Porsche

![BMW R 18 One Eight C [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/02/P90535454_highRes_bmw-motorrad-present-1320x791.jpg)
Fiat bravo
Tenho 2 na lista:
Renault Megane, tive um Dynamique 2.0 16v Automático 2007, era simplesmente uma nave, nunca me deu problema, só realizei as manutenções programadas. 0 problema.
Marea: Carro muito à frente do seu tempo, mais nave que muito carro atual. Sou tão fã que, atualmente, tenho a felicidade de preservar 3: Brava HGT 1.8 16v 2000, Marea Weekend HLX 2.4 20v Automático 2003 e Marea HLX 2.4 20v Automático 2005, completamente originais.
O Marea foi um dos veículos mais injustiçados porque muitos proprietários não faziam as revisões corretamente e não usavam o óleo correto. Tive duas Marea Weekend (uma ELX 2.0 98/99 e uma HLX 2.4 manual 01/02). A ELX 2.0 eu comprei usada com 48000 km e tive que mandar limpar a borra de óleo no cabeçote e no cárter pois o proprietário anterior usava o óleo errado (mineral comum). Depois que fiz essa limpeza e coloquei o óleo correto nunca tive problemas de motor com ela. Só manutenção normal.
Não necessariamente o proprietário… O manual recomendava a troca de óleo com 20.000km! Vamos salientar que, para os padrões da época, o Marea ostentava um conjunto moderníssimo! A rede de autorizadas FIAT não tinham ferramental e nem profissionais com mão de obra adequada. Para a contabilização correta, fizeram do Marea um ícone bomba assim como os Alfa Romeo na época! Conseguiram matar um carro e uma marca!
Renault Fluence 2.0, o carro de Mecânica japonesa super confortável e confiável.
Focus sedan 1.6 zetec. A única falha foi do marketing da Ford.
Fiat bravo
Falar que Megane foi injustiçado é sacanagem. Esse carro é uma bomba sobre rodas, 10x pior que Marea. Tive o sedan 1.6 ano 2011. Em 1,5 anos gastei quase o preço do carro em manutenções, débitos defeitos e problemas crônicos. Arruma problema hoje, daqui 2 meses volta de novo, é “inconsertável”. E péssimo de comércio, ninguém quer comprar essa bomba que faz jus a fama que tem. Eu literalmente paguei para conseguir vender, esse carro me deu um prejuízo estratosférico.
Por melhores que esses carros da matéria eram, ou os dos comentários, os problemas da maioria são muito parecidos. As marcas não sabiam vendelos, ou não faziam propaganda, dirigidos a públicos errados e o clássico: já eram lançados muito caro.
O GM Chevrolet Trailblazer é muito injustiçado, o seu rival Toyota SW4 vende muito mais, se for comparar fico com o GM.
Já tive um Logan, duas Duster e três captur, agora estou com uma Orochi, nunca me deixaram na mão, os carros da Renault além de serem muito confiável, também são confortáveis e espaçosos.
A falta de peças e o pós-venda foram os principais responsáveis para nunca mais eu querer um Nissan na garagem. A Toyota está anos-luz à frente mesmo ambas serem japonesas.
Chevrolet cobalt……Embora o modelo com propulsor de 1.4 de cilindrada o desempenho do mesmo é satisfatório e muito bom consumo de combustível