Home » Destaque » Cinco carros legais vendidos na China que não temos no Brasil

Curiosidades

Cinco carros legais vendidos na China que não temos no Brasil

Entre os carros destaques dessa lista está um trio muito desejado pelos brasileiros: Ford Escort, VW Santana e Chevrolet Monza

4 min de leitura

Maior mercado automotivo do mundo, a China tem diversos carros construídos exclusivamente para o país. Desde variantes de modelos internacionais, até clássicos brasileiros ressuscitados (como Ford Escort, Volkswagen Santana e Chevrolet Monza).

Mas será que a China produz carros verdadeiramente legais que deixam nós brasileiros com inveja? Confira essa lista com cinco modelos interessantes feios por lá e que bem que poderiam ser vendidos no nosso país.

Ford Escort

Se a Ford traz da China o Territory, bem que poderia também importar o Escort, não? Com base da segunda geração do Focus, ele nasceu para preencher a lacuna entre o sedã médio e o New Fiesta Sedan. Contudo, hoje ele é o sedã de entrada da marca por lá. Tem acabamento sofisticado, com direito a painel digital integrado com a central multimídia.

Ford Escort 2022 [divulgação]
Ford Escort 2022 [divulgação]
O motor é um 1.5 quatro cilindros turbo de 122 cv com câmbio automático de seis marchas. Na China, o Escort é vendido nas versões Gold de 90.800 yuan (R$ 71.417), Platinum de 97.800 yuan (R$ 76.922), Diamond de 103.800 yuan (R$ 81.642) e Glory de 116.800 yuan (R$ 91.866).

Volkswagen Santana

Ainda que o Volkswagen Santana já esteja um tanto quanto antiquado na China, o nome já é algo suficiente para provocar boas memórias ao brasileiro antes dos carros. Construído sobre a mesma plataforma do Voyage, ele tem tamanho intermediário entre o sedã do Gol e do Virtus. Chegou a ser cogitado para o Brasil, mas o projeto não vingou.

Volkswagen Santana 2021 [divulgação]
Volkswagen Santana 2021 [divulgação]
Ele traz motor 1.5 aspirado em opções com transmissão manual ou automática. O preço varia entre 86.900 yuan (R$ 65.514) e 100.080 yuan (R$ 78.906). Além do Santana sedã, a Volks ainda conta com o hatch Grand Santana e o aventureiro Cross Santana, baseado na carroceria dois volumes.

Chevrolet Monza

O emblemático sedã, que já foi o carro mais vendido do Brasil, está vivo na China. O Chevrolet Monza substituiu o Cruze por lá e foi o primeiro da nova leva de modelos da GM no país. O desenho é evidentemente inspirado no Onix Plus, incluindo a grade frontal gigantesca e as lanternas traseiras com um pequeno recorte na parte inferior.

Chevrolet Monza (divulgação)

Na China ele é vendido com motor 1.0 três cilindros turbo de 125 cv ou 1.4 três cilindros turbo de 163 cv, ambos acoplados a uma transmissão automática de seis marchas. São oferecidas as versões 320T e Redline por 89.900 yuan (R$ 70.879) e RS de 117.900 yuan (R$ 92.732).

Chery Tiggo 8 2.0

Mais recente novidade entre os carros da Chery lá na China, o Tiggo 8 com motor 2.0 turbo seria a cartada final do modelo sobre o Tiguan R-Line. Atualmente o modelo da CAOA Chery e o Volkswagen disputam o título de SUV médio de 7 lugares mais vendido do Brasil. O chinês tem se dado melhor, mas o alemão tem mais potência como vantagem.

CAOA Chery Tiggo 8
CAOA Chery Tiggo 8 [divulgação]
A nova variante, recentemente introduzida na China, entrega 254 cv e 39,8 kgfm de torque. Comparando ao Tiguan, o Volks tem 220 cv e 35,7 kgfm de torque. O Tiggo 8 ainda traz transmissão automática de sete marchas que ajuda a empurrar o SUV aos 100 km/h em 7,5 segundos (6,8 no Tiguan). Já o consumo fica em 14,3 km/l na média cidade e estrada.

Toyota Levin Hybrid

Antes mesmo da atual geração do Toyota Corolla oferecer uma versão híbrida, lá na China ele há havia se eletrificado. Vendido como Corolla e como Levin, o modelo traz até hoje uma versão híbrida do tipo plug-in, mais eficiente que o Hybrid oferecido no Brasil.

Toyota Levin PHEV [divulgação]
Toyota Levin PHEV [divulgação]
Debaixo do capô ele conta com motor 1.8 quatro cilindros aspirado de 99 cv associado a um elétrico 71 cv. Segundo a Toyota, o modelo é capaz de rodar até 55 km somente na energia elétrica. E por que escolhemos o Levin PHEV e não o Corolla PHEV? Porque seu estilo mais esportivo é completamente diferente do Toyota vendido no Brasil.

>>CAOA Chery Tiggo 3X vs. VW Nivus: quem oferece mais por menos?

>>Ford pode se juntar à Citroën para não desistir de outros países

>>Toyota Corolla Cross é Corolla de verdade, mas tem poréns | Avaliação

YouTube video

Você também poderá gostar