Ao vivo
Home » Curiosidades » Como é o BMW X5, primeiro SUV PHEV feito no Brasil e na América do Sul?

Curiosidades

Ele é feito na região Sul do país!

Como é o BMW X5, primeiro SUV PHEV feito no Brasil e na América do Sul?

Aperte os cintos e prepare-se para conhecer os detalhes do BMW X5, primeiro SUV PHEV feito no Brasil e na América do Sul

5 min de leitura

Em uma visita especial à fábrica da BMW, localizada em Araquari, SC, o Auto+ viu de perto como os modelos da marca bávara são fabricados. E um deles é o SUV X5, o primeiro carro híbrido plug-in fabricado no Brasil e também na América do Sul. Dada sua importância para o mercado brasileiro, vamos conhecê-lo em detalhes nessa matéria especial.

Vamos te contar informações sobre motorização, desempenho, tamanho e itens de série. Assim, caso você tenha grana no bolso e infraestrutura de carregamento, poderá fazer um test-drive do modelo com diversos pontos primordiais.

Atraente

O BMW X5 PHEV é montado a partir da plataforma CLAR e se enquadra na categoria de SUVs grandes. Ele conta com 4,93 m de comprimento, 2 m de largura, 1,75 m de altura e 2,97 m de entre-eixos. Visualmente, ele atrai olhares por meio da imponência e linhas sofisticadas. Inclusive, seu desenho prioriza ar mais reto.

Na dianteira, os chamarizes são os iluminadores de LED amplos, capô grande com vincos centrais e a grade de duplo rim da marca com acabamento cromado fosco e tamanho grande. O para-choque é robusto e tanto nas laterais quanto na parte central estão as entradas de ar escurecidas.

dianteira do BMW X5 xDrive 50e M Sport cinza
BMW X5 xDrive 50e M Sport [Auto+/ Felipe Yamauchi]

O para-brisa é levemente inclinado e permite ampla área de visualização. Dos lados, a linha de cintura alta, as janelas grandes e os emblemas M, da divisão esportiva da BMW, se destacam. As rodas esportivas de 21 polegadas são de liga leve e pintadas em dois tons. As pinças de freio são azuladas. Na traseira, o SUV premium conta com desenho encorpado tanto na tampa do porta-malas quanto no para-choque.

Spoiler integrado ao teto, lanternas escurecidas com desenho de “Y” e saídas de escapamento proeminentes e cromadas complementam o conjunto. Já que se trata de um modelo familiar, seu bagageiro acomoda 500 litros. A tampa comum abre e a parte inferior também. Assim, fica mais fácil guardar a carga e o acionamento das duas partes é eletrônico.

Apimentado

De olho na eletrificação, o BMW X5 traz o sistema híbrido plug-in. Ou seja, ele combina o propulsor 3.0 de seis cilindros em linha turbo a gasolina de 313 cv e 45,9 kgfm de torque com um sistema elétrico que pode ser carregado na tomada. Neste caso, o motor elétrico entrega 197 cv e 28,5 kgfm. Juntos, eles rendem 489 cv e 71,4 kgfm.

A bateria tem 25,7 kWh de capacidade e pode ser carregada em tomadas de corrente alternada de até 22 kW. A autonomia elétrica pelo Inmetro é de 79 km e a velocidade máxima sem poluir o meio ambiente é de 140 km/h. O câmbio é automático de oito marchas e a tração é integral.

motor do BMW X5 xDrive 50e M Sport
motor do BMW X5 xDrive 50e M Sport [Auto+/ Felipe Yamauchi]

De acordo com a fabricante, o X5 PHEV tem 250 km/h de velocidade máxima e precisa de apenas 4,8 segundos para chegar aos 100 km/h. Seu coeficiente aerodinâmico é de 0,33. O consumo na cidade é de 9,2 km/l e na estrada sobe para 9,9 km/l. O peso é de 2.435 kg, o tanque de combustível comporta 69 litros e a capacidade de reboque sem freio é de 750 kg. Já com freio, ele leva até 2.700 kg.

Sala de estar

Se externamente, o BMW X5 PHEV se destaca pela imponência, no interior ele mostra o que é ser carro de gente rica. Ao abrir as portas, você se depara com acabamento macio ao toque e em dois tons em toda a cabine. Os bancos são revestidos de couro artificial e os dianteiros possuem ajustes elétricos e uma almofadinha para acomodar melhor as pernas.

O volante é multifuncional e revestido de couro. Atrás dele, estão as telas de painel de instrumentos integrado com a central multimídia. Ambas possuem mais de 10 polegadas, têm boa resolução, são fáceis de ler e interagir. A multimídia serve tanto para entreter os ocupantes quanto apresentar comandos técnicos como a ativação de itens ADAS.

Iluminação ambiente e superfícies em black piano saltam aos olhos. E de olho em quem reclama de mexer na multimídia para acessar os comandos do ar-condicionado, a marca criou uma solução. A parte inferior da tela traz sempre os comandos do ar refrigerado. Aliás, ele é de duas zonas e tem saída para os bancos traseiros.

Por lá, os três ocupantes desfrutam de amplo espaço interno, túnel central plano, teto solar e até uma cortininha nas janelas. Assim, podem tanto cochilar quanto fugir dos fotógrafos com facilidade.

Preços e mais detalhes

O BMW X5 xDrive50e X-Line é oferecido nas concessionárias da marca por R$ 786.950. Mas, pode superar os R$ 838 mil se estiver equipado com o kit M Sport. Esta última conta com apliques e pegada mais esportiva, só que o conjunto mecânico não muda.

BMW X5 xDrive 50e M Sport cinza visto lateralmente
BMW X5 xDrive 50e M Sport [Auto+/ Felipe Yamauchi]

Você teria o primeiro SUV PHEV feito no Brasil na sua garagem? Conte nos comentários


YouTube video

Deixe um comentário

Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

Você também poderá gostar