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Viveu pouco

Como era o SUV da CAOA Chery que durou um ano no Brasil e seria rival do Volkswagen Tera hoje?

Apertem os cintos e preparem-se para conhecer um pouco da história do CAOA Chery Tiggo 3X, SUV acessível que viveu só um ano no Brasil

4 min de leitura

O segmento de SUVs acessíveis está em alta nos últimos tempos. A Volkswagen lançou este ano o Tera, a Renault tem o Kardian e a Fiat vende o Pulse como água no deserto. Além disso, a Hyundai e a Chevrolet já possuem projetos em andamento para esta categoria. A CAOA Chery chegou a ter um SUV deste porte, o Tiggo 3X. Mas, ele não viveu quase nada no mercado. Conheça agora um pouco da sua história.

Ele foi revelado em meados de 2021 e era posicionado acima do Tiggo 2 e abaixo do Tiggo 5X. Ele foi reconhecido até pela própria marca como uma evolução do Tiggo 2, mas com visual e proposta bem diferente. Aliás, ele tinha em seu estilo um de seus chamarizes. Na dianteira, o SUV acessível chinês já trazia a grade que os brasileiros conhecem hoje em modelos mais caros como o Tiggo 8 Pro.

Iluminação dividida em duas partes, apliques da carroceria escurecidos, capô elevado faziam parte do seu estilo. Porém, sua lateral e traseira remetiam logo ao modelo posicionado abaixo dele e que ajudou a fabricante a se consolidar. Ao menos, o CAOA Chery Tiggo 3X contava com linhas atuais na parte de trás. As lanternas eram pequenas e havia uma barra escurecida que as interligava. Suas rodas eram de liga leve de 16 polegadas e com acabamento diamantado.

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CAOA Chery Tiggo 3X [divulgação]

Queria briga com gente grande

Para se destacar perante rivais como Volkswagen Nivus, Hyundai Creta, Nissan Kicks e companhia, o Tiggo 3X vinha bem equipado desde a versão mais básica. Central multimídia, direção elétrica, piloto automático e mais equipamentos vinham com ele. Um dos destaques da versão mais cara, a Pro, era já ter bancos de couro. Assim, ele entregava diversos itens por pouco mais de R$ 100 mil, o que era bem convidativo para a época.

Sob o capô, o antigo SUV acessível da CAOA Chery vinha com um conjunto inédito. Inclusive, este era outro chamariz da sua propaganda. Ele trazia o motor 1.0 turbo flex, algo que a montadora chinesa nunca tinha usado até então. Ele rendia 102 cv e 17,1 kgfm de torque. Além disso, o câmbio era automático do tipo CVT com nove marchas simuladas.

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CAOA Chery Tiggo 3X [divulgação]

O foco não era uma tocada mais esportiva e sim priorizar um consumo de combustível atrativo. Segundo a fabricante, a velocidade máxima do Tiggo 3X era de 172 km/h e ele precisava de longos 14,2 segundos para chegar aos 100 km/h. Sobre consumo, suas médias eram de 7,8 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada com etanol ou 11,2 km/l e 12,2 km/l, respectivamente com gasolina.

Mais rápido que foguete

Apesar de não ter vocação de esportivo, o Tiggo 3X foi bastante rápido. Isso no quesito duração. Anunciado em meados de 2021, ele não viveu por muitos anos no Brasil. O SUV acessível chinês era montado na planta de Jacareí, no interior de São Paulo. Praticamente um ano após ser anunciado como lançamento, a CAOA Chery revelou que pararia a produção do modelo.

O motivo é que a instalação passaria por mudanças profundas em sua linha de montagem. As modificações viriam com o intuito de fabricar apenas modelos eletrificados em solo nacional. Na época, os executivos afirmaram que a instalação seria responsável por produzir carros híbridos (de qualquer nível) e até elétricos. Porém, a planta segue fechada e não produz nenhum veículo desde então.

Quem rivalizaria com ele?

Posicionado entre os modelos mais acessíveis da CAOA Chery naquele período, o Tiggo 3X hoje brigaria com outros veículos. Quando chegou, ele era vendido com preços entre R$ 100.990 e R$ 105.990. Ou seja, brigaria com rivais, mas a maioria dos seus oponentes seriam hatches compactos em versões intermediárias.

Ele poderia dar dor de cabeça para Volkswagen Polo ou Peugeot 208, por exemplo. Já com os SUVs subcompactos, poderia tirar a paz do Citroën Basalt, Volkswagen Tera, Fiat Pulse e Renault Kardian. Todos eles possuem valores próximos e proposta bastante parecida. De acordo com a Tabela Fipe, um Tiggo 3X Plus (mais barato) do ano de 2022 pode ser encontrado por preços a partir de R$ 75.543, sendo bastante atrativo pelo conjunto oferecido.

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Você já andou em um CAOA Chery Tiggo 3X? Acha que ele vale a pena apesar de ter vivido tão pouco tempo no Brasil? Conte nos comentários


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13 comentários em “Como era o SUV da CAOA Chery que durou um ano no Brasil e seria rival do Volkswagen Tera hoje?”

  1. Leonardo

    Pensa no desgosto de quem comprou ao ver seu veículo sair de linha menos de um ano após ser lançado….falta de respeito e risco de comprar essas tranqueiras chinesas….apesar que outros fazem assim também….Indiana mahindra foi embora e tantos outros sumiram…Fiat a cada pouco muda seus modelos, tirando de linha versões ou modelos ou fazendo modificações….

    • Dimithri Vargas

      A Mahindra ainda durou bastante tempo no Brasil, inclusive com fabricação nacional, mas os preços eram pouco convidativos, o design era arcaico e sequer ofertava câmbio automático.

    • ricardo fariaS

      Eu não comprei na época pq achei um pouco caro. Comprei um 5x. Mas acho q hj ele seria sucesso, com um preço atraente. Continuo achando um lindo carro e a marca já provou que é confiável. Comprei um tiggo7 para minha esposa, um carro ótimo. Prá mim o mais lindo da categoria.

  2. Rogério A. Valente

    Estaria bem no mercado se a Caoa Chery tivesse continuado o modelo.

    • Dimithri Vargas

      Provavelmente não, pois o erro foi terem investido no velho motor 1.0 TDI da marca, o mesmo 1.0 aspirado produzido no Brasil que outrora tinha equipado o QQ, com um sistema turbo deficiente. A performance ficou aquém do esperado e o consumo elevado, especialmente pelo fato da plataforma do Tiggo 3X ser muito arcaica e pesada, derivada do hatch Chery Celer. Se a engenharia brasileira da CAOA tivesse investido melhor no modelo, buscando simplificar e reduzir o peso da plataforma, e tivesse optado pelo 1.0 TGDI ou mesmo pelo 1.5 TDI que equipa o Tiggo 5X e o Tiggo 7 Sport, o resultado teria sido outro. Ainda sim penso que fizeram o certo ao descontinuar o modelo, pois ele literalmente tirava clientes do Tiggo 5X, que com uma sutil simplificação, ganhou a versão Sport, o que melhorou suas vendas, sendo um carro bem mais acertado que o Tiggo 3X.

  3. Erasmo

    Minha esposa tem um Tiggo 2 automático motor 1.5 aspirado, bom carro, fiz com ele de Porto Alegre a Florianópolis com velocidade média entre 90 e 100 13,5 km/l

  4. Evandro Jozias Parra

    Eu tenho uma Tiggo 3 pro 22/23 e estou muito satisfeito com o carro….painel totalmente digital e lindo…multimídia..rodas liga leve, bancos de couro…dirigibilidade sensacional….por enquanto não a troco por nada

  5. Fabio Roberto

    A conclusão é óbvia… não compre lançamentos mirabolantes que prometem muitas vantagens….

    • ANTONIO CARLOS MAGALHAES SANTANA

      O que importa na verdade é a funcionalidade do veículo e durabilidade do conjunto. Carro pode ser comparado a ítens da moda. Vc paga um preço muito elevado por causa da marca, ostentação e tudo mais. Mas fazendo uma boa economia você compra o similar com os mesmos atributos. Tenho um Tiggo 3x pro, já Rodei o país de norte a sul e leste a oeste, com ele subi a Serra do Rio do Rastro tranquilo. Nunca me deu dor de cabeça em mais de três anos de uso.

    • Dimithri Vargas

      Se essa premissa fosse válida, ninguém compraria carro no Brasil.

  6. Angélica

    Tenho Tiggo 3x pro 2022 e não tenho o que reclamar. Carro responde bem na estrada e cidade, com consumo regular a categoria.

  7. ricardO fariaS

    Estou satisfeito contiggo!

  8. Júlio

    Eu tenho um Tiggo 3x pro, e até o presente momento, o auto responde as expectativas. Entendo, que o mesmo poderia ter sido continuado, pois tem mercado para ele.
    Entendo, que a descontinuaçao, foi uma grande falta de respeito da Caoa Cherry com os consumidores.

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Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

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