Home » Curiosidades » Como estão hoje carros de sucesso que saíram de linha no Brasil?

Curiosidades

Como estão hoje carros de sucesso que saíram de linha no Brasil?

Esses carros foram marcantes no mercado brasileiro, mas acabaram sendo descontinuados por aqui, embora sobrevivam no exterior

3 min de leitura

Alguns carros fizeram muito sucesso no Brasil e são queridos por fãs até hoje. Porém, por questões mercadológicas ou por estratégia das empresas, esses modelos acabaram se afastando do mercado brasileiro, mas seguiram a vida no exterior. Confira a seguir como é o visual atual de alguns carros de sucesso.

Opel Astra 

carros
Opel Astra [divulgação]

Antes mesmo de surgir a Stellantis, a Opel já tinha deixado o grupo Chevrolet e se tornou uma marca do então grupo PSA, que envolvia Peugeot e Citroën. Por isso, seria impossível o Astra voltar ao Brasil como Chevrolet, já que atualmente a Opel não tem mais nenhum vínculo com os americanos. E, por conta disso, a geração atual do Astra é derivada do Peugeot 308, assim como acontece com Corsa e 208.

Hyundai i30

Hyundai i30 [divulgação]
Hyundai i30 [divulgação]

O i30 foi um dos carros que fez parte da era de ouro da Hyundai/CAOA no Brasil. Depois de chegar de maneira discreta, o modelo cativou o público pelo seu preço bom, design e um pacote de equipamentos bastante competitivo. Atualmente, a geração mais recente do i30 está em linha desde 2017 no exterior, tendo sido reestilizada em 2021. Portanto, ela está próxima do seu fim de vida, já que está em linha há muito tempo.

Renault Scénic 

Renault Scénic [divulgação]
Renault Scénic [divulgação]

A Scénic foi o primeiro modelo feito pela Renault no Brasil, inaugurando a fábrica que produz todos os carros nacionais da marca. No entanto, ela foi descontinuada em 2010 por aqui, estando ainda na primeira geração. Nessa época, a terceira geração já tinha sido lançada na Europa, e o modelo seguiu a vida. Atualmente, o Scénic está na quinta geração, mas se tornou um SUV. Por isso, a troca de artigo na hora de me referir ao modelo atual.

Ford Fusion

Ford Fusion/Mondeo [divulgação]
Ford Fusion/Mondeo [divulgação]

O Fusion fez bastante sucesso em sua primeira geração, tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil. Sua última geração foi vendida também na Europa, mas lá como Mondeo. Porém, quando a Ford decidiu focar em SUVs e picapes, o Fusion acabou saindo de linha. Só que em 2022 ele renasceu na China, com uma nova geração exclusiva e chamado de Mondeo.

Fiat Tipo

Fiat Tipo [divulgação]
Fiat Tipo [divulgação]

A Fiat não costuma lançar novas gerações para seus carros. Claro, existem exceções, principalmente no Brasil, mas o habitual é trocar os modelos por outros, com nomes novos. O Tipo viveu isso, sendo substituído pelo Brava/Bravo. Só que em 2015, a Fiat trouxe o modelo de volta, mas inicialmente como sedã. Depois, o hatch e a perua também foram lançados. Ou seja, hoje o Tipo tem uma família completa.

Qual desses carros você gostaria que voltasse para o Brasil? Deixe nos comentários a sua opinião.


>> 5 caminhonetes que ganharam versões inspiradas no agro

>> 5 carros eternizados por Ayrton Senna

>> 5 carros mais influentes da história do Brasil


YouTube video

10 comentários em “Como estão hoje carros de sucesso que saíram de linha no Brasil?”

  1. Rodrigo

    Família Tipo Completa: Hatch Médio, Sedan e SW.

    #SaveTheHatchesMedios
    #SaveTheSedansMedios
    #SaveTheWagons

  2. rjunior7

    saudades dos hatches médios 😭😭 quando o cruze se for só existirá premiums😭😭

  3. Rogerio Valente

    Tem o VW Nivus como hatch médio.
    Acredito ser o único no Brasil hoje.
    Ainda não vi o Kardian pessoalmente mas quem sabe pode ser considerado um hatch médio também…

    Nivus, Pulse, Kardian (?) não são SUVs.
    Mas não estão preparados para essa discussão… rsrsrs

    • rjunior7

      de hatches médios
      Tem também o Cruze sport6 RS(acredito ser o único de marcas tradicionais ainda a venda)

      Premium
      Audi A3
      A200 Mercedes
      Bmw Serie 1

      Eletricos acho que o nissan leaf
      e o byd dolphin

      uma pena que acabou

  4. Rogerio Valente

    Só tem carro show nessa lista.
    Tirando o Scénic, que se transformou em um grande crossover, não tem (Graças a Deus) nenhum SUV modinha que o mercado adora…

    Se alguma montadora dessas aí lançar o modelo no BR e afirmar que é um SUV vai vender.

    Saudades dos carros de verdade…

  5. Ronaldo Cardeal

    Cara, Nivus não é hatch médio. Tem as mesmas dimensões internas de um Polo, que é hatch compacto. Nem o city hatch é hatch médio, que tem o maior espaço pra pernas da categoria. Compare a largura e o entre-eixos de um Cruze hatch com Polo, Nivus e City hatch pra vc ver a diferença.

    • Rogerio Valente

      Por esse prisma eu concordo com você Ronaldo.
      Analisando essas medidas ele se torna um hatch compacto.
      Eu até fui “bonzinho” por causa da capacidade do porta-malas que considero boa.
      Mas ele é um hatch compacto sim.

  6. Rogerio Valente

    O Fiat Tipo e o Opel Astra estão sensacionais.
    Qualquer um tem vaga na minha garagem.

    Até o Hyundai i30 teria vaga mesmo já sendo uma versão com mais tempo de mercado.

    O Scénic, por ser um crossover grande, seria classificado como SUV por aqui. Então, inicialmente, eu não o cogitaria.

    Torço para que a ondinha dos SUVs passe e o mercado volte a gostar de carros de verdade.

  7. Hilario Bairle Junior

    Eu gostaria que voltasse o Hyundai i30 e o Fiat Tipo, porque modelos que fizeram sucesso no passado como Ford Fusion/Mondeo e Opel (antigo Chevrolet) Astra provavelmente não voltariam por motivos estratégicos das duas marcas. Já o Renault Scénic também poderia voltar por causa do nome que fez história na era francesa da marca antes dos carros virarem Dacia.

  8. Pablo

    O novo scenic só seria chamado de SUV no Brasil, por que virou modinha chamar um carro altinho com estrutura monobloco de SUV, mesmo que ousam chamar um crossover de SUV no Brasil, ele vai continuar sendo um crossover, SUV mesmo é montado sob chassi e possui tração 4×4, que nem o Sw4, o Pajero Sport, o Trailblazer, o Land Cruiser Prado e o Pajero Full.
    Os crossover só são a nova moda por serem altinhos, e por serem altinhos o povo fica comprando para se amostrar achando que está em uma SUV mesmo, por que no Brasil a maioria só que carro para ostentar, são poucos os que tem um carro como um bem de consumo, onde procuram um veiculo que vá atender as suas necessidades.
    Eu assim como você, também torço e muito, para que essa modinha desses SUV de shopping passe, e que as pessoas caiam em consciência, e possam adquirir um veiculo que possa atender as suas necessidades, no meu caso gostaria das volta do retorno das minivans ao Brasil, para se ter uma só importando dos Estados Unidos através de uma importadora, por conta das pessoas lá terem um veicull como um bem de consumo e procuram o que vai atender as suas necessidades, e pra importar custa caro, o que faz com que a maioria não possa ter acesso, restando então o mercado de usados que tem opções boas.

Os comentários estão encerrado.