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Liga e desliga

Como foi dirigir o primeiro carro popular do Brasil com Start-Stop

O Fiat Uno Evolution foi o primeiro popular brasileiro a oferecer o sistema Start-Stop. Mas como era conviver com esse pioneiro?

4 min de leitura

Quando o assunto é Start-Stop, a polêmica está no ar. Há motoristas que gostam, enquanto outros acham desnecessário. Esse sistema é responsável por desligar o motor durante breves paradas, como nos semáforos, e o religa automaticamente ao tirar o pé do pedal de freio (nos modelos automáticos) ou acionar a embreagem (nos manuais). O objetivo é ajudar na redução do consumo de combustível e na emissão de poluentes.

É aí que a polêmica se esconde. O movimento de ligar e desligar o motor causa desconforto em uma parcela dos motoristas, enquanto outros não percebem diferença significativa no consumo de combustível no dia a dia. O primeiro carro com Start-Stop foi o Fiat Regata ES, lançado em 1983. No Brasil, o pioneiro foi o Fiat Uno Evolution, lançado em 2014 como linha 2015, na primeira atualização da segunda geração do compacto.

Fiat Uno Evolution bronze de frente andando na cidade. Foi um dos carros mais negociados no mercado de carros usados
Fiat Uno Evolution (Foto: Divulgação)

O sistema Start-Stop

Há mais de dez anos, o Start-Stop era um equipamento restrito a segmentos superiores e mais caros. O sistema do Fiat Uno Evolution, desenvolvido pela Bosch, proporcionava uma economia de combustível de até 20%, dependendo das condições de uso.

Sob o capô, o Uno Evolution trazia o motor 1.4 8V Fire de quatro cilindros, naturalmente aspirado, com 88 cv e 12,5 kgfm (etanol). Já o câmbio é manual de cinco marchas e a tração no eixo dianteiro. Um conjunto, que permitia ir de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos e cravar 172 km/h de velocidade máxima.

Entre os itens de série e opcionais, inclui direção assistida hidraulicamente, duplo airbag para os ocupantes dianteiros, rodas de liga leve, luzes de neblina, volante multifuncional, sistema de som com conexão Bluetooth e retrovisores ajustáveis eletricamente.

Para ter o Start-Stop alguns aperfeiçoamentos foram realizados, como um motor de partida específico com vida útil de 340.000 ciclos, pneus superverdes com baixa resistência ao rolamento e medidas 175/65 R14, uma bateria de 60 Ah e um alternador de 120 Ah.

Fiat Uno Evolution foi o primeiro carro popular equipado com Start-Stop
Fiat Uno Evolution [Foto: Divulgação]

Ao volante do Fiat Uno Evolution

O Fiat Uno Evolution mantinha as características conhecidas do compacto, com boa força desde baixas rotações, permitindo um desempenho condizente com sua proposta. Com 990 kg, a relação peso-potência é de 11,25 kg/cv.

A atuação do sistema Start-Stop era suave, tanto ao desligar quanto ao religar o motor 1.4, e o sistema podia ser desativado, assim como ocorre nos Jeep Renegade, diferentemente do Pulse e do Fastback T200 Hybrid, que não possui nenhuma tecla para desligar o recurso.

Antes de o motor desligar alguns parâmetros são verificados. Entre eles, portas e capô fechados, bem como a velocidade ter sido superior a 7 km/h por pelo menos dois segundos. Para religar o motor, era necessário pressionar o pedal da embreagem, com a partida ocorrendo em apenas 0,4 segundo.

O câmbio de cinco marchas, com a quinta marcha alongada, oferecia engates justos, superando o padrão do Uno antes do facelift. As suspensões McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira tinham calibração macia, uma característica típica dos carros da marca, o que fazia a carroceria rolar ligeiramente nas curvas.

Cabine Fiat Uno Evolution
Fiat Uno Evolution [Divulgação]

Foi um avanço na época e, atualmente, o compacto custa no mercado de usados na faixa de R$ 40.000.

Caso seja proprietário de um Fiat Uno compartilhe a sua experiência nos comentários!


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Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

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