Os SUVs representam 53,8% das vendas de carros zero-quilômetro no Brasil, segundo a Fenabrave, e 2025 promete aquecer mais esse segmento. Mesmo com o lançamento do Volkswagen Tera no final de maio, diversos lançamentos estão para cá. De opções híbridas a facelifts, conheça os SUVs que estão programados para o Brasil ainda neste ano.
Toyota Yaris Cross

O Toyota Yaris Cross, previsto inicialmente para julho, teve seu lançamento adiado para outubro de 2025 devido à expansão da fábrica em Sorocaba (SP). Será o primeiro SUV compacto híbrido (de verdade) flex do Brasil, equipado com motor 1.5 aspirado e elétrico, com potência combinada de cerca de 113 cv. Com consumo estimado em até 30 km/l, irá competir com Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta e Honda HR-V.
Honda WR-V

Confirmado para o segundo semestre de 2025, o Honda WR-V será produzido em Itirapina (SP). Posicionado entre o City e o HR-V, ele chegará com motor 1.5 flex a combustão – o mesmo City oferecendo 126 cv e 15,8 kgfm. A versão híbrida flex é prevista para 2028, segundo o vice-presidente comercial da Honda, Roberto Akiyama, em entrevista à Autoesporte.
Nissan Kicks

A nova geração do Nissan Kicks, já lançada nos EUA e México, chega ao Brasil no primeiro semestre de 2025, produzida em Resende (RJ). Com base na plataforma CMF-B, o utilitário esportivo assumirá um novo porte, assim como esconderá sob o capô o motor 1.0 (TCe) turbo flex, semelhante ao Renault Kardian, com 125 cv e 22,4 kgfm.
Chevrolet Tracker

O Chevrolet Tracker terá um facelift com destaque para a dianteira redesenhada, com faróis mais afilados e nova grade. Produzido em São Caetano do Sul (SP), ele deve estrear um sistema híbrido leve (micro-híbrido), melhorando a eficiência do motor 1.0 turbo. O interior também deve incluir atualizações para ficar parecido com o Tracker Chinês. Entre os mimos, quadro de instrumentos digital e freio de estacionamento eletrônico.
Chevrolet Wuling Starlight S

Fruto da joint-venture entre Chevrolet e SAIC, o Wuling Starlight S será lançado como o novo Captiva. Este SUV médio elétrico, produzido na China, irá trazer um pacote de baterias de 60 kWh com potência de 204 cv e 31,6 kgfm. A autonomia é de 510 km com uma carga, segundo o otimista padrão chinês.
Chevrolet Spark EUV

Outro lançamento da parceria com a SAIC, o Chevrolet Spark EUV, baseado no Baojun Yep Plus, chegará em 2025 como um SUV compacto elétrico. A bateria é de 41,9 kWh e estão disponíveis 102 cv e 18,2 kgfm. A autonomia é de 400 km (CLTC). O preço estimado do compacto é de R$ 150 mil para mirar nos rivais BYD Dolphin EV e GWM ORA 03 Skin.
Honda HR-V

O Honda HR-V receberá um facelift no segundo semestre de 2025, inspirado na atualização europeia de 2024. Produzido em Itirapina (SP), o SUV terá nova grade, faróis e lanternas, além de uma central multimídia atualizada. A motorização atual 1.5 aspirado de 126 cv e 1.5 turbo de 177 cv será mantida. No entanto, no futuro também é esperado um conjunto híbrido para o SUV.
Ford Territory
![Novo SUV Ford Territory [reprodução]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/05/ford_territory_3-1320x792.jpg)
O Ford Territory, importado da China pela joint-venture com a Jiangling Motors Corporation (JMC), ganhará um facelift em 2025. Com nova grade, faróis e lanternas, o SUV médio terá também um interior renovado, mantendo sua posição contra Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.
Renault Boreal

O Renault Boreal, SUV médio que já roda em testes no Brasil, chega em 2025 para enfrentar Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. O modelo será produzido em São José dos Pinhais (PR) e usará a plataforma RGMP, uma evolução da arquitetura CMF-B. O motor 1.3 turbo de 163 cv e 25,5 kgfm é do Duster, com possível sistema híbrido leve de 48V. O modelo deriva do design inspirado no Dacia Bigster.
Volkswagen Taos

O Volkswagen Taos receberá um facelift em 2025, já apresentado na América do Norte e flagrado em testes no Brasil. Por essa mudança, o Taos também mudará de planta e virá de Puebla, México. O motor segue o 1.4 250 TSI (turbo flex) de 150 cv e 25,5 kgfm, mas com câmbio automático de oito marchas em vez do de seis. A novidade no visual fica na grade, faróis e lanternas redesenhadas, além de pequenos detalhes no interior.
Entre os SUVs listados, qual você colocaria na sua garagem? Conte nos comentários!




Incredible value, highly satisfied.