A empresa alemã Dekra resolveu mostrar na prática como a evolução da indústria automotiva mudou a segurança nas últimas décadas. Para isso, colocou um Volkswagen Golf Mk2, fabricado em 1989, e um Golf Mk8 de 2024 em um crash test frontal de 64 km/h, simulando uma batida entre dois carros a cerca de 55 km/h.
O resultado mostrou que enquanto o Golf antigo praticamente colapsou, oferecendo risco de morte aos ocupantes, o Golf atual manteve a cabine íntegra, com airbags e sistemas de retenção atuando para proteger os passageiros.
Segundo Markus Egelhaaf, especialista em acidentes da Dekra, a diferença evidencia como “os riscos no trânsito foram significativamente reduzidos graças às inovações e sistemas de segurança avançados”. A organização reuniu os resultados em seu relatório de segurança viária de 2025 e mostrou a importância da evolução tecnológica.
Segurança ativa e dirigibilidade

Além do crash test, a comparação incluiu provas de condução no circuito de Lausitzring. Nos testes de frenagem, o Golf VIII mostrou distâncias até 30% menores que o modelo dos anos 1980.
Também foi avaliado a estabilidade em mudanças rápidas de faixa. O Golf II perdeu contato com o solo a 65 km/h, enquanto o Golf VIII manteve total estabilidade até 75 km/h, ajudada por controles eletrônicos como o controle de estabilidade.
Luzes e visibilidade

Outro ponto de comparação foi a iluminação. O Golf II usava faróis halógenos, comuns na época, mas que não chegam perto da eficiência dos LEDs atuais. A oitava geração oferece faróis de LED de série, com luz mais clara e uniforme, que aumenta a visibilidade de pedestres e ciclistas. Lanternas modernas e a obrigatória terceira luz de freio mostram a evolução.
O que você achou do crash test? Esperava mais deformação ou menos? Deixe sua opinião nos comentários!




E as fotos do Golf 24?