Não é incomum ver diversos carros de uma montadora estocados em pátios antes de chegarem às concessionárias. Essa prática faz parte da logística da maioria das fabricantes. Mas um caso nos Estados Unidos vem chamando atenção devido a centenas de Teslas que estão parados há meses no estacionamento de um shopping abandonado no estado do Missouri, nos Estados Unidos, e a fila só cresce.
O local em questão é o antigo shopping Chesterfield Mall, na cidade de Westchester. A Tesla alugou parte desse espaço em 2023 para armazenar os veículos, já que sua concessionária mais próxima a cerca de 5 km dali não tem estrutura para acomodar todos os modelos.
O aluguel tem prazo de 16 meses, dos quais apenas seis se passaram. Ou seja, o local ainda será usado como depósito improvisado por pelo menos mais dez meses.

Imagens mostram dezenas de modelos como o Model Y, Model X e até Cybertrucks em fileiras, cobrindo boa parte do pátio de um antigo Dillard’s, uma das lojas do shopping. A situação viralizou e levantou diversas especulações sobre a real demanda pelos carros da marca. Afinal, o número de carros encostados continua aumentando.
Segundo Tim Lowe, vice-presidente sênior do grupo responsável pelo shopping, ao canal Fox 2, a Tesla transferiu os veículos para esse espaço após o início das obras de demolição do centro comercial.

A prática de estocar veículos em locais alternativos não é nova para a marca de Elon Musk, já que outros episódios parecidos já aconteceram em estados como Flórida e Michigan. Em alguns casos, os carros chegaram a ser vandalizados, e a empresa até enfrentou sanções por desrespeitar normas locais.
Baixas vendas ou estratégia de marketing?
Por mais que seja normal entre montadoras, esse tipo de estocagem de veículos especula diversas dúvidas, entre elas é se a Tesla estaria com dificuldade de vender seus veículos. E sim, os números mostram que a receita da empresa despencou 71% no primeiro trimestre de 2024, e as vendas nos Estados Unidos em abril caíram 16%, bem acima da retração média de 4,4% no mercado de elétricos como um todo.
Acha que a Tesla está vivendo uma crise de demanda ou tudo isso faz parte da estratégia da marca?



