Fui uma criança que cresceu nos anos 2000, o verdadeiro auge dos videogames, especialmente os jogos de carros. Verdadeiros diamantes das corridas virtuais como Need For Speed Underground, Gran Turismo 4, Midnight Club 3 Dub Edition, Forza Motorsport 4, Burnout 3 Takedown e Test Drive Unlimited são dessa época. Mas parece que o brilho se foi.
Não é porque cresci e troquei o controle do video-game por um volante de verdade, até porque sigo fazendo essa troca. Mas os jogos de carros de hoje em dia parecem mais preocupados sobre quem fará a melhor reprodução do botão do vidro elétrico de um Porsche 911 GT3 RS do que a diversão real.
Os jogos de antigamente eram mais acessíveis do ponto de vista de jogabilidade, tinham campanha mais instigante e não tinham medo de ter histórias mais simples e que adicionavam à experiência. E são vários exemplos de jogos de carros que não são mais assim hoje em dia.
A decadência de Need For Speed

Lembro que era animador ver um novo Need For Speed por ano. Uma franquia que se aperfeiçoava a cada nova entrada. Os dois primeiros Undergrounds, Most Wanter e Carbon são, até hoje, o quarteto de ouro da franquia. Eram jogos com poucos carros, muita personalização, vários tipos de corridas e jogabilidade fácil.
Hoje em dia, tente fazer uma curva em Need For Speed Heat ou Unbound. O carro vai sair de traseira fritando pneu por conta do sistema de curva de drift – que é horrível por sinal. Não há mais a sensação de progressão no game porque ele te da a impressão de que tudo pode ser feito o tempo todo e há poucas variações de corrida em uma cidade desnecessariamente enorme.

Esse é outro efeito também dos games atuais, que visam fazer mapas gigantes lotados de coisas para serem feitas. Não há mais cidades emblemáticas com ruas e avenidas que um jogador mais longevo é capaz de decorar. Talvez só em GTA 5 porque é um jogo que as pessoas seguem jogando há mais de 10 anos.
Guerra de iguais
Outro elemento maravilhoso dos jogos de carros dos anos 2000 era a briga particular entre Gran Turismo e Forza Motorsport. O game de PlayStation sempre se deu melhor, com uma progressão de carreira mais estruturada e mais carros, mas o rival do Xbox era mais divertido, linear e possuía veículos exclusivos.
![Forza Motorsport [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/08/Forza-Motorsport-3_edited-1200x720.jpg)
Enquanto a última edição de Gran Turismo parece ter colocado tudo nos eixos depois do fiasco que foi o Sport, o rebot de Forza Motorsport é sem graça, sem alma e parece ter sido feito apenas de maneira protocolar para intercalar com o sucesso estrondoso que é Forza Horizon. Aliás, Horizon é o único jogo de carros atual que ainda é divertido.
Há de aplaudir, no entanto, o esforço de Sony e Microsoft em abraçar todas as culturas automotivas. Seja colocando um Peugeot 2008 no Gran Turismo 7 o um Wuling Hongguang Mini EV em Forza Horizon 5.

Abandono da diversão
Outro elemento que faz falta são os jogos de carros mais simples. Burnout era diversão pura, podendo correr pelas ruas destruíndo diversos carros sem o menor remorso e ainda ganhando pontos e dinheiro por explodir tudo em um cruzamento. Hoje em dia a franquia está enterrada em favor de reunir forças para Need For Speed.
Outra franquia que faz falta é Midnight Club, que mostrou ao mundo que NFS Underground não era o único jogo de carros tunados que poderia ser divertido e completo. Até mesmo um jogo pouco conhecido como Blur mostrou que misturar Mario Kart com carros reais poderia ser divertidíssimo, mas foi esquecido.
![Burnout Takedown [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/09/ps2_burnout3takedown_widelg_edited.jpg)
Honestamente, sinto falta dos jogos mais simples, que se preocupavam com a diversão e estruturam bem suas carreiras off-line. Hoje em dia a preocupação é como ter uma longevidade online e se preocupar com gráficos absurdos da rebimboca da parafuseta que absolutamente ninguém vai se importar na hora que estiver pilotando. Uma pena.
Qual seu jogo de carro preferido? Conte nos comentários.

![Need For Speed Underground 2 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/09/Need-for-Speed-Underground-2-1_edited-1200x720.jpg)

Fazem falta mais jogos como Demolition Derby, Flat Out e a franquia Test Drive que eram absolutamente divertidos de jogar. Gosto muito da franquia Gran Turismo até o 4. Depois disso não joguei mais.
Cara, não é só os games de corrida não. O maior problema são os GAAS (jogos como serviço). Essa imundice viciou as produtoras e distribuidoras. Eles rendem lucro quando você compra o jogo, e continua rendendo porque ele continua vendendo vários itens necessários para tornar a experiência mais completa. No próprio exemplo dos jogos de automóveis, nunca mais vamos ver desbloqueio de novos carros, de pistas, de preparação, de modos simplesmente jogando. E tentar descobrir segredos, esquece. Agora tudo vem divulgado e é só pagar que tá tudo liberado. Tá lá você jogando pela vigésima vez uma corrida para bater um desafio (quase sempre genérico), e de repente vem um filhinho de papai, que mesmo batendo em todos os muros da pista, ganha de você porque ele já comprou o melhor carro do jogo com o pacote completo. Porque o jogo tem que ser tudo conectado (se não nem abre), e só tem modo competitivo. Cansa em dois dias.
Estranho que dos anos mais recentes Heat e Unbound são dois dos melhores arcades de corrida da franquia e das gerações de videogames. Inclusive Unbound tem muito do que fez a série underground ser boa, e só foi possível por ter seguido bons fundamentos resgatados em Heat, como a volta aos bons modelos de perseguição e o foco à customização. Inclusive, o drift pra curvas é uma mecânica opcional, vc pode desativar a iniciação de drifts e escolher usar pneus de aderência (que dão até os mesmos bônus), definitivamente esses jogos não se resumem à apenas isso. Infelizmente guerra dos iguais, por fim, acabou. Gran Turismo segue forte com 100 milhões de vendas e mais uma grande atualização grátis à caminho enquanto a Xbox cancelou a franquia Motorsport depois do último gigantesco fracasso, um reflexo claro da administração de seus estúdios. Do argumento de abandono, a diversão de Midnight Club foi anexada aos modos de corrida de GTA5, e parte do estúdio do antigo Burnout agora está produzindo Wrecreation, um jogo de combate automotivo nos mesmos moldes. Se vc sente falta das franquias antigas, existem franquias novas! The Crew surgiu como uma resposta à Forza Horizon e apesar do último título da franquia ter sido menos interessante, The crew 1 e 2 foram jogos maravilhosos. Dirt 5 é um simcade de rally super divertido. Pro lado dos simuladores, temos Asseto Corsa, que está pra lançar seu 3º título e promete ser o melhor até agora. Puxando pra uma diversão um pouco mais infantil, a série Hot Wheels Unleashed é maravilhosa tbm. E se é um jogo simples que vc quer, os estúdios da antiga franquia Tokyo Extreme Racer voltaram e fizeram um reboot, tem lançamento pra PC já e PS5 talvez já em 2026. Os jogos de corrida não deixaram de ser divertidos, apenas é necessário que se tenha a mesma energia e empolgação de quando se era criança, o que não é fácil de se propor à resgatar, principalmente após os 35. Mas, abraçar o novo e se divertir são habilidades que podem ser treinadas assim como leitura ou levantamento de peso, e abrindo mais os horizontes, o pior que pode acontecer é vc passar a jogar mais jogos. No fim das contas a nostalgia é gostosa e confortável, mas não se paga.
Sinto falta desses jogos, que não precisavam ser baseados em “simuladores” era só escolher um carro, modificar e correr, física e realismo estavam lá, mas não eram extremamente necessários haha uma pena que se foram
Joguei muito need for speed e test drive. Bons tempos…
Infelizmente concordo totalmente. Sou um contemporâneo de João, fã dos mesmos jogos de corrida. Foi triste perceber essa decadência nos jogos de corrida. Forza Horizon 4 foi o último grande jogo de corrida, modo campanha empolgante, todas as DLCs traziam uma nova experiência para a gameplay. Os desafios semanais e o modo multiplayer deixaram o jogo extremamente divertido. Os últimos NFS foram decepções. Fiz um esforço grande pra passar de 4 horas de jogo em todos eles. Continuo gastando meu dinheiro suado comprando jogos de corrida na esperança de algum lançamento se reencontrar com a essência a muito tempo perdida.
“Com 30 anos de experiência atrás dos controles e volantes virtuais, já vi a evolução — e a estagnação — dos jogos de corrida. O texto acerta em cheio: nos anos 2000, jogos como NFS Underground 2, Burnout 3 e Midnight Club 3 eram pura adrenalina, porque entregavam algo que hoje falta: identidade. Não era sobre ter o reflexo exato do painel de um Porsche, mas sim sentir o coração disparar quando a polícia surgia no retrovisor ou quando um nitro mal calculado jogava você contra o guard-rail.
Hoje, muitos títulos parecem se perder em mapas imensos e frios, tentando ser tudo ao mesmo tempo, mas esquecendo o básico: diversão. Claro, ainda existem bons exemplos (Forza Horizon mantém a chama acesa e até resgata parte dessa vibe), mas o charme daquela época era jogar algo simples de entender, difícil de dominar e inesquecível de desligar.
A real é que os jogos de carros envelheceram… mas a paixão que eles plantaram em nós, não. Quem viveu o auge sabe: cada corrida terminada deixava aquela sensação de ‘só mais uma volta’. Isso é o que realmente faz falta.”
Fala galera, sou da época do quarteto de need for speed, inclusive ainda jogos esse títulos, undercover tmb outro jogo top demais, pra mim, ficou bom até o need playback, onde havia uma história e um desenrolar bem divertido, saudade da época do tunning, como comentado, os gráficos não eram os melhores, mas a sensação de jogar era sensacional, simplesmente tudo isso está se perdendo
Me sinto exatamente assim, os jogos de corrida atuais não tem mais progressão, não tem preocupação nenhuma além de gráficos desnecessariamente realistas, fazem mapas gigantes mas vazios, corridas repetitivas e com poucas ou quase nenhuma variação, não tem mais a msm paixão ou empolgação de antes e pior, não tem mais identidade. Única coisa que restou são os estúdios indies que sempre aparece um jogo mais interessante, estilizado e único ou voltar aos antigos jogos pra reviver esses momentos
Os jogos de hoje estão chatos e muito robotizados. Muitos já não têm progresso: você começa pilotando uma Ferrari ou uma Lamborghini, e isso tira a graça. Tenho saudades da época em que usávamos carros comuns do dia a dia, que podiam ser turbinados e modificados ao longo do progresso do jogo, começando de forma simples e evoluindo aos poucos — essa era a verdadeira diversão. Hoje, com tudo já liberado desde o início, perde-se o encanto. Ainda assim, mantenho a esperança de ver remakes de clássicos como Need for Speed Underground 1 e 2, Most Wanted e Midnight Club Edition Remix.
Só se for pra você. Tenho 43 anos e os jogos de corrida continuam divertidos. Tenho uma porrada deles atuais aqui. Eu gosto mais a pegada de simulação. Mas esses jogos dá para deixar bem arcade também. Cara, diversão é o que não falta! Para com essa coisa de “no meu tempo”…
Diversão por diversão o único que escapa no momento é o Asphalt legends. Corridas curtas, jogabilidade mais ou menos, mas dá pra passar o tempo…