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Por que o Fiat Fastback parece (e é) desproporcional?

O Fiat Fastback, apesar de bonito, parece estranho de alguns ângulos para você? Existe uma explicação para isso

4 min de leitura

Já reparou que o Fiat Fastback parece estranho de alguns ângulos? Muita gente reclama que as rodas parecem pequenas, mesmo sendo enormes com 18 polegadas. Apesar de inegavelmente ser um carro bonito e bem desenhado, há sempre um ponto em que parece que o SUV da Fiat tem algo de errado. E a resposta é só uma: falta de proporção.

Todos os carros seguem algumas regras e preceitos de proporção para que se tornem mais harmoniosos aos nossos olhos. É comum na hora de projetar um carro, usar a proporção áurea de Fibonacci para atingir uma maior harmonia a ponto de o cérebro instintivamente entender aquilo como algo belo.

Uma maneira que muitos designers usam para projetar os carros é a contagem de rodas (considerando também pneus) no comprimento total do modelo. Cada tipo de carroceria tem uma contagem de rodas diferentes para determinar melhor suas proporções. Os SUVs cupê, por exemplo, tendem a usar quatro rodas e meia na proporção.

Volkswagen Nivus proporções [Divulgação / montagem: João Brigato]
Pegamos como exemplos dois modelos da categoria, de portes diferentes, mas que são inegavelmente bonitos: Volkswagen Nivus e BMW X4. Repare nas imagens que mesmo o Nivus sendo bem menor que o X4, ele mantém a proporção de quatro rodas e meia de comprimento. O BMW tem rodas e pneus enormes, mas segue essa lógica.

BMW X4 proporções [Divulgação / montagem: João Brigato]
Mas e o Fiat Fastback? Ele tem traseira mais longa do que deveria, chegando a cinco rodas ao total. Esse tipo de proporção é encontrada nos sedãs. Só que eles não causam estranheza porque o volume da tampa traseira é menor, com vidro recuado. A quantidade de lata excedente acima da caixa de roda faz o Fastback parecer estranho e com rodas pequenas.

A projeção abaixo exemplifica como ficaria o Fastback com a traseira mais curta seguindo a mesma proporção do Nivus e do X4. É uma mudança muito sutil, mas que quebra a sensação de falta  de proporção que o modelo passa. O revés disso seria perder capacidade de porta-malas, um dos grandes trunfos do SUV.

Custo vs visual

Rodas maiores resolveriam esse problema? Não. Primeiro porque haveria necessidade de aumentar toda a caixa de roda, conjunto de pneus e com isso não seriam mais aproveitados os elementos estruturais do Pulse, Argo e Cronos. Além disso, na dianteira se perderia a harmonia com rodas exageradamente grandes.

Fiat Fastback Audace [divulgação]
Fiat Fastback Audace [divulgação]
E por que a Fiat fez isso? Simples: economia de custos. Ao invés de fazer como a Volkswagen que criou toda uma seção traseira nova para o Nivus a fim de harmonizar melhor o design do carro, o Fastback aproveita a parte traseira do Cronos. Assim, não há necessidade de mexer ainda mais na estrutura para criar um carro de comprimento semelhante.

Caso a Fiat tivesse feito a traseira mais curta, teria de fazer uma sessão posterior da plataforma diferente. Hoje ela tem uma para Pulse e Argo, outra para Fastback e Cronos. É diferente da Volkswagen que muda a parte traseira da plataforma MQB para Polo, Nivus e Virtus. Ou seja, uma justificável economia de custos, abrindo mão um pouco do design.

Fiat Fastback Limited Edition Powered by Abarth [divulgação]
Fiat Fastback Limited Edition Powered by Abarth [divulgação]

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11 comentários em “Por que o Fiat Fastback parece (e é) desproporcional?”

  1. Rudi

    Bem interessante a análise mas e no caso das saudosas peruas? A análise também não indicaria o mesmo problema para quase todas elas?

  2. André Binenbojm

    Concordo com tudo o que foi colocado no texto, exceto uma coisa, que o Fastback é “inegavelmente bonito”. Para mim, definitivamente, é um carro feio e desproporcional, com uma traseira exagerada que parece ter sido “adaptada” ali, sem nenhuma harmonia. Agora, depois de ler esse artigo, eu entendo o porquê…

  3. Fabio

    Eu acho o desenho deste Fiat simplesmente horrível. Parece que foi uma adaptação de peças existentes num projeto alongado para trás e para cima. O entre-eixos curto só piora a situação.

  4. Tony Pacheco

    Vai vender porque os critérios do consumidor brasileiro são insondáveis. Como explicar que o Kicks com 114 cavalos venda e o Ecosport Storm 4×4 com 176 cavalos não vendia? Como explicar que o HB20 cara-de-bagre tenha vendido tanto mesmo tendo sido um dos carros mais feios jamais visto? O que eu ouço é que o Fiat Fastback é “lindo”. Como argumentar que ele parece um mondrongo? Vai vender e muito. Já o Nivus, que é uma obra de arte, quase ninguém gosta…

    • Marcos

      Nivus é uma obra de arte paraxis fan Boys da,VW. Menos, menos…

  5. Pablo César

    Detalhe: se ele fosse “inegavelmente bonito”, não estaríamos tendo essa discussão. É inegavelmente, estranho. Por isso estamos aqui.

    E aliás, essa economia “justificável”, não é justificável oara todos. Tanto é que ele não é vendido na Europa, ao contrário dos concorrentes.

    Se estivéssemos falando de um hatch de entrada, eu entenderia. Mas estamos falando de um modelo que se propõe a atender um público mais exigente. Aí complica…

  6. José Eduardo

    E isso tudo sem falar que a frente dele nos dá a impressão dele ser um carro menor dia ué sugere a grande traseira pior um carro estreito. Curiosamente ele tem dimensões laterais e entre eixos simular aos volks, mas. A desarmonia do conjunto cria estes múltiplos problemas estéticos.. E está questão de beleza acaba até tendo alguns que veem beleza nele pq olham apenas por alguns ângulos e de verdade acham o carro bonito e até percebe o detalhe das rodas, mas na ignorância, diz a si mesmo que q é em função dele se “espelhar” em modelos de maior porte e ser de um segmento inferior, por exemplo, ele segue o estilo do BMW coupé. E nisso supostamente estaria o problema nas dimensões do conjunto….
    Por outro lado o Volks Nivus em todo seu estilo coupe, mesmo sendo derivado do polo, tem uma preço maior com o conjunto similar a o fastback e está sendo vendido na Europa , espertamente, apenas recebendo um nome diferente para poder ser mais caprichado nos itens de conveniência, segurança, conforto e acabamento, sem que se diga que lá e cá existe um abismo entre os mesmos modelos …mas o estilo é basicamente aquele criado aqui, que por sinal, ainda cedeu a dianteira ao novo Virtus

  7. Cesar

    É feio, não pela falta de proporção, mas pela mistura de estilos, uma salada de frutas, a Fiat já produziu e ainda produz belos carros, mas nesse pisaram na bola feio. A Volkswagen não ficou pra trás com o Nivus, que não chega a ser feio, mas é bastante desarmônico, na minha região é raro ver um, enquanto T-Cross é mato.

  8. Franco Nannini

    Boa tarde.
    Apesar do desenho do Fiat Fastback ter vários pontos que desagradam, o que mais incomoda é a altura do teto em direção ao porta-malas, altura que poderia ser diminuida, baseada no limite da parte trazeira do teto do Cronus.
    Outra solução, seria boleando o vidro da porta do porta-malas diminuindo parcialmente o aspecto de tambor que o carro apresenta dependendo do ângulo.

  9. Distribuidor de Verdades

    Apesar de bonito foi ótimo, ahahahha… O bicho é um monstrengo. Vcs provam isso e vem com esse papinho? Nem a frente se salva. Para fazerem uma mísera base de Argo parecer melhor, levantaram o capo de uma forma que o parachoque não tem relevo, ficou negativo. Enfim tá tudo errado, e só se justifica considerando que tudo ali é economia… é um carro barato popular barato vendido como algo acima, que ele não é.

  10. Jose Florencio

    A Fiat gosta desses erros, me lembrou das épocas dos carros bomba e dos teimosos lixo câmbio robotizados.

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João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

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