Ao vivo
Home » Curiosidades » Governo italiano pega no pé da Stellantis de novo

Curiosidades

Governo italiano pega no pé da Stellantis de novo

Descubra por que o Fiat Topolino enfrenta problemas legais ao estampar a bandeira da Itália perto das maçanetas

2 min de leitura

A Stellantis enfrenta problemas sérios com o governo italiano. Depois da novela com o Alfa Romeo Junior, agora o Fiat Topolino que sofre. Afinal, o primo do Citroën Ami teve apreensão de 134 unidades pela polícia italiana na cidade de Livorno, Toscana. O motivo? A presença da pequena bandeira italiana ao lado da maçaneta.

O Fiat Topolino não é fabricado na Itália, mas sim na fábrica de Kenitra, Marrocos, onde também são montados Citroën Ami e Opel Rocks Electric. Uma lei de 2003 proíbe o uso da bandeira italiana em produtos feitos fora do país. Portanto, comercializar produtos com indicações falsas ou enganosas de origem é crime, lá fora, punível pelo Artigo 517 do Código Penal.

Ou seja, de acordo com a legislação, estampar “feito na Itália” em produtos não originários do país é uma indicação falsa, conforme regulamentações europeias. Mesmo indicando a origem estrangeira, isso é considerado falacioso. A penalidade varia de 10.000 a 250.000 euros (aproximadamente R$ 1.394.688, em conversão direta, excluindo os impostos e as taxas).

Bandeira Itália Fiat Topolino
[Divulgação]

A Stellantis deve remover a bandeira para liberar os 134 Fiat Topolinos apreendidos. Segundo a marca, o “feito na Itália” foi adicionado porque o quadriciclo foi desenvolvido em Turim. O Fiat Topolino foi lançado há cerca de um ano,e, segundo um porta-voz da Stellantis, “tudo foi idealizado em conformidade com as regulamentações”.

Em nosso mercado, a bandeirinha Fiat Flag faz parte da identidade visual da marca, e adorna a grade do radiador de alguns modelos à venda, como o Argo, o Cronos, a Strada e a Toro, para citar. E nenhum deles sequer foi produzido na Itália.

Você sabia que estampar ‘feito na Itália’ em produtos fabricados fora do país pode gerar penalidades? O que você acha dessa prática? Deixe sua opinião nos comentários!


>>Honda Elite 125 ganha nova geração e diversas mudanças

>>Os 5 carros mais fracos à venda no Brasil

>>Exclusivo: Fiat estuda Strada Cabine Simples com motor turbo


YouTube video

3 comentários em “Governo italiano pega no pé da Stellantis de novo”

  1. Rodrigo

    Chega a ser Hilário… por acaso o Presidente da Itália é Gringo?

    Por que ele odeia a Stellantis, em especial a Fiat. Uma empresa que faz questão de ressaltar suas origens (Italiana), que formou um império da indústria automobilística, comprando várias marcas, gerando um dos maiores Grupos da Indústria Automobilística do Mundo.

    Considerando que o Brasil hoje possui as maiores fábricas do Grupo e que o nosso país é um dos maiores mercados da Fiat no mundo, sugiro então que passem a colocar a bandeira Brasileira… assim, a Fiat fará uma homenagem ao seu maior mercado e também nos trará a lendária lembrança do Senna com a Bandeira do Brasil no Tempra 16v…

    Essa perseguição do Governo Italiano parece coisa de briga de máfia…

  2. Bart

    A presidente atual italiana é neta de fascistas
    Por isso tão venerada pelos bolso burros daqui do Brasil

    • Leonardo Carneiro

      O sujeito conseguiu inserir um comentário impecavelmente imbecil em uma matéria sobre aplicação de uma Lei.

Os comentários estão encerrado.