Já assistiu ao filme ‘A Substância’? Se não, deveria, é um bom filme. Mas sem dar spoiler, basicamente a protagonista Elisabeth Sparkle (Demi Moore) usa uma substância que faz com que ela dê vida à sua versão mais jovem, chamada de Sue (Margaret Quiley). E o enredo do filme no mundo automotivo seria certamente estrelado por Seat e Cupra.
Criada em 1950, a Seat é uma das poucas marcas de carros da Espanha. Ela já foi parceira da Fiat, mas, desde 1982 passou a fazer parte do grupo Volkswagen. Em 1990, a Skoda entrou para o grupo. Por isso, a VW tinha um problema nas mão: três marcas com o mesmo posicionamento no portfólio e algo deveria ser feito.
A ideia foi posicionar a marca mãe Volkswagen um pouco acima das marcas generalistas comuns, a Skoda como a fabricante de custo-benefício e a Seat foi posicionada como a esportiva da família. Claro que, sempre focada em baixo custo, mas com um tempero espanhol bem marcante.
![Seat Ibiza GTI Cupra Sport [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/10/seat_ibiza_gti_cupra.webp)
A prova desse foco é que a Seat criou a divisão Cupra em 1996. A ideia era ser equivalente ao que a Abarth é para a Fiat ou a AMG para a Mercedes-Benz. O nome veio de Cup Racing e marcaria também o foco da nova divisão em competições, visto que ela substituiu a Seat Sport. O primeiro carro foi o Ibiza GTI Cupra Sport.
A divisão foi ganhando mais importância e criando versões esportivas de vários carros, mas a Seat não andava tão bem. Com vendas em queda e lineup desatualizado, a Volkswagen decidiu transformar a divisão em marca. Assim, em 2018 a decisão foi tomada para a separação das marcas.
![Seat Leon Cupra R [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/10/seat_leon_cupra_r_27.webp)
Ex-divisão
O único modelo Cupra vendido pela Seat até então era o Leon, que passou a ser chamado de Cupra Leon. Já o SUV médio Ateca, que receberia uma versão esportiva, já nasceu como Cupra Ateca. A única questão é que as versões civis de Ateca e Leon seguiam vendidos pela Seat e são assim até hoje.
Mas as coisas começaram a mudar de verdade em 2020 com o lançamento do Cupra Formentor. O SUV médio foi o primeiro modelo sem um equivalente Seat e já. Esteticamente os Cupra se diferenciavam dos Seat somente pelo visual mais esportivo e por detalhes em cobre.
![Cupra Formentor VZ5 [divulgação] Porsche Macan](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/02/cupra_formentor_vz5_edited-1200x721.jpg)
O primeiro modelo a ter uma identidade visual própria sem influência da Seat foi o Born. O modelo é um equivalente do Volkswagen ID.3 e deveria ter sido lançado como Seat El Born, mas migrou para a marca esportiva visto o grande aumento de vendas da divisão esportiva que se tornou a Porsche da classe média.
Aos poucos, a Cupra foi mudando o visual dos modelos em linha para se adequarem ao estilo separado da Seat, enquanto foi introduzindo novos modelos. Logo após o Formentor em 2020, o Born em 2021, a marca apresentou o Tavascan totalmente elétrico em 2023 e o sucessor do Ateca, o Terramar, em 2024.
![Cupra Tavascan [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/10/cupra_tavascan_482_edited-1200x720.jpg)
Enquanto isso, a Seat não lançou um carro novo sequer ou reestilizou os modelos que tem presente em seu portfólio. Basicamente a Volkswagen parece fazer questão de que a Seat seja largada pouco a pouco para que a Cupra ganhe vida. Tal qual aconteceu no filme ‘A Substância’ onde Sue se tornou a protagonista de toda história.
Cupra nas alturas
O mais chocante é que as vendas da Seat ainda são maiores, mas sustentada apenas por dois carros antigos e bem mais baratos do que os Cupra. Os líderes de emplacamento são Ibiza e Arona, equivalentes aos brasileiros Polo e T-Cross. Ao todo, a Seat vendeu 310 mil carros em 2024 contra 248,1 mil carros da Cupra no mesmo período.

Mas considere que o ticket médio da Cupra é bem maior e que a marca não tem nenhum modelo da Volkswagen ou Skoda equivalente e perceberá que, como negócio, a nova marca faz muito mais sentido para o grupo do que a Seat. Felizmente, diferentemente do filme ‘A Substância’, o final parece que vai ser feliz para pelo menos uma delas.
Você já conhecia a Cupra? Conte nos comentários.


