Muitos entusiastas respiraram mais aliviados ao saber que Audi não vai matar de vez o seu esportivo icônico, já que apresentou recentemente o conceito elétrico que substitui o TT e do R8. Porém no mundo da BMW não dá para dizer o mesmo. O Z4, lançado em 2002, está em seu último ano de vida e deixará de ser produzido em 2025. Mas, e se houvesse uma nova geração alinhada à linguagem visual Neue Klasse, que vai guiar os próximos BMWs?
Foi essa a provocação do designer Luca Serafini, que publicou em suas redes uma interpretação de como seria o Z4 no futuro. Ele aplicou a estética da Neue Klasse no conversível, e o resultado é bem realista e convincente. A frente inspirada no iX3, grade mais afilada iluminada por LEDs, faróis integrados e linhas que dão o aspecto futurista.
O que muda com a Neue Klasse
A Neue Klasse não é apenas uma identidade visual, mas a base da nova geração de elétricos da BMW. Em relação ao design, o destaque fica para a grade iluminada em LED que substitui o cromo tradicional, o chamado nariz de tubarão inclinado para frente, rodas de até 21 polegadas e lanternas com iluminação 3D em camadas digitais.


O teto alongado de vidro aumenta a sensação de espaço, enquanto o interior oferece o BMW Panoramic Vision, que são projeções diretamente no para-brisa e uso de materiais recicláveis.
Z4, uma história de idas e vindas
O BMW Z4 surgiu em 2002 para substituir o Z3, trazendo motores de seis cilindros e desempenho que encantou muitos fãs. Foi produzido em Graz, na Áustria, e a geração atual nasceu da parceria com a Toyota, que inclusive resultou também no GR Supra que usam a mesma plataforma e motorização com ajustes para cada um.

No Brasil, o Z4 deixou o catálogo no final de 2023 por baixa demanda, sem previsão de retorno. Mesmo com um facelift em 2023, a BMW já confirmou que o ciclo do roadster será encerrado globalmente em 2025.
Rumores chegaram a apontar para uma aposentadoria ainda mais cedo, mas o sucesso inesperado da versão manual nos Estados Unidos deu sobrevida ao modelo por mais um ano. Ainda assim, não há planos de sucessor, nem mesmo elétrico.
Por que chega ao fim

O mercado de esportivos conversíveis encolheu, e o Z4 perdeu força frente a rivais como o Porsche Boxster. A BMW decidiu priorizar segmentos mais rentáveis, como SUVs, crossovers e elétricos, deixando de investir em um novo roadster.
A estratégia comercial da marca hoje tem foco em modelos de maior volume e lucratividade, além de expandir a família Neue Klasse, que começa a chegar ao mercado em 2025 com o iX3 e, na sequência, o Série 3 e o esportivo M3.
E você, acha que a BMW deveria apostar em um novo Z4 elétrico no futuro ou faz sentido a marca abandonar de vez o segmento de roadsters? Compartilhe sua opinião nos comentários!



