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Fim do couro animal? Hyundai aposta em alternativa vegetal que pode revolucionar os carros

Material à base de plantas promete ser mais resistente ao calor, tem aroma personalizável e menos desperdício que o couro tradicional

2 min de leitura

A corrida por alternativas sustentáveis no setor automotivo tem mais um capítulo. A Hyundai está testando um novo tipo de couro desenvolvido pela startup Uncaged Innovations, que diz ir além dos materiais sintéticos tradicionais. A grande novidade é que esse revestimento não só imita o couro natural na aparência e no toque, mas também no cheiro característico.

Como funciona o novo material

Diferente de outros substitutos feitos à base de plásticos derivados de petróleo, a tecnologia da Uncaged usa proteínas vegetais de trigo, soja e milho para recriar a estrutura fibrosa das peles animais. 

O resultado, segundo a empresa, é um couro vegetal com pegada de carbono até 95% menor do que a do couro natural. A Jaguar Land Rover também já está envolvida nesses testes.

Couro vegetal que Hyundai testa nso seus carros
Couro vegetal que Hyundai testa nso seus carros [Divulgação]

O grande desafio, no entanto, é a resistência. Materiais automotivos precisam suportar calor intenso e uso constante, algo muito além do que é utilizado em bolsas ou roupas. 

A startup já conseguiu resistir a 85°C por 500 horas, bem próximo da meta de 95°C exigida pelas montadoras. Além disso, as fabricantes também querem cheiros próprios exclusivos para seus carros para ter uma jogada diferencial de mercado.

Menos desperdício, mais eficiência

Couro vegetal que Hyundai testa nso seus carros
Couro vegetal que Hyundai testa nso seus carros [Divulgação]

Outro ponto positivo é o aproveitamento da matéria-prima. Enquanto um interior de couro genuíno pode precisar de 2 a 14 peles de vaca — com boa parte sendo descartada por imperfeições como cicatrizes e picadas de inseto, o couro vegetal é produzido em folhas padronizadas, o que reduz perdas e ajuda a baratear o processo. 

Hoje, os custos de produção ficam abaixo de US$ 10 por pé quadrado, e a expectativa é de que o preço seja ainda mais competitivo em larga escala. Se der certo, o consumidor poderá comprar um carro com acabamento de couro que, além de convincente, terá impacto ambiental muito menor.

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Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

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