A Ford está enfrentando uma situação não tão legal nos Estados Unidos envolvendo a F-150 Lightning, sua picape elétrica. A empresa está sendo processada por vender unidades 2024 do carro mais vendido da marca anunciando ter um recurso de segurança que nunca existiu nos veículos entregues.
A ação coletiva, movida na Corte Distrital do Leste da Califórnia, afirma que a F-150 Lightning 2024 apareceu nos adesivos da janela com o Forward Sensing System, um conjunto de sensores frontais que auxilia em manobras e estacionamento.
O detalhe é que essas unidades saíram da fábrica sem esses sensores. A própria Ford teria avisado as concessionárias em 31 de março que os veículos anunciados com o sistema não tinham o equipamento instalado.
Compensação não tão agradável
![Ford F-150 Lightning [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/03/F-150-Lightning_Lariat_off-road_02_edited-1200x720.jpg)
Depois desse comunicado, a montadora começou a entrar em contato com os compradores para oferecer uma compensação. A solução da Ford então foi um reembolso de US$ 100 (R$ 530), que a marca classificou como um ajuste devido a um erro no adesivo informativo. Só que isso não convenceu ninguém.
O autor da ação, Ibrahim Lunawadawala, argumenta que instalar sensores equivalentes no mercado paralelo custa muito mais do que esse valor. De acordo com o processo, os consumidores sofrem os prejuízos, desde a desvalorização do veículo até possíveis gastos adicionais.

A alegação central é que a Ford não só falhou em entregar o item anunciado, como também não ofereceu uma compensação minimamente justa para resolver o problema. Documentos citados pelo site Carcomplaints mostram que a montadora não demonstrou disposição em cobrir os danos de forma adequada.
Vale lembrar que a Ford interrompeu indefinidamente a produção da versão elétrica da picape, mantendo o foco nos modelos a combustão e híbridos devido a demanda, além do incêndio em uma fábrica de alumínio da Novelis no Canadá, responsável por fornecer o material utilizado nas carrocerias das picapes.
E você, ficaria nervoso e processaria uma empresa pela falta de um item ou aceitaria dinheiro em troca? Compartilhe sua opinião nos comentários!
![Ford F-150 Lightning [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/03/ford_f-150_lightning_platinum_supercrew_94_edited-1200x719.jpg)


