Ao vivo
Home » Curiosidades » Ford é processada por não colocar item de segurança no seu carro mais vendido

Curiosidades

Polêmica

Ford é processada por não colocar item de segurança no seu carro mais vendido

Um dos modelos da Ford é alvo de ação judicial por ter sido vendida com um equipamento que simplesmente não existe nos modelos entregues

2 min de leitura

A Ford está enfrentando uma situação não tão legal nos Estados Unidos envolvendo a F-150 Lightning, sua picape elétrica. A empresa está sendo processada por vender unidades 2024 do carro mais vendido da marca anunciando ter um recurso de segurança que nunca existiu nos veículos entregues.

A ação coletiva, movida na Corte Distrital do Leste da Califórnia, afirma que a F-150 Lightning 2024 apareceu nos adesivos da janela com o Forward Sensing System, um conjunto de sensores frontais que auxilia em manobras e estacionamento. 

O detalhe é que essas unidades saíram da fábrica sem esses sensores. A própria Ford teria avisado as concessionárias em 31 de março que os veículos anunciados com o sistema não tinham o equipamento instalado.

Compensação não tão agradável

Ford F-150 Lightning [divulgação]
Ford F-150 Lightning [divulgação]

Depois desse comunicado, a montadora começou a entrar em contato com os compradores para oferecer uma compensação. A solução da Ford então foi um reembolso de US$ 100 (R$ 530), que a marca classificou como um ajuste devido a um erro no adesivo informativo. Só que isso não convenceu ninguém. 

O autor da ação, Ibrahim Lunawadawala, argumenta que instalar sensores equivalentes no mercado paralelo custa muito mais do que esse valor. De acordo com o processo, os consumidores sofrem os prejuízos, desde a desvalorização do veículo até possíveis gastos adicionais.

Ford F-150 Lightning [Divulgação]

A alegação central é que a Ford não só falhou em entregar o item anunciado, como também não ofereceu uma compensação minimamente justa para resolver o problema. Documentos citados pelo site Carcomplaints mostram que a montadora não demonstrou disposição em cobrir os danos de forma adequada.

Vale lembrar que a Ford interrompeu indefinidamente a produção da versão elétrica da picape, mantendo o foco nos modelos a combustão e híbridos devido a demanda, além do incêndio em uma fábrica de alumínio da Novelis no Canadá, responsável por fornecer o material utilizado nas carrocerias das picapes. 

E você, ficaria nervoso e processaria uma empresa pela falta de um item ou aceitaria dinheiro em troca? Compartilhe sua opinião nos comentários!


YouTube video

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar