
Esportivos com câmbio manual, por mais que sejam extremamente desejados, são cada vez menos comuns. Com a Ford prestes a lançar o Mustang manual no Brasil, fomos investigar como é a oferta de pedal de embreagem para o modelo nos EUA. Afinal, ao menos entre os esportivos, os americanos ainda gostam de câmbio manual.
O levantamento mais recente divulgado pela Ford é de 2023, onde a marca revelou que 23% das vendas do Mustang V8 foram feitas com câmbio manual. Considerando que nos EUA até um carro extremamente barato de entrada tem câmbio automático, mas pode vir até sem vidros elétricos, é um resultado surpreendente.
Hoje em dia a marca só oferece a caixa de seis marchas com pedal de embreagem nas versões V8. Contudo, até a linha 2023, a versão de entrada com motor 2.3 quatro cilindros turbo do Mustang também tinha opção manual. O interessante, contudo, é que todas as versões do Ford Mustang com motor V8 tem as duas opções de câmbio.

A gama começa na versão GT, que é oferecida somente com carroceria cupê por US$ 46.560. Depois temos o GT Premium que parte de US$ 51.080 na carroceria cupê ou US$ 56.580 no conversível. Essas duas versões trazem o mesmo motor 5.0 V8 Coyote de 488 cv e 57,5 kgfm de torque que é oferecido no GT Performance brasileiro de R$ 549.000.
Dark Horse manual!
A Ford também oferece o Mustang manual nas versões Dark Horse (US$ 64.380) e Dark Horse Premium (US$ 69.375) Vale lembrar que o Premium é apenas para adição de itens de série, não de performance, valendo tanto para o Dark Horse, quanto para o GT. Visualmente, a versão com nome de música da Katy Perry tem para-choques exclusivos, novo aerofólio e rodas diferentes.

O Dark Horse também traz mais potência no motor Coyote 5.0 V8. Ao todo são 500 cv e 57,8 kgfm de torque, um aumento de 12 cv em relação ao GT. Além disso, traz sistema de freios reforçado, suspensão pensada para pista, sistema de arrefecimento retrabalhado e diferenciais mais parrudos.
Quanto custa um Mustang manual nos EUA?
Algo bastante interessante da estratégia da Ford para o Mustang manual nos EUA é de não cobrar a mais pela escolha do câmbio. Na hora de montar o esportivo V8, o comprador pode escolher entre a caixa manual de seis marchas ou o câmbio automático de dez marchas sem custo adicional.

Por costume, aqui no Brasil um carro automático tende a custar mais caro do que um manual de versão equivalente. Contudo, nos EUA, por conta da baixíssima produção dos modelos com pedal de embreagem, além do apelo esportivo, é comum que as variantes não automáticas custem até mais caro. O que não é o caso do Mustang.
No Brasil, a Ford ainda não divulgou se o Mustang manual será mais barato ou não do que a variante automática. O lançamento deve ocorrer em breve.

Você está ansioso pela chegado do Ford Mustang manual ao Brasil? Conte nos comentários.