Para os supersticiosos, a sexta-feira 13 é um dia místico, capaz de causar medo. Seja pela associação com lendas urbanas ou pelo significado do número, o cinema e as crenças populares ajudaram a tornar a data ainda mais sombria, alimentando o imaginário coletivo.
Paralelamente à mística da sexta-feira 13, na indústria automotiva, alguns carros foram batizados com nomes que evocam o sobrenatural, animais pré-históricos e seres da mitologia. Selecionamos cinco exemplos de dar medo ou calafrios — confira:
Rolls-Royce Wraith

O luxo com uma pitada de mistério e de medo. O Rolls-Royce Wraith teve a produção encerrada em 2023, com a série especial Black Arrow. O cupê trazia motor V12 e foi limitado a apenas 12 unidades, com pintura exclusiva e interior, que combinava madeira escura e 2.117 pontos de fibra óptica instalados manualmente no teto. O nome Wraith significa espectro, fantasma ou espírito, e reforça a vibração sombria e enigmática desse cupê.
AMC Gremlin

O hatch da American Motors Corporation foi produzido entre 1970 e 1978, com 671.475 unidades comercializadas nos Estados Unidos e no Canadá. Apesar disso, o AMC Gremlin ficou conhecido tanto por seus problemas mecânicos quanto pelo nome curioso. Na mitologia, os gremlins são criaturas travessas, famosas por causar sabotagens, especialmente em máquinas e veículos — um termo que ganhou popularidade entre aviadores durante a Segunda Guerra Mundial.
Plymouth Fury

Quem nunca assistiu Christine – O Carro Assassino? O clássico dirigido por John Carpenter mostra a relação macabra entre Arnie Cunningham (Keith Gordon) e um Plymouth Fury 1958. O nome Fury, que significa “fúria”, combina perfeitamente com a personalidade do carro no filme: ciumenta, vingativa e praticamente indestrutível. Mesmo sendo um clássico da cultura pop, o Plymouth Fury ganhou ainda mais fama (e cobiça) depois da associação ao longa-metragem.
Lamborghini Diablo

Um dos supercarros mais icônicos e selvagens da Lamborghini. O Diablo foi lançado em 1990 como sucessor do Countach e trazia um nome ousado: Diablo significa “Diabo” em espanhol. A inspiração veio de um touro espanhol famoso por sua ferocidade e dificuldade de ser domado — uma combinação perfeita para um superesportivo brutal, com motor V12 e velocidade máxima de mais de 320 km/h.
Ford Ranger Raptor

À venda no Brasil a partir de R$ 490.000, a superpicape da Ford esconde sob o capô um motor V6 biturbo, que trabalha com um câmbio automático de dez marchas, entregando 397 cv e 59,4 kgfm, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos
Assim como a F-150 Raptor, o nome faz alusão aos dinossauros carnívoros e predadores, como o Velociraptor — famosos nos filmes da franquia Jurassic Park. Além disso, o nome sugere um veículo rápido, feroz e pronto para qualquer desafio.
Agora é a sua vez: lembra de outro carro com um nome de dar medo? Compartilhe nos comentários!




Faltou o dodge demon.
Dodge Demon
Não vi absolutamente nada de assustador nesses nomes e carros, que alias em sua maioria, são ícones do mundo do automóvel.
A lista pode ter vários Rolls Royce pois sempre tiveram nomes “sombrios”. Ghost, Phantom, Spectre…
Doodge Hellcat e Doodge Demon
Veraneio vascaína. Essa sim era o terror em terras tupiniquins… 😀
Dodge Demon
Marea é sinônimo de bomba
Marea é sinônimo de bomba 💣