Ao vivo
Home » Curiosidades » Honda Amaze: como é o WR-V sedan de baixo custo?

Curiosidades

WR-V sedan?

Honda Amaze: como é o WR-V sedan de baixo custo?

Desenvolvido para mercados emergentes, o Honda Amaze é uma mistura de WR-V com City e poderia vir ao Brasil

3 min de leitura

Enquanto no Brasil a família Honda começa com City e agora com o WR-V, em alguns mercados emergentes, a fabricante japonesa conta com uma família de carros subcompactos. Existe o WR-V como SUV subcompacto menor do que o nosso modelo, mas também um interessantíssimo sedan, o Honda Amaze.

Atualmente na terceira geração, o Honda Amaze surgiu em 2013 como versão de tres volumes do hatch subcompacto de baixo custo, o Brio. Ele ganhou certa vida própria na segunda geração, que foi produzida entre 2018 e 2024. Mas, desde o ano passado, ele se aproximou mais de City, HR-V e WR-V do que do Brio.

Apresentado em 4 de dezembro de 2024 na Índia, o Honda Brio de terceira geração é produzido somente em um fábrica no mundo e representa a porta de entrada da marca japonesa na Índia e em alguns países no qual ele é exportado. A plataforma é a mesma do City, HR-V, WR-V e Fit, o tornando um carro maior nessa geração.

Honda Brio [divulgação] wr-v sedan
Honda Brio [divulgação]

Pequeno de tudo

Contudo, como a Índia tem incentivos fiscais para carros de até 4 metros de comprimento, ele se tornou um sedan encurtado com frente e traseira bem achatadas. Na fita métrica ele ainda marca 1,73 m de largura (apenas 6 cm mais estreito que o WR-V), 1.50 m de altura e entre-eixos de 2.47 m. 

Em todos os mercados em que o imrão sedan do Honda WR-V é vendido, a marca o equipa com motor 1.2 quatro cilindros aspirado de 90 cv. A transmissão pode ser manual de cinco marchas ou automática do tipo CVT com sete marchas simuladas – exatamente a mesma caixa usada pelos Honda brasileiros.

Honda Brio prata de lado
Honda Brio [divulgação]

City + WR-V = Amaze

Apesar de ser um carro bonito, o Amaze sofre de uma séria crise de identidade. A frente é praticamente idêntica à do novo Honda WR-V, enquanto a traseira pode facilmente ser confundida com a do City.  Já o interior é praticamente o mesmo do recém-lançado SUV compacto japonês, mas com um toque de Civic.

Apesar de não ter capô tão reto, a frente do Amaze é bem chapada tal qual a do WR-V. O SUV e o sedan compartilham o formato mais quadrado da grade frontal e a pestana cromada que liga a abertura de ar aos faróis, só que o Amaze tem a peça mais fina. Já os faróis full-LED com dois projetores são praticamente iguais entre os dois modelos.

interior Honda Brio
Honda Brio [divulgação]

Se você não reparar a traseira mais reta e a tampa do porta-malas curta, é praticamente impossível não confundir o Amaze com o City. O formato das lanternas é o mesmo, assim como a localização da placa. Até mesmo o desenho do para-choque é muito parecido entre os dois modelos.

Já a cabine traz o mesmo layout básico do WR-V, incluindo as mesmas forrações de portas, console central e até o layout do ar-condicionado que foge do padrão da Honda. A maior diferença é que o Amaze não conecta a moldura da central multimídia e os botões do ar-condicionado, criando uma faixa que liga as saídas de ar como acontece no Civic.

Você teria um Honda Amaze se fosse vendido no Brasil? Conte nos comentários.


YouTube video

11 comentários em “Honda Amaze: como é o WR-V sedan de baixo custo?”

  1. Natan Ranieri

    Queria entender o que passa na cabeça de faz essas notícias. Esse sedan é típico do mercado indiano e jamais a Honda iria trazer pro Brasil. Aí os caga mole do Auto Mais enchem a boca pra falar que “poderia vir” ao Brasil. Tomem vergonha na cara e façam o trabalho de vcs sem a porra de sensacionalismo barato e ridículo

    • Renato

      Alem disso. O carro é feio demais.

      • Aldari

        Verdade muito carro e é feio demais

  2. Eduardo Paulo Pisani

    Sim teria, gosto de carros mais compactos para o dia a dia , com uma manutenção de baixo custo.
    Hoje os carros estão mais seguros , mas alguns opcionais exagerados.

  3. Helder

    Faltaram duas coisas:
    * Sistema de dobragem de banco
    * Freio eletrônico com Hold.

  4. Padofull

    Hoje em dia carro popular é só para CNPJ ou repartição pública. Nenhuma montadora quer vender produtos sem um bom valor agregado. Volume não interessa mais, o negócio é lucro por unidade.

  5. Arthur Willian

    Com certeza eu teria um Honda Amaze, sendo realmente um WR-V Sedan de baixo custo verdadeiramente.

  6. Arlindo Fagner Rocha

    Sim me enteressa

  7. Ieso

    Está difícil ver carros mais horrororos que estes últimos Honda. Demitam já este designer!!!

  8. Campos, Ernani

    Belo e prático veículo, o Amaze Honda. Good!

    • Magareth. Froes

      Adorei o design, gosto de carros 🚘 quadrados.

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar