Ao vivo
Home » Curiosidades » Honda WR-V e outros SUVs subcompactos que já nos deixaram

Curiosidades

SUVs menores que os compactos

Honda WR-V e outros SUVs subcompactos que já nos deixaram

Mercado de SUVs subcompactos está fervendo, mas carros como Honda WR-V, JAC T40 e CAOA Chery Tiggo 3X vieram cedo para a festa

4 min de leitura

Volkswagen Tera e Nivus, Fiat Pulse e Fastback, Renault Kardian e Kia Stonic: o segmento de SUVs subcompactos está crescendo rápido e com modelos de vendas altas. Mas algumas marcas chegaram cedo demais para a festa e já tiraram seus modelos de linha. Hoje vamos falar de Honda WR-V, JAC T40 e os CAOA Chery Tiggo 2 e Tiggo 3X.

Honda WR-V

Honda WR-V 2021 [divulgação]
Honda WR-V 2021 [divulgação]

Ao menos aqui no Brasil, a ideia de pegar um hatch, subir a suspensão, deixar a dianteira mais quadrada e chamar de SUV veio da Honda. Apresentado em 2017, o Honda WR-V de primeira geração sofreu do estigma de ser um Fit aventureiro tal qual chamam o Pulse de Argão. 

O maior problema é que o Fit tinha formato monovolume muito marcante, o que prejudicava a ideia de um SUV, que é um carro mais quadrado. Ele foi produzido somente no Brasil e na Índia, tendo uma sobrevida maior no país asiático do que no nosso. Lá fora ele teve motor 1.2 gasolina e 1.5 diesel, além de câmbio manual. Aqui só 1.5 com CVT.

Honda WR-V 2021 [divulgação]
Honda WR-V 2021 [divulgação]

Vale lembrar que o Honda WR-V voltará ao Brasil em breve, mas não mais como um SUV subcompacto. A nova geração, já vendida no sudéste asiático como Elevate e como WR-V no Japão será posicionada abaixo do HR-V e deve ter preços próximos aos do HR-V 1.5 aspirado. Mais detalhes devem ser divulgados em breve.

JAC T40

[Auto+ / João Brigato]
JAC T40 [Auto+ / João Brigato]

Vivo até hoje na China, o JAC T40 foi um projeto encomendado por Sergio Habib no Brasil para a montadora chinesa. A ideia era que ele fosse produzido por aqui junto de uma versão hatch comum, só que o projeto migrou para o segmento de SUVs subcompactos e foi lá que ele se estabeleceu.

Vendido em versões elétricas e a combustão com um milhão de nomes diferentes, o JAC T40 deveria ser o responsável por inaugurar uma nova fase de parceria entre Volkswagen e JAC. Ele foi o primeiro carro da marca Sol, depois rebatizada para Sehol. A marca seria usada para vender carros da Seat na China, tanto que ele adotou a identidade visual da Seat.

JAC T40 [Auto+ / João Brigato]
JAC T40 [Auto+ / João Brigato]

Mas os planos não deram certo e a JAC absorveu a marca, que se tornou uma sublinha de seus modelos. Em toda a sua vida, ele foi produzido somente em Hefei, na China e também em Sahagún, no México. Por pouco, também não foi feito em Camaçari, na Bahia.

CAOA Chery Tiggo 2 e Tiggo 3X

Caoa Chery Tiggo
Caoa Chery Tiggo 2 [divulgação]

Ainda que a CAOA Chery tenha tentado tratar os Tiggo 2 e Tiggo 3X como carros diferentes, o modelo com número maior nada mais era do que a reestilização do primeiro. Ele era baseado no enfadonho Celer, mas escondia relativamente bem suas origens. Foi produzido no Brasil em Jacareí, além de Wuhu, na China e Bam, no Irã.

Em sua vida, o o SUV subcompacto foi vendido com motor 1.5 quatro cilindros sempre, mas em duas variantes, além de opção totalmente elétrica. Somente o Brasil teve o Tiggo 3X com motor 1.0 três cilindros turbo, mas era um conjunto estranho com pouca potência, torque fraco e consumo altíssimo.

carros
CAOA Chery Tiggo 3X [divulgação]

Na China ele segue vivo com uma reestilização bem pesada e com estilo de gosto duvidoso. Ele também é comercializado no Marrocos como Omoda 3, não combinando nem um pouco com a aura mais moderna e refinada da marca irmã da Jaecoo. 

Você se lembra de outro SUV subcompacto vendido no Brasil? Conte nos comentários. 


YouTube video

2 comentários em “Honda WR-V e outros SUVs subcompactos que já nos deixaram”

  1. Felipo Antonoff

    O WR-V foi o mais triste terem parado, mas vai voltar agora final de 2025, porém não como o mesmo carro, só o tempo vai dizer se vai ser um carro tão bom quanto o que parou de produzir em 2021 e era baseado no Fit.

    Penso em comprar um dia o WR-V 2021 EX ou EXL, já o novo vamos ver o preço, especificações, reviews e o tempo para se provar, mas achei acertado em ter voltado. Deviam voltar o Fit também, o City creio que nunca conseguiu substituir ele, até pq o Hatch do City é menor e tem porta mala menor, acho que uns 260 vs uns 363l do Fit, não faz sentido para quem quer um Hatch que substitua o Fit, só o Sandero chega perto em espaço e porta mala

  2. PAULO CEZAR PERÇU

    Eu tenho um WR-V 21, e não vendo de forma alguma.

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar