Ao vivo
Home » Curiosidades » Maior SUV da história da Ford durou só 6 anos e tinha motor V10

Curiosidades

Gigante pela própria natureza

Maior SUV da história da Ford durou só 6 anos e tinha motor V10

Derivado da Ford F-250, o Excursion era um SUV gigantesco em todos os sentidos. Menos em ter um longo tempo no mercado

4 min de leitura

Se os SUVs de hoje em dia conseguem ser verdadeiras jamantas sobre rodas, a Ford já ultrapassou essas medidas com um modelo que durou só seis anos. Produzido de 1999 a setembro de 2005, o Ford Excursion é, até hoje, o maior SUV que a marca do oval azul já produziu em sua história. E ele teve até motor V10.

O projeto do Excursion surgiu depois que a Ford reorganizou sua linha de SUVs derivados de caminhonetes. A marca abandonou o Bronco em favor de um modelo derivado da F-150, o Expedition. O modelo tinha tamanho intermediário entre os rivais da Chevrolet, o Tahoe e o Suburban. 

Contudo, para pegar os modelos maiores, a marca do oval azul decidiu criar um SUV grande baseado na plataforma Heavy-Duty das caminhonetes F-250 e F-350. Esses modelos contam com maior capacidade de marca, suspensão preparada para uso pesado de trabalho e dimensões maiores. 

Ford Excursion SUV
Ford Excursion [divulgação]

Gigante até de motor

Com isso, o ponto de partida foi a caminhonete F-250, da qual emprestou ao SUV sua dianteira e boa parte dos componentes internos. Contudo, as medidas finais fizeram com que ele tivesse o mesmo porte do furgão comercial E-350. Ao todo, eram colossais 5,75 m de comprimento, 2,03 m de altura, 2,03 m de largura e 3,48 m de entre-eixos.

Apenas para efeito de comparação, isso tornava o Excursion 56 cm mais longo que o Expedition e apenas 13 cm mais curto que uma F-150 dos dias de hoje (que tem o tamanho da F-250 daquela época). Para dar conta do excessivo peso de 3.500 kg, a Ford precisou reunir seus melhores motores.

Durante toda a sua vida, o SUV gigante da Ford contou com o V8 Triton 5.4 de 259 cv e o impressionante V10 6.8 de 314 cv. Já com diesel, foram dois motores em tempos diferentes. Começou com um 7.3 V8 turbo de 250 cv, que foi substituído por um 6.0 V8 de 330 cv em 2003. Só o V8 mais novo usou câmbio automático de seis marchas, o restante era automático de quatro marchas.

E se você pensa que o consumo era ruim por conta do tamanho todo do SUV, pode apostar que sim. Segundo medições oficiais da época, o Excursion V10 não passava de 5 km/l. Ao menos era um carro que conseguia levar nove passageiros com bastante espaço e ainda com porta-malas sobrando.

Tipo Fiat Toro?

Ford Excursion SUV
Ford Excursion [divulgação]

Por falar nisso, a solução da Ford para a tampa traseira foi um tanto quanto exótica. Ele contava com tampa tripla, sendo o vidro levantado para cima e as duas metades inferiores abrindo como porta de seleiro (ou como a caçamba da Fiat Toro). As versões XLT e Limited, única oferecidas no SUV da Ford, contavam com esse mesmo layout.

As vendas sempre foram fracas, abaixo da expectativa da Ford de 70 mil carros por ano. A situação era tão tensa que o Excursion foi o SUV menos vendido da Ford em 2001 dentre todas as suas marcas. Como resultado, ele saiu de linha em 2005, mas recebeu o prêmio de um dos 50 piores carros da história pela revista Time em 2007.

Ford Excursion [divulgação]

O SUV da Ford saiu de linha sem deixar sucessor direto. Mas seu papel no portfólio da marca foi parcialmente coberto pelo Expedition Max, versão esticada do SUV da F-150. Ao que tudo indica, o mercado está pronto para caminhonetes acima de F-150, Silverado e Ram 1500. Mas não para SUVs derivados das peso-pesado.

Você teria um SUV desse tamanho como o Ford Excursion? Conte nos comentários.


YouTube video

6 comentários em “Maior SUV da história da Ford durou só 6 anos e tinha motor V10”

  1. Fernando

    Aonde que eu importo ela ????

  2. Marcus Silva

    Certamente “seleiro” é quem fabrica selas, quem tem portas é Celeiro…

  3. Guatavo

    Para mim esse modelo era derivado da F250 produzido pela Tropical cabines!

  4. Jorge Diamantino

    tenho um excursión 7.3 diesel de 2001 e não o troco por nenhum👌👍 caixa manual de 6velocidades torna o bem mais ecocomico 9litros por 100kms!! conta com 1.366 000kms original sem rebuilding!!! um SUV mais seguro que o EXCURSION jamais alguma marca vai construir!!! agora e so chatarra electronica sem fiabilidade nenhuma!

  5. MARCELO NUNES

    Seleiro??
    Sr estagiário, apresente-se ao RH

  6. JDeliberador

    Enquanto isso na GM as Suburban vão que vão há anos com suas derivadas na GMC e a tão em alta Cadillac Escalade.

    No neu coração tem espaço pars todas elas, inclusive a Expedition

Deixe um comentário

Assuntos

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar