O nome de um carro carrega consigo muitas coisas, especialmente em uma mudança de geração. Quando a Nissan lançou a segunda geração do Kicks, ela rompeu com todos os valores do modelo antigo e construiu algo totalmente novo. Mas ao escolher o carro que sucederia de fato o Kicks antigo, trouxe o nome Nissan Kait.
Na prática, a marca poderia ter invertido os nomes pois o Kait é uma continuação do Kicks e o novo Kicks é algo totalmente novo – ao contrário do que os nomes sugerem. Durante a apresentação do novo SUV compacto de entrada da Nissan, a marca reforçou que o Kicks Play era um carro comprado por pessoas mais racionais, que prezam por espaço interno farto e robustez.
Não que o novo Kicks não siga isso, mas ele é um carro com maior foco em acabamento interno do que em espaço. Além disso, ele trouxe uma nova motorização 1.0 três cilindros turbo com câmbio de dupla embreagem que ainda tem que provar a robustez no Brasil, o contrário do Kait que vem com o consagrado 1.6 quatro cilindros aspirado e câmbio CVT.

Legado vs. Ineditismo
Na prática, temos do lado do novo Nissan Kicks um SUV mais sofisticado, com mecânica mais moderna, soluções de design mais ousadas e até um carro de nível acima. Tanto que nos EUA, ele é classificado como SUV médio e briga com VW Taos, Honda ZR-V e Jeep Compass, enquanto aqui é um SUV compacto e compete com VW T-Cross e Honda HR-V.
Já o Nissan Kait mantém uma mecânica confiável, mas já antiquada, foco na leveza de construção e no amplo espaço interno, mas sem precisar de muita tecnologia ou acabamento de primeira. Ele mira o segmento de entrada dos SUVs compactos, brigando também com SUVs subcompactos.

Na prática, o papel que o Kicks antigo fazia, hoje é feito pelo Kait. Já o cargo escalado para o novo Kicks é algo totalmente inédito dentro da Nissan. Ele é um modelo que fica no meio do caminho entre os SUVs compactos e médios – tal qual o Honda HR-V. No final das contas, só fica devendo um motor maior que o 1.0 turbo para brigar, de fato, com o andar de cima.
Lados diferentes
Com isso, o nome Nissan Kait caberia bem mais ao SUV totalmente novo. Visto que é um modelo que constrói todo o seu legado novamente, abrindo um novo capítulo e apresentado uma fórmula totalmente diferente de seu antecessor. Já o nome Kicks deveria ter ficado com o modelo antigo, que agora foi reformulado e rebatizado.


Até mesmo o apelo de design dos dois indica isso. O Kait é uma evolução do antigo Kicks e mantém as linhas quase de minivan, com área envidraçada enorme e cabine ampla. Já o novo, é mais esportivo, largo, baixo e com jeito mais parrudo, além de interior bem mais tecnológico.
Você concorda que a Nissan deveria ter invertido os nomes dos SUVs? Conte nos comentários.
![Nissan Kicks e Kait [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/12/Kait-e-Kicks-1320x792.webp)

