Ao vivo
Home » Curiosidades » Nissan deveria ter invertido o nome de Kait e Kicks no Brasil

Curiosidades

Nomes invertidos

Nissan deveria ter invertido o nome de Kait e Kicks no Brasil

Todos os pontos que tornam o Nissan Kait forte vieram do Kicks e tudo que a nova geração do SUV compacto construiu não tem relação ao antigo

3 min de leitura

O nome de um carro carrega consigo muitas coisas, especialmente em uma mudança de geração. Quando a Nissan lançou a segunda geração do Kicks, ela rompeu com todos os valores do modelo antigo e construiu algo totalmente novo. Mas ao escolher o carro que sucederia de fato o Kicks antigo, trouxe o nome Nissan Kait.

Na prática, a marca poderia ter invertido os nomes pois o Kait é uma continuação do Kicks e o novo Kicks é algo totalmente novo – ao contrário do que os nomes sugerem. Durante a apresentação do novo SUV compacto de entrada da Nissan, a marca reforçou que o Kicks Play era um carro comprado por pessoas mais racionais, que prezam por espaço interno farto e robustez.

Não que o novo Kicks não siga isso, mas ele é um carro com maior foco em acabamento interno do que em espaço. Além disso, ele trouxe uma nova motorização 1.0 três cilindros turbo com câmbio de dupla embreagem que ainda tem que provar a robustez no Brasil, o contrário do Kait que vem com o consagrado 1.6 quatro cilindros aspirado e câmbio CVT. 

Nissan Kait estático branco
Nissan Kait [Divulgação]

Legado vs. Ineditismo

Na prática, temos do lado do novo Nissan Kicks um SUV mais sofisticado, com mecânica mais moderna, soluções de design mais ousadas e até um carro de nível acima. Tanto que nos EUA, ele é classificado como SUV médio e briga com VW Taos, Honda ZR-V e Jeep Compass, enquanto aqui é um SUV compacto e compete com VW T-Cross e Honda HR-V.

Já o Nissan Kait mantém uma mecânica confiável, mas já antiquada, foco na leveza de construção e no amplo espaço interno, mas sem precisar de muita tecnologia ou acabamento de primeira. Ele mira o segmento de entrada dos SUVs compactos, brigando também com SUVs subcompactos.

Nissan Kicks Platinum 2026 vermelho de frente em uma floresta
Nissan Kicks Platinum 2026 [Auto+ / João Brigato]

Na prática, o papel que o Kicks antigo fazia, hoje é feito pelo Kait. Já o cargo escalado para o novo Kicks é algo totalmente inédito dentro da Nissan. Ele é um modelo que fica no meio do caminho entre os SUVs compactos e médios – tal qual o Honda HR-V. No final das contas, só fica devendo um motor maior que o 1.0 turbo para brigar, de fato, com o andar de cima.

Lados diferentes

Com isso, o nome Nissan Kait caberia bem mais ao SUV totalmente novo. Visto que é um modelo que constrói todo o seu legado novamente, abrindo um novo capítulo e apresentado uma fórmula totalmente diferente de seu antecessor. Já o nome Kicks deveria ter ficado com o modelo antigo, que agora foi reformulado e rebatizado.

Até mesmo o apelo de design dos dois indica isso. O Kait é uma evolução do antigo Kicks e mantém as linhas quase de minivan, com área envidraçada enorme e cabine ampla. Já o novo, é mais esportivo, largo, baixo e com jeito mais parrudo, além de interior bem mais tecnológico. 

Você concorda que a Nissan deveria ter invertido os nomes dos SUVs? Conte nos comentários.


YouTube video

25 comentários em “Nissan deveria ter invertido o nome de Kait e Kicks no Brasil”

  1. Franc Fag

    É o novo KA it da Nissan

  2. Edmon

    Isso faz sentido em uma lógica puramente sob o ponto de vista analítico técnico.
    Ao considerar construção e reconhecimento de marca, a Nissan considerou mais importante manter o nome Kicks como o nome-marca flagship no Brasil.
    A lógica aqui proposta é a mesma que a CAOA fez com ix35 e Tucson (deu nome novo aleatório ao carro novo e deixou o nome consolidado no carro antigo). Isso fez com que o peso do nome-marca Tucson fosse diluído e reduzido.
    É muito melhor deixar o nome Kicks com maior peso e poder dentro do lineup.

    • Orlando Tourinho

      Quem lembra do Chambord e Esplanada?

      É a mesma coisa !

  3. Eng MARCELO NUNES

    Realmente não vejo sentido nenhum em rebatizar o Kicks Play como Kait. Alias, essa prática já deu muito errado, como no Renault Symbol e tantos outros. Inverter os nomes teria sido o lógico, mas agora é tarde.

  4. Joelmo

    Sim. Na minha opinião o novo kicks deveria se chamar kait, ou usar outro nome de peso da Nissan, e além do motor 1.0 turbo, ter a opção de um motor 1.3 turbo também na versão mais cara. Olhando o Kait pelas fotos, me pareceu um kicks “novo modelo”, e visto que já é um automóvel e um nome consagrado no mercado brasileiro, o Kait poderia se chamar kicks. Concordo com o João Brigato.

    • Noslen Snitram

      Concordo plenamente

  5. Sergio Oliveira

    Acho que sim, por apresentar a mesma mecânica do antigo Kicks…Já lançaram o Kait com uma mecânica conhecida porém ultrapassada para o novo modelo da Nissan…Vamos relançar denovo…kkkk

  6. João Antônio Lins

    Seguindo meu entendimento do título da matéria, o nome KAIT invertido é TIAK.
    Seria bem “sugestivo”…

  7. Junior Kajueiro

    Discordo! Kicks é um nome global não faz sentido algum mudar o nome de um carro só porque ele “se elevou” numa nova geração. Fiesta é um ótimo exemplo disso, afinal era um carro “baratinho” que ficou mais refinado/equipado na ultima geração.

    O grande erro ao meu ver foi “lançar” o Kicks play e fevereiro de 2025, sendo que o produto/nome não ficou nem 1 ano no mercado.
    O correto seria o Kait ter chegado antes da nova geração do Kicks, já preparando terreno para a nova geração do modelo.

    • Andressa

      Concordo ! Tenho o Kicks 2022 e pretendo trocar pelo novo em 2026

  8. Dirceu

    Discordo. A estratégia está perfeita na consolidação de evolução de modelos.

  9. Ricardo Castro

    Olha, tem toda razão, faria muito mais sentido.

  10. Cicero Clayton

    Com certeza…. Nissan deu um nó no povo apresentando um carro novo com nome antigo e carro antigo com nome novo… Tenho certeza que todos pensaram isso mas ninguém teve coragem de falar com o chefe pra trocar…kkk

  11. Augusto

    Tem sentido sim a troca dos nomes. O novo deveria ser o Kait e o que foi “renovado” Kicks. Inclusive seria melhor para a composição de preço e da categoria.

  12. Geraldo barcelos

    Excelente comentário. Traduz a realidade.acho que a Nissan está tentando corrigir o erro do lançamento.
    Tenho um kicks2019 . Excelente carro. Mecânica muito boa. Ótimo custo benefício. Acho que o kait vai me atender .na hora que tiver de trocar.

  13. Carlos Roberto

    Esse.motor 1.6 já está mais que obsoleto, consumo alto e torque baixo…Nissan quer economizar…kkk

  14. Eliane

    Com certeza,foi uma barbada ter colocado o nome do Kicks num carro que tem outra proposta.Eu amava o Kicks antigo tive dois deles.

  15. Margarida O. R.

    Eu só queria que o novo Kicks tivesse um motor 1.6, pois ele é muito lindo. Queria muito trocar o meu 2020 pelo novo modelo 2025.

    • Miguel

      Rapaz, estou com esse mesmo problema, tenho um advance 23/24. Achei muito lindo o novo, porém a mecânica não me convenceu, ainda mais com esse preço, acho que vou de wrv ou hrv

  16. Jorge

    Concordo deveria ter sido assim mesmo. Agora é tarde.

  17. Laerte

    De acordo plenamente, o kait nada mais é que um facelift do kicks…
    Seria o mais lógico.
    E o novo “kicks”, teria um nome novo (kait), pois é um veículo de concepção nova.

  18. Marco Lima

    O incrivel é considerarem “de entrada” um carro de 111 mil

  19. Marcelo Silva

    Não acredito que perdi meu tempo lendo toda esta baboseira, porr@ estou lendo qualquer merd@ sobre automóveis.

  20. Padofull

    Pra mim tanto faz o nome. A Nissan já errou tanto nesses carros que o nome será o menor de seus problemas. O maior já está juntando poeira nas concessionárias, e o segundo já vem pra fazer companhia. Renault/Nissan não sabem vender carros.

  21. Filipe

    Até porque o Kait é o Kicks. Não tem carro novo aí.

Deixe um comentário

Assuntos

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar