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Ele não é médio!

Nissan Kicks não vai repetir o erro de Honda ZR-V e VW Taos no Brasil

Honda ZR-V e VW Taos possuem uma característica comum nos EUA e que não será repetida no Brasil pelo Nissan Kicks

4 min de leitura

Sei que a comparação entre Nissan Kicks, Honda ZR-V e Volkswagen Taos parece sem sentido. Mas ela só não tem lógica para nós brasileiros. Afinal, nos EUA, esses três são rivais. Até porque, por lá, o segmento de SUVs compactos praticamente não existe e os SUVs médios, em geral, são os carros de entrada de suas marcas.

Dentro do portfólio da Volkswagen EUA, não existe T-Cross, Nivus, muito menos Tera. O carro de entrada da marca alemã é justamente o Taos junto do Jetta. O mesmo acontece na Toyota, que tem o Corolla Cross e o Corolla como seus carros mais baratos. Na Honda, o papel é de ZR-V e Civic.

Só a Nissan que muda um pouco porque ela conta com o Versa, que também é um dos caros mais baratos dos EUA. Mas o Kicks é o SUV de entrada da marca. Percebeu aqui um padrão? Fora o Kicks que é um SUV compacto, Corolla Cross, ZR-V e Taos são SUVs médios, mas que são posicionados como modelos mais baratos de suas marcas. E aí está o erro de algumas.

Médios que são compactos

Honda ZR-V Touring [Auto+ / João Brigato]
Honda ZR-V Touring [Auto+ / João Brigato]

O Honda ZR-V e o Volkswagen Taos foram pensados para os EUA e para serem os modelos mais baratos de suas marcas. Só que, a demanda global os tornou produtos para outros países também. Esse posicionamento como carro de entrada levou a claros sacrifícios de ambos os modelos, em especial em acabamento.

O Taos é referência de pior acabamento dentre todos os SUVs médios. Se você comparar a qualidade interna do modelo com a do T-Cross, perceberá que não há uma distância tão grande assim. Até porque, o Taos é o T-Cross da Terra do Tio Sam. Por isso, inclusive, o Taos não tem motor 2.0 turbo ou mais itens, afinal, ele é um carro para ser barato (lá fora).

Volkswagen Taos Highline dourado parado de traseira
Volkswagen Taos Highline [Auto+ / Rafael Déa]

O mesmo acontece com o ZR-V, só que é ainda pior. Nos EUA, o modelo se chama HR-V, deixando ainda mais claro que ele é o SUV de entrada da marca japonesa. Não existe o HR-V como o nosso lá em cima e o ZR-V tem o nome de modelo menor. Por isso que o acabamento dele chega a ser pior do que o do irmão menor.

Caso do Corolla Cross

O Corolla Cross poderia até seguir essa lógica. Afinal, é também o SUV de entrada da Toyota nos EUA. Mas ele inverteu a lógica. Enquanto ZR-V e Taos foram desenvolvidos para a América do Norte (ainda que o Taos tenha raízes chinesas), o Corolla Cross nasceu como um projeto de SUV médio de fato para mercados emergentes.

Toyota Corolla Cross XRX [Auto+ / João Brigato]
Toyota Corolla Cross XRX [Auto+ / João Brigato]

A ideia inicial era que ele fosse vendido somente no sudeste asiático e no Brasil. Contudo, o sucesso do modelo o tornou global. Ele recebeu melhorias e alterações para chegar aos EUA, Japão e Europa. Não foi como Taos e ZR-V que foram pensados para serem modelos de entrada e assumiram degraus acima em outros mercados.

Nissan Kicks não vai nessa

Repare que a nova geração do Nissan Kicks ficou muito maior do que o modelo anterior e bem mais sofisticado. Só que a marca japonesa não vai cair no truque de tentar vendê-lo como SUV médio. Ele será um dos SUVs compactos mais caros e sofisticados do segmento, posição onde Honda HR-V, VW T-Cross e Hyundai Creta estão.

Nissan Kicks de segunda geração azul com teto preto de traseira
Nissan Kicks [divulgação]

Esses três, inclusive, estão a centímetros do porte de um SUV médio como os citados anteriormente. Por isso faz tanto sentido que o Kicks brigue com Taos, Corolla Cross e ZR-V nos EUA, mas aqui, como ele é de fato um SUV compacto, brigue com T-Cross, HR-V e Creta. Ele será refinado, mas não ao ponto de um Compass. Por isso, fica com o degrau de entrada.

Você acredita que o Nissan Kicks fará sucesso no Brasil? Conte nos comentários.


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João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

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