O agro é um dos principais pilares da economia brasileira e cresceu 12,2% no primeiro trimestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2024. Um resultado impulsionado pelas condições climáticas favoráveis — especialmente se considerarmos o crescimento modesto de 4,4% registrado no mesmo intervalo do ano passado. Trata-se de um universo à parte, onde força e robustez exigem caminhonetes.
Não por acaso, as caminhonetes são as preferidas desse público: combinam a versatilidade da caçamba, a tração 4×4 e, em muitos casos, até doses de luxo comparáveis às de modelos alemães ou suecos. Selecionamos cinco utilitários entre os mais queridos do campo — seja para o trabalho diário, seja para viagens em família com doses extras de conforto.
Fiat Strada


A Fiat Strada é uma velha conhecida dos brasileiros. Lançada em outubro de 1998, a caminhonete já soma mais de dois milhões de unidades vendidas, segundo o fabricante. Atualmente, é oferecida em sete versões, com carrocerias de cabine simples ou dupla. Os preços variam entre R$ 111.990 e R$ 145.990.
Há duas opções de motorização: o 1.3 Firefly naturalmente aspirado e o 1.0 turbo com injeção direta (T200), este último acoplado a um câmbio CVT com simulação de sete marchas. A caçamba leva até 1.354 litros ou 720 kg na versão de cabine simples, ou 844 litros e 650 kg na configuração de quatro portas.
Toyota Hilux

Nem é preciso ser do mundo das caminhonetes para saber que a Toyota Hilux é um dos modelos mais vendidos do país há anos. E uma das favoritas do agro. Nas versões de cabine simples, o motor 2.8 turbodiesel pode ser combinado a câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas. As configurações oferecem 204 cv a 3.400 rpm e 42,8 kgfm (manual) ou 204 cv e 50,9 kgfm a 2.800 rpm (automática).
Quem busca a versão com cabine dupla encontra seis configurações, com preços entre R$ 274.690 e R$ 353.290 na versão topo de linha SRX Plus. Nesta, a caçamba acomoda até 1.000 litros ou 1.000 kg, além de incluir itens como sete airbags, alerta de mudança de faixa, assistente de pré-colisão e controle de cruzeiro adaptativo (ACC).
Ram 3500

As caminhonetes da Ram são referência no agro, e a 3500 lidera entre as preferidas graças ao porte imponente e ao luxo embarcado. Está disponível em três versões: 3500 Laramie (R$ 504.990), Laramie Night Edition (R$ 514.990) e Limited Longhorn (R$ 549.990).
Esse transatlântico é mais acessível do que a Ram 1500 Laramie (R$ 584.990) e sua versão Night Edition (R$ 599.990). A 3500 traz sob o capô um motor seis cilindros em linha 6.7 com turbo e intercooler, capaz de gerar 377 cv e colossais 117,2 kgfm. A caçamba leva até 1.628 litros (1.280 litros com a RamBox) ou 1.687 kg de carga útil.
Ford Ranger


A Ford Ranger oferece versões voltadas tanto ao trabalho no campo quanto ao lazer. São sete configurações principais, com preços entre R$ 264.200 e R$ 366.600, além da versão esportiva Raptor, que parte de R$ 490.000. Esta última, com um propulsor V6 3.0 sobrealimentado de 397 cv e 59,4 kgfm, bem como uma suspensão especialmente desenvolvida com amortecedores da Fox.
As versões convencionais podem trazer motor 2.0 turbodiesel, com câmbio manual ou automático de seis marchas, ou o V6 3.0 turbodiesel, associado ao câmbio automático de dez marchas. Sempre com cabine dupla, a caçamba da versão XL 2.0 comporta 1.250 litros e até 1.071 kg de carga útil. Já na versão Limited, o volume é o mesmo, mas a capacidade de carga chega a 1.023 kg. A tração pode ser 4×2 ou 4×4, conforme a versão.
Toyota SW4


Fora do universo das caminhonetes, mas ainda com forte presença no campo, o Toyota SW4 é um campeão de vendas no agro. O SUV — que divide as atenções com o Chevrolet Trailblazer e o Mitsubishi Pajero Sport — é vendido em duas versões e pode ter cinco ou sete lugares. Os preços vão de R$ 408.090 a R$ 465.190.
Na versão Diamond, topo de linha, o pacote de equipamentos justifica o investimento: sete airbags, sistema de som JBL, assistentes de colisão frontal, de subida e descida, além de controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e multimídia de nove polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. O motor 2.8 turbodiesel, acoplado a uma transmissão automática de seis marchas, entrega 204 cv e 50,9 kgfm.
Qual desses modelos você escolheria para a vida no campo? Compartilhe sua opinião nos comentários!




