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Força e resistência!

O agro é pop! Cinco modelos preferidos do agronegócio

O mundo do agro exige valentia para encarar o trabalho pesado e os desafios fora de estrada. Selecionamos cinco modelos preferidos do setor

5 min de leitura

O agro é um dos principais pilares da economia brasileira e cresceu 12,2% no primeiro trimestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2024. Um resultado impulsionado pelas condições climáticas favoráveis — especialmente se considerarmos o crescimento modesto de 4,4% registrado no mesmo intervalo do ano passado. Trata-se de um universo à parte, onde força e robustez exigem caminhonetes.

Não por acaso, as caminhonetes são as preferidas desse público: combinam a versatilidade da caçamba, a tração 4×4 e, em muitos casos, até doses de luxo comparáveis às de modelos alemães ou suecos. Selecionamos cinco utilitários entre os mais queridos do campo — seja para o trabalho diário, seja para viagens em família com doses extras de conforto.

Fiat Strada

A Fiat Strada é uma velha conhecida dos brasileiros. Lançada em outubro de 1998, a caminhonete já soma mais de dois milhões de unidades vendidas, segundo o fabricante. Atualmente, é oferecida em sete versões, com carrocerias de cabine simples ou dupla. Os preços variam entre R$ 111.990 e R$ 145.990.

Há duas opções de motorização: o 1.3 Firefly naturalmente aspirado e o 1.0 turbo com injeção direta (T200), este último acoplado a um câmbio CVT com simulação de sete marchas. A caçamba leva até 1.354 litros ou 720 kg na versão de cabine simples, ou 844 litros e 650 kg na configuração de quatro portas.

Toyota Hilux

Toyota Hilux SRX Plus prata parada de levemente de lado em um estacionamento com uma floresta ao fundo
Toyota Hilux SRX Plus [Auto+ / João Brigato]

Nem é preciso ser do mundo das caminhonetes para saber que a Toyota Hilux é um dos modelos mais vendidos do país há anos. E uma das favoritas do agro. Nas versões de cabine simples, o motor 2.8 turbodiesel pode ser combinado a câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas. As configurações oferecem 204 cv a 3.400 rpm e 42,8 kgfm (manual) ou 204 cv e 50,9 kgfm a 2.800 rpm (automática).

Quem busca a versão com cabine dupla encontra seis configurações, com preços entre R$ 274.690 e R$ 353.290 na versão topo de linha SRX Plus. Nesta, a caçamba acomoda até 1.000 litros ou 1.000 kg, além de incluir itens como sete airbags, alerta de mudança de faixa, assistente de pré-colisão e controle de cruzeiro adaptativo (ACC).

Ram 3500

Ram 3500 é uma das caminhonetes preferidas do Agro
RAM 3500 Limited Longhorn [divulgação]

As caminhonetes da Ram são referência no agro, e a 3500 lidera entre as preferidas graças ao porte imponente e ao luxo embarcado. Está disponível em três versões: 3500 Laramie (R$ 504.990), Laramie Night Edition (R$ 514.990) e Limited Longhorn (R$ 549.990).

Esse transatlântico é mais acessível do que a Ram 1500 Laramie (R$ 584.990) e sua versão Night Edition (R$ 599.990). A 3500 traz sob o capô um motor seis cilindros em linha 6.7 com turbo e intercooler, capaz de gerar 377 cv e colossais 117,2 kgfm. A caçamba leva até 1.628 litros (1.280 litros com a RamBox) ou 1.687 kg de carga útil.

Ford Ranger

A Ford Ranger oferece versões voltadas tanto ao trabalho no campo quanto ao lazer. São sete configurações principais, com preços entre R$ 264.200 e R$ 366.600, além da versão esportiva Raptor, que parte de R$ 490.000. Esta última, com um propulsor V6 3.0 sobrealimentado de 397 cv e 59,4 kgfm, bem como uma suspensão especialmente desenvolvida com amortecedores da Fox.

As versões convencionais podem trazer motor 2.0 turbodiesel, com câmbio manual ou automático de seis marchas, ou o V6 3.0 turbodiesel, associado ao câmbio automático de dez marchas. Sempre com cabine dupla, a caçamba da versão XL 2.0 comporta 1.250 litros e até 1.071 kg de carga útil. Já na versão Limited, o volume é o mesmo, mas a capacidade de carga chega a 1.023 kg. A tração pode ser 4×2 ou 4×4, conforme a versão.

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Toyota SW4

Fora do universo das caminhonetes, mas ainda com forte presença no campo, o Toyota SW4 é um campeão de vendas no agro. O SUV — que divide as atenções com o Chevrolet Trailblazer e o Mitsubishi Pajero Sport — é vendido em duas versões e pode ter cinco ou sete lugares. Os preços vão de R$ 408.090 a R$ 465.190.

Na versão Diamond, topo de linha, o pacote de equipamentos justifica o investimento: sete airbags, sistema de som JBL, assistentes de colisão frontal, de subida e descida, além de controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e multimídia de nove polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. O motor 2.8 turbodiesel, acoplado a uma transmissão automática de seis marchas, entrega 204 cv e 50,9 kgfm.

Qual desses modelos você escolheria para a vida no campo? Compartilhe sua opinião nos comentários!


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Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

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