Home » Curiosidades » Os 5 escapamentos mais bonitos de todos os tempos

Curiosidades

Os 5 escapamentos mais bonitos de todos os tempos

Os escapamentos destes carros não são apenas exemplos de engenharia aplicada, mas verdadeiras obras de arte construídas em metal

3 min de leitura

Depois de conferir a nossa lista com os cinco escapamentos mais controversos do nosso mercado, vamos mergulhar de cabeça no mundo dos esportivos e dos hipercarros para te mostrar alguns dos sistemas de exaustão mais belos já construídos pela indústria. Não são apenas tubos e canos dobrados, mas sim obras de arte!

Zonda C12 S

Escapamento Pagani Zonda C12 S
[Pagani Zonda C12 S/Divulgação]

Ao longo das últimas décadas, a Pagani produziu alguns dos carros mais incríveis, rápidos e sonoros do mundo. O escapamento do Zonda é uma obra de arte, ecoando uma belíssima e poderosa sinfonia proveniente do motor Mercedes-AMG V12 de 7,0 litros, que gera 550 cv de potência. Este motor permite ao carro acelerar de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e atingir uma velocidade máxima de 335 km/h.

Porsche 918 Spyder

Escapamento Porsche 918 Spyder
Porsche 918 Spyder (divulgação)

O Porsche 918 Spyder é um carro com credenciais invejáveis. O motor V8 de 4,6 litros e 608 cv trabalha em conjunto com duas unidades elétricas (uma em cada eixo) para entregar números combinados de 887 cv e 93,5 kgfm de torque, permitindo ao carro alcançar 100 km/h em apenas 2,6 segundos. O sistema de escapamento montado no topo da tampa do motor tem uma explicação: a menor quantidade de tubo significa menos metal e peso, beneficiando tanto a aerodinâmica quanto a temperatura.

Mercedes-Benz SLR McLaren

Mercedes-Benz SLR McLaren [divulgação]
Mercedes-Benz SLR McLaren [divulgação]

Um dos carros capazes de produzir uma das mais belas sinfonias de toda a indústria automotiva. O motor V8 5.4 Supercharged emite um som gutural e borbulhante, com as saídas de escapamento localizadas próximas às rodas.

TVR Sagaris

Escapamento TVR Sagaris
[TVR Sagaris/Divulgação]

O TVR Sagaris foi produzido pela fabricante britânica TVR entre 2005 e 2006. Conhecido por seu design arrojado e filosofia de engenharia purista, o Sagaris atrai aqueles que procuram uma experiência de condução ímpar. O motor de seis cilindros em linha de 4,0 litros naturalmente aspirado gera 406 cv, e o câmbio é manual de cinco marchas. Além do design marcante da carroceria, os tubos de escapamento são enormes e apontados para os lados, algo que dificilmente veremos novamente.

Honda Civic Type R

Honda Civic Type-R [Auto+ / João Brigato]
Honda Civic Type-R [Auto+ / João Brigato]

Assim como a Ferrari 458 Italia, o Honda Civic Type R também exibe três saídas de escape assimétricas. Se na geração passada, FK8, elas chamavam a atenção, agora na geração FL5 continuam se destacando, contribuindo para o design do carro e permitindo a vazão dos gases do motor 2.0 K20C1 turbo com injeção direta, que produz 297 cv e 42,8 kgfm de torque.

Qual destes sistemas de exaustão você considera o mais belo? Escreva sua opinião nos comentários!

>>5 carros para comprar com até R$ 100 mil

>>Os 5 escapamentos mais controversos do nosso mercado

>>Volvo inicia programa de ônibus elétrico biarticulado


YouTube video

7 comentários em “Os 5 escapamentos mais bonitos de todos os tempos”

  1. Jox

    Desses apresentados nas fotos, o Porsche 918 e o Mercedes-Benz SLR McLaren são lindíssimos! Os restantes não deveriam estar aí, pois tem outros carros com escapamentos bem mais bonitos.

  2. Claudio

    Só mostraram o escapamento de alguns carros, não mostraram o escape da Mercedes nem do Porshe. Era esse o alvo da reportagem

  3. Alexandre Ussuhi

    Ué, mas o escape dos dois estão visíveis

    • João

      Sim.
      No Porshe próximo de cada santantonio e na Mercedes do lado da roda dianteira.

  4. VTR Imóveis

    Cade o "som"…a reportagem é somente sobre o design dos escapes??

  5. Roberto

    Ford GT90 apesar de só ser um concept tem o mais bonito e em harmonia com a traseira do carro

  6. Robson Pereira Lopes

    Tinham que colocar cetinhas indicando onde estão esses escapamentos para que o Cláudio possam enxergá-los, já que, certamente, ele não leu o que o reporter escreveu. Cláudio leia a reportagem ou releia, e depois dê um zoom nas fotos.

Os comentários estão encerrado.

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar