Ao vivo
Home » Curiosidades » Outros Ford Maverick que não são a rival da Toro e o cupê brasileiro

Curiosidades

Outros Ford Maverick que não são a rival da Toro e o cupê brasileiro

Ford Maverick já foi um muscle-car e um dos mais emblemáticos carros esportivos brasileiros e agora é uma picape rival da Fiat Toro

5 min de leitura

Ainda que muitos entusiastas tenham visto o uso do nome Ford Maverick como uma blasfêmia, essa não é a primeira vez que a marca do oval azul utiliza essa designação. Não é incomum que as marcas peguem nomes de esportivos para batizar carros com outro tipo de proposta, mas Maverick já havia sido usado pela Ford em outras situações.

A história com o nome Maverick começou em 1969 quando o cupê foi apresentado nos EUA. Ele só chegou ao Brasil em 1973 e com uma missão diferente. Por lá, ele era um modelo barato da Ford, sem pretensões esportivas, na tentativa de barrar o avanço dos carros japoneses. Já no Brasil, ele foi tratado como um muscle-car e fez sua fama por causa do motor V8.

Ford que não é Ford

Ele saiu de linha em 1977 nos EUA, sendo substituído pelo Fairmont. Por aqui foi descontinuado somente em 1979, sem deixar um sucessor direto. O nome voltou a ser usado pela Ford em 1988, mas dessa vez nada de motor V8, carroceria cupê ou até mesmo em um modelo legítimo da marca norte-americana.

Ford Maverick 1977 [divulgação]
Ford Maverick 1977 [divulgação]
A doce ironia do destino pegou a Ford pelos cabelos. Se o Maverick original foi desenvolvido para tentar conter os carros japoneses, o modelo de 1988 era, na realidade, um carro nipônico. Nesse ano, a Ford Austrália pegou emprestado o Nissan Y60 Patrol, mudou os emblemas, trocou o freio a disco traseiro pelo tambor e lançou o novo Maverick.

Ford Maverick e Nissan Patrol eram idênticos de maneira até bizarra. Nem mesmo a grade frontal com estilo tipicamente Nissan foi alterado pela Ford. A única maneira que as marcas encontraram para diferencia-los foi com o uso de cores diferentes e versões com equipamentos modificados.

Ford Maverick 1977 [divulgação]
Ford Maverick 1977 [divulgação]
Ele foi vendido assim até 1997 enquanto convivia com um segundo Ford Maverick. Empolgada com a ideia de oferecer um SUV, a marca do oval azul recorreu novamente à Nissan para fazer um utilitário esportivo com nome anteriormente usado em um cupê.

Dois Mavericks

Ao contrário do modelo derivado do Nissan Patrol, que era vendido somente na Austrália, o novo Ford Maverick seria oferecido na Europa. Ele foi lançado em 1993 e tomava como base o SUV compacto Nissan Terrano II. Novamente as modificações entre o modelo japonês e o da Ford eram mínimas.

Ford Maverick 1993 [divulgação]
Ford Maverick 1993 [divulgação]
O Ford Maverick recebia grade frontal com desenho bastante semelhante ao do Escort da época e logotipos da Ford. Nada mais além disso. Uma reestilização aplicada em 1996 trouxe ao SUV faróis redondos, presentes também no Nissan. A diferença entre eles, entretanto, ficava por conta do acabamento cromado e a grade filetada do Ford, inspirada na Ranger.

Esse Maverick baseado no Nissan Terrano II saiu de linha em 1999, três anos depois do modelo australiano. Mas a Ford novamente atacaria o mercado europeu com um novo SUV com nome clássico. Só que dessa vez ele seria um Ford de verdade, não mais um Nissan rebatizado.

Ford Maverick 1996 [divulgação]
Ford Maverick 1996 [divulgação]

Ford que é Ford

Quando a primeira geração do Ford Escape foi apresentada em 2001 nos EUA, a marca do oval azul finalmente entrava no segmento de SUVs médios de cabeça. Com jeitão de Grand EcoSport, o Escape foi um verdadeiro sucesso. Tanto que foi vendido também pela Mercury como Mariner e como Mazda Triube.

Ford Maverick 2001 [divulgação]
Ford Maverick 2001 [divulgação]
Contudo, a Ford decidiu não usar o nome Escape na Europa, mas sim Maverick. Entre 2001 e 2008 o SUV médio foi comercializado no Velho Continente usando o batismo que já pertenceu a um cupê e a dois SUVs rebatizados da Nissan. Como na Europa ele não vendeu bem, saiu de linha sem deixar sucessor.

A resposta da Ford ao segmento de SUVs médios na Europa só voltou em 2013 quando a terceira geração do Escape foi lançada. Novamente a marca preferiu não usar o nome norte-americano e adotou Kuga. Pelo menos dessa vez o nome Maverick estava livre novamente.

Ford Maverick 2001 [divulgação]
Ford Maverick 2001 [divulgação]

Toro da Ford

O hiato de 2008 a 2021 foi suficiente para que o nome deixasse de ser associado aos SUVs da Nissan ou à versão europeia do Escape. Assim, a Ford decidiu que ele seria perfeito para uma picape. Afinal, Maverick tem como significado um animal não marcado com ferrete. Algo que fica mais ligado, de fato, a uma picape do que a um SUV ou a um cupê.

Ironicamente ou não, esse batismo tem proximidade com Bronco, que é um cavalo indomado e jovem. Maverick e Bronco Sport dividem plataforma, conjunto mecânico e diversos componentes. É quase como se um fosse a versão picape/SUV do outro. A Ford Maverick, agora como picape, é esperada para o Brasil em 2022.

Ford Maverick [divulgação]
Ford Maverick [divulgação]

>>Bronco Sport é o melhor Ford que você pode comprar hoje | Avaliação

>>Ford Maverick vai brigar com a Fiat Toro fazendo 17 km/l na cidade

>>Ford pode ter Escape Hybrid somente na versão mais cara no Brasil

YouTube video

3 comentários em “Outros Ford Maverick que não são a rival da Toro e o cupê brasileiro”

  1. CARLOS

    Ford, nunca mais

  2. π eu comprei um Ford do emblema azul toda vez que quebra eu tomo no ©… Ford do emblema azul”

  3. RAIMUNDO DE JESUS ROCHA

    Olá!
    Muito interessante suas reportagens, tem bastante informações que todos nós que dirigimos deveríamos saber, parabéns que DEUS te abençoe sempre.

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar