Ao vivo
Home » Curiosidades » Por que a Toyota tem dois Yaris Cross e qual foi escolhido no Brasil?

Curiosidades

Mas para que?

Por que a Toyota tem dois Yaris Cross e qual foi escolhido no Brasil?

Apesar de cada vez mais ter produtos globais, o segmento de SUVs compactos precisa de dois Yaris Cross no mundo

4 min de leitura

Com lançamento já confirmado para o Brasil durante o Salão do Automóvel, o Toyota Yaris Cross vem para sacudir o mercado nacional. Mas sabia que a marca japonesa possui dois Yaris Cross no mundo? Ambos disputam o segmento de entrada dos SUVs, mas são carros completamente diferentes e de propostas distintas.

Menor, mas mais caro

Toyota Yaris Cross [divulgação]
Toyota Yaris Cross [divulgação]

O Yaris Cross XP210 pode ser considerado um SUV subcompacto. Isso porque, o modelo é derivado direto do Yaris hatch, contando com as mesmas portas e lateral. É o mesmo efeito que acontece com Fiat Pulse para o Argo ou de Renault Kardian para Dacia Sandero. Inclusive, o porte é semelhante.

Na fita métrica, o XP2010, código interno para o Yaris Cross de alto custo, tem 4,18 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,56 m de altura e entre-eixos de 2,56 m. Comparado a um VW Tera, o Toyota é 3 cm mais longo, 2 cm mais estreito, 6 cm mais alto e tem entre-eixos 1 cm menor.

Toyota Yaris Cross [divulgação]
Toyota Yaris Cross [divulgação]

Ele conta somente com motores 1.5, sendo ambos três cilindros aspirado. A diferença está que existe a versão não híbrida de 118 cv e 14,8 kgfm de torque ou a HEV com 116 cv e torque total não divulgado. O câmbio pode ser CVT ou, no caso do modelo não eletrificado, há opção manual de seis marchas. Tração 4×4 é oferecido em ambos como opcional.

Visualmente falando, o modelo parece uma versão mais alta do Yaris hatch. A frente traz faróis bem altos cuja base serve de topo para a grade frontal. Um grade triângulo na dianteira marca o visual do carro. As colunas A são em preto para dar a sensação de teto flutuante, ao passo que o para-lama traseiro é bem marcado, junto da coluna C.

Toyota Yaris Cross [divulgação]

Por dentro, o console central desenha um grande Y onde divide o painel em dois andares. A central multimídia flutuante fica em posição bem alta, enquanto o volante é o mesmo do GR Corolla e o painel é o mesmo das versões de entrada do Corolla sedan. Atualmente, o Toyota Yaris Cross XP210 é fabricado no Japão e na França.

O Yaris Cross do Brasil

Enquanto o Toyota Yaris Cross para países ricos foi lançado em 2020, o modelo emergente, internamente chamado de AC200, foi revelado na Indonésia em 2023. O modelo foi desenvolvido pela divisão tailandesa da Toyota e será o escolhido para o nosso mercado. Isso se dá por conta do custo reduzido de produção e porte maior.

Toyota Yaris Cross [divulgação]
Toyota Yaris Cross [divulgação]

Enquanto o XP210 usa plataforma TNGA-B, o AC200 traz a base DNGA-B, uma versão de baixo custo da plataforma global da Toyota com desenvolvimento encabeçado pela Daihatsu. Com isso, o Toyota Yaris Cross emergente é um carro maior com 4,31 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,61 m de altura e entre-eixos de 2,62 m.

Na parte de motorização, o Yaris Cross AC200 conta também com motores 1.5 apenas, mas eles são de quatro cilindros com 106 cv e 14,1 kgfm de torque no modelo normal e 111 cv no híbrido. O esquema de transmissões é o mesmo: CVT como padrão, mas o 1.5 sem eletrificação tem opção manual, só que de cinco marchas.

Toyota Yaris Cross [divulgação]
Toyota Yaris Cross [divulgação]

Visualmente falando, enquanto o Yaris Cross XP210 é uma versão aventureira do Yaris Hathc, o AC200 parece um Highlander / Kluger em miniatura. A frente tem grade frontal trapezoidal igual ao antigo Corolla Cross, acompanhada por faróis afilados e agressivos. A lateral traz caixas de rodas triangulares, mas nada de vincos fortes.

Já na traseira temos lanternas invadindo a tampa do porta-malas, mas não em uma barra preta como no irmão mais caro. Já por dentro, o Yaris Cross tailandês parece mais moderno do que o japonês / europeu por conta dos elementos horizontalizados. O volante tem estilo retrô e o painel é parcialmente digital.

Toyota Yaris Cross [divulgação]
Toyota Yaris Cross [divulgação]

Qual Yaris Cross te agrada mais? Conte nos comentários.


YouTube video

7 comentários em “Por que a Toyota tem dois Yaris Cross e qual foi escolhido no Brasil?”

  1. valdiro

    o europeu é muito mais bonito o outro é feio.

    • Franch

      Cópia descarada do Creta 2020. Nada se cria tudo se copia

  2. Ricardo

    Mil vezes o Yaris Cross XP210

  3. Gustavo

    Prefiro o europeu com tração 4×4

  4. Alex

    Os chineses vão jantar ele rapidinho.

  5. Mario Pires

    Pra que dois Yaris? O XP210 era o que todos brasileiros esperavam.

  6. Jorge Tcharkhetian

    Sempre para o Brasil se escolhe a plataforma de menor valor mas com preço de primeiro mundo. Quando essa filosofia será revertida?

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar