Quem é amante dos jogos de carros das antigas vai reparar que games feitos entre o final dos anos 1990 e metade da década de 2010 não tinham modelos da Porsche. Exceto o Need For Speed ou modelos da Ruf, que faziam o papel dos Porsche. Mas por que isso acontecia? Simplesmente por conta de um acordo entre EA games e a marca de esportivos.
Afinal, quem jogou os seis primeiros jogos da grife Gran Turismo sempre reparou que os carros da Porsche eram ausentes. A única maneira de tê-los era através da Ruf, que muita gente pensava que era a Porsche mesmo.
Isso também se repetiu em outros games clássicos como Midnight Club, Test Drive, Project Gotham Racing e por aí vai. E a ausência da marca alemã foi culpa de um jogo lançado em 2000: Need For Speed Porsche Unleashed. O quinto jogo da franquia de corridas ilegais que anda bem capenga nos últimos anos.

Soltem os Porsches
Para a criação do jogo, EA e Porsche assinaram um acordo de exclusividade, onde os carros da marca alemã não poderiam figurar em outros games. A ideia era manter a predileção pelo Need For Speed e, quem quisesse ter os Porsche em seus jogos, deveria pagar também à EA pelos direitos de uso.
Não há uma data anunciada do acordo firmado, mas rumores dizem que ele foi assinado em 1997 com duração de 20 anos – tanto que ele foi rompido em 2017. Isso explica o fato de que não temos carros da Porsche desde Gran Turismo 1, que veio em 1997 e já usava os carros da Ruf como atalho.

O acordo não foi renovado em 2017 a pedido da própria Porsche, que via como limitação que seus carros não figurassem em outros jogos ou que a EA lucrasse absurdamente com isso ao vender licenças para outras produtoras. A Microsoft, por exemplo, desembolsou uma grana milionária para ter os carros da marca em Forza Motorsport, inclusive os vendendo via DLC.
Porsche que não era Porsche
O grande motivo pelo qual a Porsche percebeu que estava perdendo tempo e dinheiro com o acordo era que a Ruf se beneficiou muito com isso. Os carros da marca apareciam nos jogos através da preparadora Ruf, que ganhava o dinheiro com licenças. Como os jogos da grife Need For Speed venciam cada vez menos e eram altamente criticados, era hora de mudar.

Mas como as produtoras deram a volta no acordo usando a Ruf? Simplesmente pelo fato de que, aos olhos da lei, a Ruf não é a Porsche. Afinal, o chassi dos carros é próprio e ela é considerada uma fabricante independente, mesmo que use muitos componentes da marca de esportivos da Alemanha.
Vendo a popularidade da Ruf entre os gamers e como a preparadora se beneficiava com o uso de carros (teoricamente) da Porsche em vários jogos, era mais proveitoso cortar o acordo de exclusividade com a EA e deixar que outros games tivessem seus carros. Desde então, quando se fala em jogo de corrida, ter um Porsche é quase obrigatório.

Você já conhecia esse acordo da Porsche com a EA? Conte nos comentários.
![Porsche 911 GT3 RS [Forza Motorsport 7]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/08/2017-06-13-forza-motorsport-7-8.webp)

