Home » Curiosidades » Qoros foi a primeira tentativa falhada da Chery na Europa

Curiosidades

Tentou e não rolou

Qoros foi a primeira tentativa falhada da Chery na Europa

Criada há 18 anos, a Qoros foi a primeira marca chinesa a atuar na Europa. Criada pela Chery, ela não deu certo

4 min de leitura

Quando os carros chineses ainda eram meras copias de modelos internacionais ou modelos de baixa qualidade, a Chery viu potencial para atuar na Europa. Só que vender carros como QQ, Face e Cielo seria impossível. Por isso, ela criou a marca Qoros em parceria com a Israel Corporation. Mas a aventura, que tinha enorme potencial, não deu certo.

O acordo entre a Israel Corporation e a Chery foi assinado em 2007 para a criação da Chery Quantum Automotive Corporation, depois renomeada para Qoros em 2011. Contudo, logo depois a Kenon comprou toda a parte da Israel Corp. Ainda sem lançar nenhum carro, a Qoros assinou com a Magna Steyr para produzir veículos na Áustria.

Volkswagen chinês

A primeira aparição de um carro feito pela Chery para a Europa foi no Salão de Shangai em 2013 com a revelação do Qoros 3. O modelo foi projetado pelo ex-designer da Mini, Gert Hildebrand e foi totalmente pensado para a Europa. A inspiração no design veio de modelos da BMW e Volkswagen, com estilo mais austero, mas com identidade visual fortíssima.

Qoros 3 [divulgação]
Qoros 3 [divulgação]

A ideia era produzir uma família de modelos com um sedan médio, um hatch médio e uma perua. Somente o modelo mais familiar não passou do estágio de protótipo, enquanto o hatch e o sedan foram produzidos em Changshu na China de 2013 a 2020. A produção na Europa, planejada desde o começo, nunca aconteceu.

Na parte mecânica, o Qoros 3 podia ser equipado com motores 1.5 quatro cilindros turbo, 1.6 quatro cilindros turbo (os mesmos que os Tiggo usam) ou 1.6 quatro cilindros aspirado. Como ainda haviam muitos europeus amantes de câmbio manual, o terceiro pedal era fornecido para algumas versões, mas o foco era voltado aos modelos CVT.

Qoros 3 [divulgação]
Qoros 3 [divulgação]

Um dos grandes pontos que a Qoros se vangloriava em seus modelos era que eles foram lançados já com cinco estrelas no Euro NCAP. Só que o avanço da marca pela Europa demorou demais e foi feito somente pela parte mais pobre do continente. Por lá, inclusive, foi lançado o Qoros 3 GT e o Qoros 3 City SUV, versões aventureiras do sedan e do hatch.

Antes de Omoda & Jaecoo

Como o foco da Qoros era a Europa, a Chery não oferecia os modelos por lá até 2015, quando trouxe a marca também para seu país natal. A ideia é parecida com a de Omoda & Jaecoo, que atuam somente fora da China, mas alguns modelos escapam e são vendidos como Chery no mercado local.

Qoros 5 [divulgação]
Qoros 5 [divulgação]

A segunda fase de expansão da Qoros veio com o 5. Ele foi apresentado no salão de Guangzhou em novembro de 2015, mas as vendas foram iniciadas em março de 2016. Ele tinha o corpo do 3 hatch, mas era mais alto e parrudo. Uma fórmula parecida com o que acontece com Fiat Pulse em relação ao Argo, por exemplo. Seu único motor era o 1.6 turbo.

Na tentativa de expandir a linha, a Qoros apresentou o SUV médio Young em agosto de 2017. O modelo, na realidade, era apenas o Chery Tiggo 7 com logotipos trocados. Por razões nunca divulgadas, ele foi descartado pela Qoros e lançado pela Chery como Tiggo 7 Fly. Tinha motor 1.5 turbo com câmbio manual ou automático.

Não foi

Em crise e vendo que a Qoros não iria para a frente, a Chery tirou o pé da marca, abrindo mão de sua participação para 25%. A Baoneng Investment Group adquiriu 51% da marca, tirando a porcentagem da Kenon para 24%. Pouco tempo depois, a Kenon abriu mão de um pedaço da fatia, deixando o fundo de investimentos com 63% da Qoros.

O último sopro de esperança da Qoros veio através do 7. O modelo foi revelado em 2020 e durou até 2022, quando a Qoros parou de vender carros. Ele era baseado no Tiggo 7, mas possuía um visual bem diferente que inauguraria uma nova linguagem visual da marca, porque o controle dela havia mudado.

Qoros 7 [divulgação]
Qoros 7 [divulgação]

Ele contava com motores 1.6 turbo ou 1.8 turbo, visual ousado, mas já não era um carro vendido na Europa, somente na China. As vendas foram fracas e as três donas da Qoros decidiram que era hoje de desistir do projeto. Com isso, em 2022, a Qoros foi fechada e somente com a criação da Omoda & Jaecoo a Chery voltou a vender carros na Europa oficialmente.

Você conhecia a Qoros? Conte nos comentários. 


YouTube video

Deixe um comentário

Assuntos

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar