Ao vivo
Home » Curiosidades » Quais carros tiveram defeitos bizarros no Brasil?

Curiosidades

Imagina se pega no olho!

Quais carros tiveram defeitos bizarros no Brasil?

O Auto+ separou cinco carros que já foram ou ainda são vendidos no Brasil e que sofreram com problemas bizarros

4 min de leitura

É muito comum termos problemas com os automóveis. Afinal de contas, eles são produtos que usam diversos componentes e muitas vezes essas peças não estão prontas para aguentarem o tranco. Só que, tivemos alguns casos de carros com problemas bizarros que aconteceram e marcaram o Brasil.

Na lista de hoje, vamos conhecer alguns problemas bizarros enfrentados pelos carros vendidos no Brasil. Por sorte, as montadoras souberam dessas falhas e logo correram para arrumá-las.

Volkswagen Fox

Volkswagen Fox vermelho parado de frente
Volkswagen Fox Ruote [Divulgação]

Em primeiro lugar começamos com uma das histórias mais chamativas. Em meados dos anos 2000, a linha Fox e CrossFox usava bancos traseiros que podiam ser rebatidos. O mecanismo para que os assentos fossem abaixados envolvia apertar uma pequena trava com espaço para colocar um dedo.

O problema é que ao acionar a peça, o banco deitava e o dedo do condutor poderia ser brutalmente cortado. Infelizmente houve registros de pessoas que perderam parte do dedo. Mas, por sorte, a marca alemã fez um recall pouco tempo depois para solucionar o problema.

Chery S18

Chery S18 vermelho parado de frente com fundo neutro
Chery S18 [Divulgação]

Outro carro que apresentou um problema bizarro no Brasil foi o chinês Chery S18. Lançado em nosso mercado em meados da década de 2010 tinha como um dos destaques a motorização flex. Algo inédito para carros chineses importados até aquele momento. Todavia, o pedal do freio podia entornar no caso de ser acionado com força.

Um casos registrados foi com a revista Quatro Rodas. Durante uma análise da publicação, o pedal do freio da unidade testada entortou de forma surpreendente após uma frenagem brusca. A marca chinesa fez um recall para resolver a situação o mais rápido possível. Só que, o S18 saiu de linha, sendo um dos carros pouco lembrados pelos consumidores.

Effa M100

Effa M100 branco parado de frente foi um dos carros à venda no Brasil com problemas bizarros
Effa M100 [Divulgação]

Agora, um dos carros mais problemáticos e com passagem relâmpago pelo Brasil foi o chinês Effa M100. Ele colecionou polêmicas, seja pelo estilo bem diferente quanto pela qualidade de fabricação. Um dos seus problemas bizarros foi não atender as normas brasileiras em relação aos seus cintos de segurança do banco traseiro.

No Brasil, a lei exige que eles sejam de três pontas nas laterais e agora também no banco central. Porém, o M100 teve diversas unidades que desembarcaram por aqui com os cintos laterais traseiros diagonais. Na época, a marca chinesa afirmou que foi um erro da fabricante do veículo na China. Por sorte, um recall foi feito e nenhum registro grave foi revelado.

Fiat Tipo

Fiat Tipo vermelho parado de frente foi um dos carros com problemas bizarros no Brasil
Fiat Tipo [Divulgação]

Na década de 1990, um dos carros de sucesso foi o Fiat Tipo. Ele se destacava pelo desenho quadrado, amplo espaço interno e um pacote recheado de série. Contudo, ele faz parte da lista por um dos problemas mais bizarros: podia pegar fogo.

O problema estava na mangueira do fluído da direção hidráulica, a qual era instalada próxima ao coletor de escape. Caso o volante fosse esterçado até o batente, ela podia romper e liberando o fluído na parte quente. A marca até fez recall para solucionar o problema, nacionalizou a produção e implantou melhorias. Só que, a imagem do Tipo já estava queimada (literalmente).

Renault Kwid

Renault Kwid Zen [Auto+ / João Brigato]
Renault Kwid Zen [Auto+ / João Brigato]

O último dos carros com problemas bizarros no Brasil é o Renault Kwid. Aliás, ele é o único que segue vivo em nosso mercado. Mas, logo que começou a ser vendido, ele sofreu com alguns registros estranhos. O que acontecia era que uma peça da coluna de direção que se desprendia.

Em seguida, a caixa de direção se soltava podendo cair no colo do condutor. Casos foram registrados, mas por sorte não houve danos graves ou fatalidades. A Renault já solucionou o problema e compacto na linha 2026 por iniciais R$ 78.690 na versão Zen.

Qual desses carros com problemas bizarros no Brasil você já ouviu falar? Se lembra de outros casos estranhos? Escreva nos comentários!


YouTube video

5 comentários em “Quais carros tiveram defeitos bizarros no Brasil?”

  1. ai ease watermark remover

    Olha, que leitura interessante! Foi como viajar no tempo (e no mundo dos carros estranhos) com essa lista. O Effa M100 já era curioso só de olhar, e a história dos cintos de segurança? Absurdamente engraçado! Mas o Fiat Tipo pegando fogo? Que clichê… literalmente! Mas eita, mesmo com esses problemas bizarros, a gente ainda compra carros, né? Poeticamente falando, são as anedota do mundo automobilístico brasileiro. Qual destes heróis incomuns você já dirigiu ou viu na rua? Ah, e se lembrar de um caso ainda mais estranho, me conta nos comentários! 😉ai ease watermark remover

  2. Junior

    Poços Tipo pegaram fogo por problema de vazamento na mangueira, que era causado por brasileiro ter a mania de lavar motor com óleos que agridem borrachas, causando vazamento e o fogo.

    Oportunistas, ao saberem que a Fiat reembolsava com carro novo, propositalmente colocava fogo no carro.

    Esse boato falso segue sendo propagado há mais de 20 anos.

    Isso me foi revelado por duas pessoas ex funcionárias da Fiat, ligadas ao processo de investigação dessas ocorrências, em ocasiões distintas, anos uma da outra, e falaram exatamente a mesma coisa.

    • Rafoso

      Totalmente inverídico. O defeito ocorria nas versões importadas com motor 1.6 ie. Não ocorria nas versões 2.0. E vc acha realmente que no Brasil a pessoa ia colocar fogo no carro e pagariam o carro? Por favor. Jamais.

    • Eng MARCELO NUNES

      A Fiat nao reembolsou ninguem, criaram ate uma associação de consumidores, a Avitipo, mas ficaram chupando o dedo e o processo corre ate hoje

  3. Edmon

    A roda voando do Stilo..

Deixe um comentário

Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

Você também poderá gostar