Ao vivo
Home » Curiosidades » Quais tecnologias mais atrapalham do que ajudam?

Curiosidades

Quais tecnologias mais atrapalham do que ajudam?

Algumas tecnologias facilitam a vida do motorista, mas outras acabam se tornando uma pedra no sapato; não adianta reinventar a roda!

2 min de leitura

Na última edição da Pergunta da Semana, perguntamos qual é a tecnologia que mais irrita no seu carro. Afinal, algumas delas facilitam nossa vida, enquanto outras tornam tudo ligeiramente mais complexo.

Antes de conferir as opiniões dos nossos leitores e seguidores do Instagram, vamos às escolhas da nossa equipe de jornalismo, que citou a câmera no lugar do retrovisor, o volume que se ajusta automaticamente à velocidade, a câmera de pontos-cegos (como a presente em alguns modelos da Honda) e os comandos reunidos na tela da central multimídia.

Start-Stop

Start-stop [reprodução]
Start-stop [Foto: Reprodução]

O Start-Stop foi o grande campeão entre os nossos seguidores do Instagram. Muitos acham essa tecnologia irritante, com o motor ligando e desligando durante breves paradas, como nos semáforos. “É o pior sistema já inventado pela indústria”, criticou nosso seguidor @gaaduartee.

Comandos Táteis

Volkswagen Taos Highline 250 TSI [Foto: Auto+ / Rafael Déa]

Assim como a câmera no lugar do retrovisor, às vezes não é preciso reinventar a roda, mas alguns fabricantes optam por oferecer comandos táteis na cabine. “Os dos modelos da Volkswagen são totalmente contra-intuitivos, fazendo o motorista desviar a atenção do trânsito para realizar a mudança de temperatura do climatizador de ar”, escreveu nosso seguidor do Instagram @guilhermendesalves.

Controle de Tração

Ford Mustang Mach-E cinza andando na estrada
Ford Mustang Mach-E 2024 [Foto: Divulgação]

O controle de tração é uma das tecnologias desenvolvidas que ajudam a salvar o motorista e os ocupantes de algumas enrascadas no asfalto. No entanto, nosso leitor RO escreveu na aba de comentários do site que, no fora de estrada, “você precisa de potência do motor para não derrapar e o sistema acaba cortando a força”.

Comandos Reunidos na Central Multimídia

Central multimídia ligada do Toyota Corolla GR-Sport 2025
Central multimídia do Toyota Corolla GR-Sport 2025 [Divulgação]

Os comandos reunidos na central multimídia não apenas irritam nosso repórter Felipe Yamauchi, como também alguns dos nossos seguidores. “Que mania alguns fabricantes têm de colocar todos os comandos básicos no multimídia. Algo que acho até perigoso de utilizar ao dirigir na estrada, por tirar a atenção”, falou @ralph.yamaguti.

Agora é a sua vez: qual a tecnologia que você mais odeia no seu carro? Escreva nos comentários!


YouTube video

4 comentários em “Quais tecnologias mais atrapalham do que ajudam?”

  1. Judson

    Tenho um tigo 8, tem 3 funções que me matam, 1° e pior: freia sozinho 100% das vezes até o momento sem necessidade, uma das vezes quase quebrou meu pescoço. 2°: regulagem dos retrovisores, tenta facilitar na hora da ré mais 100% das vezes tenho que regular manualmente para posição adequada. 3°: memória dos bancos e retrovisores, toda vez que entre no carro tenho que pressionar o botão de memória, se fosse um carro que muita gente dirige talvez seria bom.

  2. Luis Barradas

    Reunir todos os comandos na central multimídia é uma péssima idéia e tira a atenção do motorista. Com botões físicos, é possível cessá-los sem nem precisar olhar e isso é muito mais seguro.

  3. Luis Barradas

    Reunir todos os controles na central multimídia é irritante e perigoso.
    Com botões físicos, é possível acessá-los até sem precisar olhar, porque já se tem a exata noção de onde estão localizados.

  4. Paulo

    Tenho um Nissan Kicks Sense e não sei porque não abrem-se todas as portas quando é acionado pela chave ou ao abrir a porta do motorista. Cansei de ir até o porta-malas e voltar para "destravar " pelo botão que tem na porta do motorista… chato demais.

Os comentários estão encerrado.

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar