Nem todo carro que já foi vendido no Brasil foi um sucesso de crítica e de vendas. Prova disso é que algumas aposentadorias, quando acontecem, não fazem falta alguma. Quer seja por conta dessa falta de sucesso, mas também porque algum outro carro o substituiu de maneira muito melhor.
Por isso, na Pergunta da Semana queremos saber: que carro saiu de linha e não faz falta alguma? Para que suas sugestões figurem na lista de sexta-feira, comente aqui ou nas nossas redes sociais, mas justifique também o motivo pelo qual esse carro foi escolhido. Agora, as sugestões da nossa equipe de jornalismo.
Lifan — João Brigato / editor chefe

Vou bem além de citar apenas um carro, mas uma marca como um todo. Dentre todas as chinesas que vieram ao Brasil, a Lifan era, sem dúvidas, a pior. Os carros eram até bonitos, mas se desmanchavam ao serem dirigidos e tinham acabamento tenebroso. Prova maior de um fracasso, é que a Lifan faliu até na China.
Chevrolet Agile— Rafael Pocci Déa / editor assistente

O Chevrolet Agile foi o primeiro carro da família Viva, lançado em 2009 como linha 2010. Baseado no conceito GPiX, o Agile apresentava uma falta de proporcionalidade, mas o espaço interno e o porta-malas de 327 litros são dois capítulos à parte. Na época do lançamento, no Campo de Provas do fabricante, o desempenho do motor 1.4 8V não se mostrou interessante. Além disso, o acabamento interno e o design não deixaram boas lembranças do Agile.
Renault Captur — Leo Alves / repórter
![Renault Captur Iconic [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2021/08/Renault-Captur-Iconic-23_edited-1200x721.jpg)
A máxima que sempre foi verdadeira: se você queria um Captur, deveria comprar um Duster. Afinal, o SUV da Renault inspirado no modelo europeu era só visualmente mais chamativo. Mas era mais apertado que o Duster, tinha acabamento com nível de Kwid e dirigibilidade nada memorável. Não faz falta.
Volkswagen Voyage — Felipe Yamauchi / repórter

A categoria de sedãs compactos sempre foi composta por diversas opções e o Voyage estava no meio. Na minha opinião, ele não tinha um chamariz tão forte quanto seus rivais, mas era um modelo bastante racional. Contudo, não deu nem para perceber de cara quando ele deixou de ser oferecido como 0km nas concessionárias da marca, já que ele não tinha o mesmo charme dos Santana, Virtus e Jetta.
Qual carro você não sentiu falta quando saiu de linha? Conte nos comentários.


Renault Captur, foi incrível ver o esforço da Renault e ainda investir num facelift + motor atualizado pra um carro que já estava fadado ao fracasso
Chevrolet Agile e Renault Captur.
O Agile, nem precisa falar muito… feio, tentou substituir o Corsao e fracassou por ser criado em cima do Corsinha que, por sua vez, era MUITO mais bonito. A facada foi o Onix.
Quanto à Captur, feia e desengonçada. A Duster sempre passou um ar de robustez que a Captur nunca conseguiu, tanto que a Duster sobreviveu e, depois da reestilizacao e da versão Turbo, matou a Captur.
Discordo do Agile, é um carro honesto, inclusive possui até chave canivete que o C3 e Aicross sonham em ter, fora isso é um carrinho ok de dirigir, pena que o consumo não seja tão bom.
– Nissan Livina, acho que nem a própria marca se lembra dela (risos).
– Sonic (hatch e sedan) investimento sem pé nem cabeça da Gm.
– Uno, a tentativa de ocupar o lugar do Palio (enquanto o Argo substituía o Punto), não deu certo, foi empobrecendo a ponto de usar novamente o fire e morreu vendendo pouquíssimo.
– CrossFox, era moda, mas quando morreu, nem a Volks percebeu.
– Focus Fastback, Elantra, 307, 408, Bora…. Corolla matou tudim com sorriso no rosto.
– Opirus… reza a lenda que é mais fácil ver um pagani zona na sua frente do que o sedan grande da Kia.
– Sonata.
– Grand Scenic.
Chega né kk
Vi um anúncio de um Livina, pensei que devia tem consumo razoável pra um automático… Kkkk essa porqueira tem consumo de SUV de grande porte.
Captur parece muito só um Hatch que tomou muita bomba pra parecer suv.
Kkkk cara eu simplesmente não sei pra onde foram os Livina, eles sumiram da face da Terra.
Voltei porque lembrei de mais um kkk
Quem aí se lembra do "saudoso" Vectra GT? Kkkkkkkk
Lifan
A respeito da qualidade da marca, realmente a questão de acabamento deles não é das melhores.
Mas uma coisa que muitos falam sem saber, e nesse caso incluo até mesmo "especialitas" é que os carros são mais completos que a maioria dos vendidos no Brasil, com uma mecânica muito forte, pois o que na hora de desmerecer o carro não falam é que a mecânica dele é de Toyota Corolla (se Toyota é bom, Lifan…)
Ta certo, uma mecânica antiga, mas o que dizer da mecânica da spin que ninguém qiestiona, só citando um exemplo.
No meu ver, a Lifan além dos problemas financeiras que teve e por isso foi vendida e não faliu como diz a reportagem, enfrentou o problema do preconceito dos "analistas e especialistas" automotivos que queriam comparar o carro com outros de patamar mais elevado, ao invés de comparar com carros que estavam na mesma categoria.
Para encerrar, tenho uma pequena locadora de carros em Porto Alegre e entre eles estão o Prisma, Grand Siena, Spin, Sandero, Mobi, Siena, Logan, Etios e dois Lifan 530, os carros mais completos e que menos quebram são os Lifan e o Etios, estão no mesmo nível, inclusive de acabamento, com muitas peças compartilhadas, pouquíssima gente fala que o acabamento do Etios é ruim, mas do Lifan …
Entao, é isso.
Gol. Já não fazia sentido em linha há um bom tempo. A VW sabe como nenhuma outra deixar um carro desinteressante quando precisa.
Honesto realmente ele é. Eu andei em um e acredito que ele possui as boas qualidades de uma mecânica GM. O problema foi essa frente que matou o carro.