Ao vivo
Home » Curiosidades » Que carro você queria que tivesse sido o seu primeiro? | Pergunta da Semana

Curiosidades

Que carro você queria que tivesse sido o seu primeiro? | Pergunta da Semana

Sonhar com a liberdade ao tirar a habilitação aos 18 anos é natural, mas nem sempre o primeiro carro dos sonhos se torna realidade

3 min de leitura

A vida demora a passar até os 18 anos. Enfim, quando completamos a maioridade, o sonho de tirar a carteira de habilitação se concretiza. E aí vem a realização de outro sonho: o do primeiro carro, que embalará a tão sonhada sensação de liberdade. Mas, em alguns casos, não é possível ter o primeiro carro que desejamos.

Por isso, nesta edição da Pergunta da Semana, queremos saber: que carro você gostaria que tivesse sido o seu primeiro? Para que a sua resposta componha a lista de sexta-feira, seja criativo e responda aqui nos comentários ou no Instagram. Mas antes, as escolhas da nossa equipe de jornalismo:

Fiat Uno Sporting – João Brigato / editor chefe

Fiat Uno Sporting branco de lado em um fundo branco
Fiat Uno Sporting [divulgação]

Sempre gostei de carros pequenos e o seu primeiro carro é, idealmente, algo compacto e fácil de usar. Sonhava dias e noites com um Fiat Uno Sporting branco com kit Creative 2 (era necessário porque tinha banco com ajuste de altura, essencial para uma pessoa de 1,87 m de altura). Mas não rolou.

Na época, tínhamos na família um Peugeot 206 Feline que seria trocado pelo meu primeiro carro. A Fiat pagou uma mixaria no pobre Peugeot, enquanto a Ford fez um bom negócio e sai de Fiesta RoCam 1.6 completo. Foi um bom começo, mas sinto zero saudades desse Fiesta.

Mitsubishi Eclipse – Rafael Pocci Dea / editor assistente

Mitsubishi Eclipse vermelho parado de frente
Mitsubishi Eclipse [divulgação]

O meu primeiro carro chegou em 2002. Era um Fiat Palio EX, verde Emerald, zero quilômetro. Na época da febre do primeiro Velozes e Furiosos, modifiquei ele inteiro, influenciado pelo Mitsubishi Eclipse de Brian O’Connor no filme. Como não consegui ter o Eclipse como primeiro carro, apliquei o ditado popular: “Quem não tem cão, caça com gato.”

Fiat 500 – Camila Torres / repórter

Compacto premium teve facelift na Europa recentemente
Fiat 500 (divulgação)

Eu sempre gostei de fugir um pouco a regra, por isso pensei no Fiat 500 como meu primeiro carro. Ele não era um carro super popular. Era pequeno, o que é ótimo para quem está começando a dirigir. Além disso era e é um carro muito charmoso. Mas ainda bem que não deu certo. Pois é completamente diferente do tipo de modelo que passei a gostar. Sou do time dos carros grandes, altos e potentes.  

Honda Fit – Felipe Yamauchi / repórter

Honda Fit 2015
Honda Fit 2015 [Divulgação]

Sempre gostei da Honda e em casa, tivemos muitos modelos da marca japonesa. Mas, o Fit é diferente para mim. Gosto bastante do jeito dele e da sua versatilidade. Confesso que queria que o meu primeiro carro fosse um Fit automático. Assim, eu poderia dirigir pelas ruas de São Paulo bem tranquilamente e ainda por cima ouvindo minhas músicas no rádio dele.

Agora é a sua vez: que carro você queria que tivesse sido o seu primeiro?


YouTube video

4 comentários em “Que carro você queria que tivesse sido o seu primeiro? | Pergunta da Semana”

  1. millemiglia

    Eu gostaria que fosse um Porsche 911 (nem que fosse um 1964) mas meu primeiro carro foi um Escort XR3 1984 Okm, vermelho sunburst (aquele vermelho quase laranja). Só não tinha ar condicionado e teto solar. Fora isso era completo. Andava bem, era bem estável (esse modelo tinha barra estabilizadora diferente da que viria de 1986 em diante) e era razoavelmente econômico (era só a álcool).

  2. Edmundo Junior Kajueiro

    Desde criança sempre fui apaixonado por sedans, e não é nada referente a modelo ou marca em específico, é simplesmente um "amor" por modelos 3 volumes.

    Eu sempre quis que o meu primeiro veículo fosse um Siena 4 (aquele lançado em 2007), com motor 1.4 Fire, eu via aquele carro nas ruas e ficava babando, meu pai inclusive quase comprou um, mas acabou optando Palio "4,5" essence 1.6 completo que conseguiu um baita desconto.

    Enfim, o tempo passou e quando completei 18 anos, meu carro foi um… celta😅 versão Spirit completo, com o tempo eu fui gostando do carro, mas meu pai era terrível e emprestava ele pra todo mundo… Foram tantos b.os que não sinto falta do carro.

    Ano passado, eu quase fechei negócio num Siena EL 1.4 completinho 2014, mas acabei pegando um Mobi 23/23 c/ 40.000km devido a necessidades pessoais, precisava de um veículo econômico, barato de manter, prático para estacionar e o mais atual possível, como não tenho família, espaço não é prioridade. O preço foi maravilhoso e ainda ganhei tanque cheio, 2 anos de garantia e transferência grátis.

    Mas os sedans ainda estão no meu coração, inclusive o próximo com certeza será sedan.

  3. Rodrigo

    Sou da geração que, ao completar 18 anos, no dia seguinte estava na Auto Escola, juntando minhas economias para dar entrada no meu possante, ganhar minha independência e poder ficar lavando o carro no domingo de manhã… (tenho 48 anos)… hoje, a galera gasta num celular, anda como um zumbi olhando no teclado, tem 10 milhões de amigos virtuais mas poucos ou nenhum na vida real…

    Por que escrevi tudo isso? Porque em 1995, quando eu comprei meu primeiro carro, meu sonho era um Tempra 16v Azul Gurundi ou Vermelho Metálico (aquele famoso que o Senna andou em Interlagos)… e, logo em seguida, quando vi o Tempra Turbo Preto na capa da Quatro Rodas, pensei…."É ESSE!", mas a realidade era outra e tive que me contentar com um Fiat Prêmio, do qual, na boa, morro de saudade! O meu era completinho e fui o segundo dono.

  4. Navio Otomano

    Primeiro carro acho que tem que ser manual. Então, eu gostaria que tivesse sido um Sandero RS, ou um Citroën DS3. Um Punto T-JET também cairia bem.

Os comentários estão encerrado.

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar