Ao vivo
Home » Curiosidades » Ram produz no Brasil carros que os brasileiros não podem comprar

Curiosidades

Não é para o Brasil

Ram produz no Brasil carros que os brasileiros não podem comprar

A linha de utilitários fabricada no Brasil atende exclusivamente aos mercados vizinhos com o emblema do carneiro

2 min de leitura

Muitos acreditam que a Rampage inaugurou as linhas de montagem da Ram em solo nacional. De fato, ela representa o primeiro modelo nacional da marca comercializado oficialmente em nossas concessionárias. Entretanto, a fabricante produz diversos outros veículos em Betim, Minas Gerais e também em Goiana, Pernambuco, há bastante tempo. A realidade é que temos diversos modelos da marca do carneiro feitos aqui, mas o brasileiro simplesmente não pode comprar.

YouTube video

A estratégia de exportação da Stellantis

Desde a consolidação do grupo Stellantis, a empresa aproveita a força da marca Ram em mercados vizinhos para vender utilitários que conhecemos bem por aqui. Países como México, Colômbia, Chile e Peru recebem modelos da Fiat rebatizados. Inegavelmente, essa manobra ocorre porque a Ram possui uma imagem de robustez superior no exterior, enquanto a Fiat exerce esse papel no Brasil.

Dessa maneira, a Fiat Strada vira Ram 700 e a Fiat Toro se transforma em Ram 1000. Até mesmo o furgão Fiorino entra na dança, sendo rebatizado como Ram ProMaster Rapid. Curiosamente, o sobrenome Rapid deriva da Peugeot Partner Rapid, aproveitando o mesmo componente lateral onde a marca substitui o nome original da Fiat.

Fiat Toro
RAM 1000 [divulgação]

Mecânica idêntica e exclusividade nacional

Sob o capô, não existem novidades técnicas. A engenharia mantém exatamente o mesmo conjunto mecânico dos modelos vendidos em solo brasileiro. A única alteração relevante aparece na grade frontal, que ganha o logotipo da Ram e o desenho das caminhonetes maiores da família, como a 1500 e a 2500. No caso específico da Ram 1000, a Stellantis utiliza ainda o visual antigo da Toro.

Certamente, por serem veículos pensados exclusivamente para exportação, é impossível adquirir a 1000, a 700 ou a ProMaster Rapid no Brasil. Consequentemente, a Rampage segue como o único produto com o emblema do carneiro feito em território brasileiro e que pode realmente estacionar nas garagens verde e amarelas após passar na concessionária.

RAM ProMaster Rapid [divulgação]
RAM ProMaster Rapid [divulgação]

Qual desses modelos da Ram você acredita que faria mais sucesso no mercado brasileiro se fosse vendido aqui? Conte nos comentários.


YouTube video

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar