Já reparou que vários jogos dos anos 1990 e 2000 tinham carros da Porsche, mas chamados de Ruf? Isso tem um motivo muito claro, que será discutido em outro texto. Mas, afinal, quem é ela? Essa marca é da Porsche? E por que tantos carros da Porsche são chamados de Ruf? É isso que investigaremos hoje.
Não era uma marca de carros
Oito anos mais nova que a Porsche, a Ruf foi criada por Alois Ruf em 29139 em Pfaffenhausen, Alemanha. A companhia era, na realidade, uma oficina e que depois se tornou também um posto de combustível. Só que o filho do fundador, Alois Ruf Júnior, era um enorme entusiasta automotivo e queria mais.
A companhia começou a mexer com construção de ônibus de turismo no final dos anos 1940 e depois construiu seu próprio modelo em 1955. Só que Ruf Jr. passou a restaurar carros da Porsche nos anos 1960 como um projeto próprio. Quando seu pai morreu em 1974 e ele assumiu os negócios, a marca voltou toda sua força aos modelos esportivos da Porsche.
![Ruf SRC [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2025/08/ruf_scr_41.webp)
O primeiro modelo preparado pela Ruf foi um Porsche 911 Turbo com motor 3.3 forjado, enquanto no ano seguinte o 911 SCR foi montado pela companhia, que virou uma preparadora de sucesso. A empresa era como uma AMG para a Porsche, preparando os 911 para além das especificações de fábrica.
Porsche? Não
Só que em 1981, a Ruf se tornou uma fabricante, não mais uma preparadora. Isso porque a empresa passou a comprar carrocerias pré-montadas da Porsche sem número de chassi para fazer seus próprios modelos. Ou seja, somente a casca era de Porsche, porque todo conjunto de suspensão, motor, direção e demais componentes se tornaram próprios da ex-preparadora.



Por isso quando você compra um Ruf, você não compra um Porsche, mas sim um Ruf. O número de chassi e o nome no documento vem com o nome da preparadora, não como da marca do grupo Volkswagen. Esse acordo sempre funcionou entre as duas marcas porque, querendo ou não, a Porsche ainda ganha muito dinheiro vendendo seus modelos feitos pela metade.
Passarinho amarelo
Talvez o modelo mais famoso da Ruf seja o CTR, apelidado de Yellowbird, ou passarinho amarelo. Ele foi produzido de 1987 até 1996, com apenas 26 unidades. Ele partia do corpo de um 911 Carrera 3.2, mas tinha mais potência que qualquer modelo de linha da marca alemã.

O motor era um 3.4 biturbo de 469 cv ligado a um câmbio manual de cinco marchas feito pela própria Ruf. Com carroceria leve de apenas 1.150 kg, o passarinho amarelo conseguia chegar a 342 km/h, assegurando o recorde de carro mais rápido do mundo na época. Seu sucessor, o CTR2 o superou em 1995 com 350 km/h, até ser superado pelo McLaren F1.
O apelido, inclusive, se deu por conta da revista Car And Driver que ficou impressionada com a performance do carro e por sua pintura amarela. Ele é, até hoje, o carro mais emblemático da Ruf. Hoje em dia, a marca segue fazendo modelos próprios baseados em designs da Porsche, mas não mais com carrocerias de modelos da marca.
![Ruf Rodeo [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2025/08/ruf_rodeo_45.webp)
Todos os produtos atuais são feitos pela própria Ruf com aval da Porsche, tendo modelos como Rodeo, SCR e CTR Anniversary inspirados no 911 clássico, enquanto o R Spyder e o CTR3 Evo são mais próximos dos modelos atuais da marca. Algumas peças, contudo, são ainda de origem Porsche.
Você já conhecia a Ruf? Conte nos comentários.
![Ruf CTR2 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/08/ruf_ctr2_79.webp)


Cara que fantástico, sempre achei muito incrível os carros da RUF, conheci eles quando era pivete, jogando gran turismo 2 no ps1 e posteriormente o 3 para o ps2.