Renault ou Dacia?

Sandero vs Kardian: o que o novo SUV da Renault herdou?

A relação entre Sandero Stepway e Kardian é bem parecida com a de Pulse e Argo, mas com uma distância maior

Dacia Sandero Stepway vs Renault Kardian [divulgação]
Dacia Sandero Stepway vs Renault Kardian [divulgação]

Desde que o Renault Kardian foi revelado ao público brasileiro no final do ano passado, muito se comparou ao Dacia Sandero Stepway europeu. Entretanto, a Renault sempre fez questão de frisar o quão diferentes os dois carros são. Mas será? O que o Kardian herda do Sandero Stepway e o que é exclusivo dele? Hora de investigar.

Plataforma

Um dos pontos mais importantes sobre o Kardian é que ele é o primeiro carro da Renault com a nova base RGMP (Renault Group Modular Platform). Ela é uma base modular mais flexível que a CMF-B que o Sandero usa. Afinal, a base do Dacia só emprega modelos de porte compacto, enquanto a RGMP chega até carros médios.

Hoje a CMF-B é feita em duas vertentes, a HS para os Renault Clio, Captur e Arkana, os Nissan Juke, Note e Aura, além dos Mitsubishi ASX e Colt. Já a variante LS, de baixo custo, é usada por Logan, Sandero, Jogger e Duster, da Dacia, além do Renault Taliant, que é o novo nome do Logan como Renault.

Nessa base, o maior carro feito hoje é o SUV cupê Arkana com 4,57 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,57 m de altura e 2,72 m de entre-eixos. O Kardian tem 4,11 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,59 m de altura e entre-eixos de 2,60 m. E a marca já disse que ele será o menor carro com essa base.

Visual

É inegável que boa parte da base do Kardian veio do Sandero Stepway. Os dois modelos usam as mesma estrutura de portas, mas a folha de metal que a reveste é diferente. O desenho do teto, para-brisa e vidro traseiro é o mesmo. Só que o capô do Renault é mais alto, enquanto a traseira é mais marcada e tem elementos mais elegantes.

No interior, os elementos básicos estão todos no mesmo lugar e os bancos são idênticos. Contudo, a Renault trouxe toques a mais de sofisticação. Começa pela presença de uma barra preta nas portas com luz ambiente, ausente no Sandero. Outro ponto é o console central mais alto com direito a freio elétrico.

Só que basta ver os botões abaixo da saída de ar, os comandos de ar-condicionado e o console à frente da manopla de câmbio para ver que Sandero e Kardian compartilham mais peças do que a Renault dizia que eram comuns. O modelo brasileiro, contudo, tem painel digital, algo que o romeno não tem.

Motorização

Na Europa, o Dacia Sandero é vendido com três tipos de motor. Começa com o 1.0 SCe três cilindros aspirado de 65 cv e 9,7 kgfm de torque. Sobe para o 1.0 TCe três cilindros turbo com opçaõ de 90 cv e 16,3 kgfm de torque na versão manual ou 14,5 kgfm na opçaõ automática CVT. 

Aqui no Brasil, o Renault Kardian usa o mesmo motor 1.0 três cilindros turbo, porém vitaminado para render 125 cv e 22,4 kgfm. A transmissão, por outro lado, é sempre automatizada de dupla embreagem com seis marchas. Esse conjunto é usado em modelos da Nissan e Renault na Europa, mas não pela Dacia.

Você acha que o Renault Kardian é um Sandero ou ele é suficientemente diferente do irmão Dacia? Conte nos comentários.


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