Globalmente a marca de baixo custo da Volkswagen é a Skoda. A marca desenvolve modelos de entrada com apelo de espaço interno farto e dimensões maiores que rivais equivalentes, mas com preço mais baixo que vários modelos equivalentes da VW. Mas o que pouca gente sabe é que existe um Volkswagen Virtus da Skoda, o Slavia.
Lançado globalmente em 2022, o Skoda Slavia é fruto de um projeto de expansão da Skoda. A marca sempre foi focada na Europa, com participações esporádicas em alguns mercados. Mas a VW viu como uma boa estratégia expandir a atuação do modelo para alguns mercados de baixo custo, como Índia e Vietnam.
MQB da Índia
Com isso, desenvolveu modelos novos específicos para esses países, sempre baseados em modelos Volkswagen e com uma plataforma de baixo custo. Ao invés de utilizar a MQB-A0 que já temos no Brasil, a VW criou a MQB-A0 IN para a Índia e outros mercados mais sensíveis a preço. É praticamente a mesma coisa, mas com custo reduzido.
![Skoda Slavia [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/12/skoda_slavia_13.webp)
O primeiro modelo com essa base foi a dupla Kushaq e Slavia, ambos da Skoda. O primeiro é um equivalente do T-Cross, mas que esconde bem suas origens, já o segundo é um Volkswagen Virtus com sotaque tcheco. Só que poucos atentos perceberão tratar-se do mesmo carro.
Mudanças pontuais
Para diferenciar o Slavia do Virtus, a Skoda mexeu em pontos sensíveis de visual e que são mais fáceis de serem alterados, como dianteira e traseira. Só que toda a lateral é idêntica nos dois modelos, incluindo as portas e para-lamas, o que obrigou a Skoda a trabalhar com uma certa conexão visual com o Virtus.
![Skoda Slavia [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/12/skoda_slavia_78.webp)
Lateralmente, a única diferença visível entre os dois sedans de entrada está no friso cromado na base das janelas. Além disso, por conta do gosto indiano, o Slavia tem maçanetas cromadas. As rodas de liga-leve também tem desenho diferente, mas é algo que é fácil de ser mudado.
Na frente, o Skoda Slavia tem grade frontal bem maior do que a do Volkswagen Virtus. Ela tem filetes verticais e uma fenda na parte central superior por conta do logotipo da marca. Os faróis são full-LED e trazem desenho agressivo. Já a entrada de ar inferior é única e conecta as luzes de neblina.
![Skoda Slavia [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/12/skoda_slavia_66.webp)
De traseira, o Slavia não esconde tanto que é um Virtus. O desenho das lanternas é idêntico na parte que fica na carroceria, mudando somente o desenho interno. Já a tampa do porta-malas é a mesma, só que como as lanternas do Skoda são menores, ele parece um carro mais largo. O logotipo da marca é suprimido em favor do nome Skoda.
O para-choque tem as mesmas linhas básicas, incluindo o desenho dos refletores e do friso cromado. Ou seja, se de frente não dá para confundir de jeito nenhum com o sedan do Polo, na traseira você pode até pensar que há algo de errado com o modelo vendido e produzido no Brasil.
![Skoda Slavia [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/12/skoda_slavia_79.webp)
Interior que parece mais
A cabine é outro mundo. Ainda que o acabamento seja igualmente simples e lotado de plasticos duros, o desenho parece mais sofisticado. A Skoda manteve o mesmo desenho de portas e do console central, além do ar-condicionado digital com comandos touch. Mas mudou todo o restante.
O Slavia tem saídas de ar arredondadas nas laterais, maçanetas cromadas, acabamento bege e volante de dois aros. A central multimídia é a VW Play desenvolvida no Brasil, mas com tela mais baixa e larga. Além disso, a saída de ar também ficou mais baixa. O painel de instrumentos do Slavia, mesmo na versão top, é o dos Virtus mais básicos.
![Skoda Slavia [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/12/skoda_slavia_22.webp)
Mais potente? Não
Mecanicamente, o Skoda Slavia e o Volkswagen Virtus dividem apenas um motor, o 1.0 TSI três cilindros turbo. Ele conta com 115 cv e 17.8 kgfm de torque no modelo tcheco, enquanto o brasileiro pode entregar 116 cv e 16,8 kgfm ou 128 cv e 20,4 kgfm, dependendo da versão.
Além do teto solar, que o Brasil não tem, o Slavia tem um motor mais moderno: o 1.5 TSI quatro cilindros turbo que entrega os mesmos 150 cv e 25,5 kgfm de torque do 1.4 TSI do Virtus Exclusive. A diferença é que o câmbio é automático de sete marchas contra seis do nosso. Tanto o Slavia 1.0 TSI quanto o 1.5 TSI também podem ter câmbio manual.
![Skoda Slavia [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/12/skoda_slavia_64.webp)
Você já tinha ouvido falar no Skoda Slavia? Conte nos comentários.
![Skoda Slavia [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/12/skoda_slavia_53.webp)

