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Sport e Cross: os nomes que os SUVs banalizaram nos últimos anos

Não são poucos os exemplos de SUVs que adotaram Sport ou Cross em seus nomes ou até mesmo como sobrenomes

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O crescimento dos SUVs nos últimos anos levou a uma tendência de batizar os modelos com nomes semelhantes. Enquanto muitas marcas usam siglas ou padrões específicos, algumas delas resolveram adotar dois nomes bem específicos: Cross ou Sport.

Com o lançamento do Toyota Corolla Cross bem próximo aqui no Brasil, essa tendência ficou cada vez mais evidente. Isso mostra o quão banalizados se tornaram esses nomes. Tal qual chamar um carro aventureiro de Cross tamanha era a quantidade de modelos com esse sobrenome anos atrás. Já com o termo Sport a história é um pouco diferente. Mas houve quem misturasse os dois elementos, como o Volkswagen Atlas Cross Sport que abre essa matéria.

SUV Cross

Essa tendência não é tão nova assim. O primeiro SUV a adotar o sobrenome Cross foi o Honda Crossroad. O modelo era uma versão nipônica da primeira geração do Land Rover Discovery. Ele foi vendido entre 1993 e 1998. Mas a Honda voltou a usar o nome entre 2007 e 2010 em um SUV compacto com pegada de minivan vendido somente no Japão.

E a Honda não parou por aí pois em 2010 o Crosstour apareceu como o SUV do Accord. A princípio ele se chamava Accord Crosstour, mas abandonou o primeiro nome pouco antes da reestilização. Era um precursor dos SUVs cupê, mas era considerado feio. Tanto que vendeu pouco.

Mais recentemente ficou claro que a tendência de usar o nome Cross em SUVs se tornou habito dos japoneses. A Toyota mesmo tem dois: Corolla Cross e Yaris Cross. Ambos são baseados nos modelos homônimos e fazem parte de uma nova família de SUVs que deverá aumentar ainda mais com outros modelos com mesmo sobrenome.

Na Suzuki o nome foi usado pela primeira vez no S-Cross, sucessor do SX4 lançado em 2013. Recentemente a Suzuki pegou da Toyota emprestado o RAV4, mudou a frente e adotou o criativo (só que não) nome Across.

 Mitsubishi Eclipse Cross [divulgação]
Mitsubishi Eclipse Cross [divulgação]
Ainda entre as japonesas, um dos exemplos mais polêmicos é o Eclipse Cross. Afinal, o SUV médio tomou um dos nomes mais icônicos da indústria automotiva mundial e adicionou o sobrenome aventureiro. Há ainda o Crosstrek da Subaru que, tecnicamente, é um Impreza aventureiro.

Há, contudo, outras marcas fora do Japão que também adotaram essa estratégia. A Volkswagen batiza quase todos os seus SUVs com a letra T, mas resolveu adicionar o Cross para criar o primeiro SUV do Polo, o T-Cross. Já a Citroën e a DS usam Cross para denominar seus SUVs, respectivamente com os sobrenomes Aircross e Crossback. Já a Opel tem o Crossland para representá-la nessa turma.

SUV Sport

Enquanto o nome Cross batiza genericamente diversos SUVs, Sport já é usado com outro significado. Nenhum SUV, com exceção de Ford EcoSport e Kia Sportage, adota o termo como parte de seu nome. A real é que as montadoras fazem uso da palavra Sport para criar uma versão menor de um SUV popular.

Tudo começou com a Land Rover quando lançou o Range Rover Sport como um modelo menor que o Range Rover Vogue. A marca repetiu a dose colocando o Discovery Sport na mesma família do Discovery.

Nessa tocada de fazer parte de uma família, a Ford trouxe o Bronco Sport como uma alternativa menor e mais urbana ao Bronco. Ambos dividem a mesma linguagem visual, mas são pra públicos totalmente diferentes. Mas basta olhar para um e reconhecer os traços do outro – tal qual Jeep Renegade e Wrangler.

Vez ou outra os modelos usam mesma plataforma, mas em alguns casos um carro não tem nada a ver com o outro. Como é o caso do Outlander Sport (nome alternativo do ASX) em que a única coisa que compartilha com o Outlander original é o logotipo da Mitsubishi.

E essa não é a primeira vez que a Mitsubishi faz isso. Nos anos 1990, surgiu o Pajero Sport, um SUV menor que o Pajero Full, igualmente robusto e com construção de chassi sob carroceria. A diferença é que o Pajero Full é um modelo independente, enquanto o Pajero Sport está sempre ligado à picape média L200.

Isso se repete com os Nissan Rogue e Rogue Sport. Prova de que um não se assemelha ao outro é o fato de que eles são chamados de X-Trail e Qashqai na Europa.

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