Ao vivo
Home » Curiosidades » Tera, Kicks, Yaris Cross e WR-V: qual o principal lançamento de 2026?

Curiosidades

Os reis de 2026

Tera, Kicks, Yaris Cross e WR-V: qual o principal lançamento de 2026?

Provando que os SUVs estão dominando tudo, Volkswagen Tera, Nissan Kicks, Toyota Yaris Cross e Honda WR-V são os destaques de 2026?

5 min de leitura

Se ainda restava dúvidas de que os SUVs estão dominando o mercado, basta ver que os quatro lançamentos principais do ano são de modelos dessa categoria. A lista ainda pode crescer, mas, ao que tudo indica, Volkswagen Tera, Nissan Kicks, Toyota Yaris Cross e Honda WR-V são as principais estreias de 2026.

Volkswagen Tera

Volkswagen Tera [divulgação]

Ainda estamos na metade de 2026 e somente um desses quatro SUVs já foi lançado, o Volkswagen Tera. O SUV subcompacto chegou com a pompa de ser o sucessor espiritual de Gol e Fusca, tanto que a VW tatuou o perfil dos três no vidro traseiro do Tera. Ele é oferecido em quatro versões, sempre com motor 1.0 (turbo ou aspirado).

O impacto do Tera no mercado brasileiro é grande por oferecer um modelo aspiracional pelo mesmo preço de um Polo. É um carro pensado para o nosso mercado desde o princípio, com visual atraente e robustez mecânica para atrair o brasileiro. O interessante do Volkswagen Tera é que ele não é diretamente ligado a um hatch compacto.

Volkswagen Tera [divulgação]

Quando você vê o Fiat Pulse, enxerga o Argo, o mesmo acontece com o Renault Kardian que é ligado ao Sandero. Ou Nivus com Polo e Fastback com Cronos. Mas o Tera não tem peças externas compartilhadas com nenhum modelo de entrada. Com a promessa de altos volumes de vendas, ele é sério candidato a lançamento do ano.

Nissan Kicks

Nissan Kicks cinza de frente
Nissan Kicks [divulgação]

Nos últimos meses, do mais absoluto nada, o Nissan Kicks se tornou um dos carros mais vendidos do Brasil. Ao que tudo indica, o brasileiro entendeu a proposta do modelo, que ganhou sobrenome Play para se manter vivo com a chegada da nova geração. Com o novo modelo chegando aí, a virada deve ser ainda mais forte.

Com plataforma moderna e conjunto mecânico possivelmente compartilhado com o Renault Kardian, o Nissan Kicks de segunda geração será um salto grande em relação ao modelo anterior. A questão de performance será resolvida com um motor turbo, enquanto o acabamento interno melhorará substancialmente.

Nissan Kicks cinza de traseira
Nissan Kicks [divulgação]

Dado o impacto de mercado que o modelo atual teve e o nível parelho que ele terá em relação aos melhores SUVs compactos do mercado, periga o Nissan Kicks tirar o sossego do Volkswagen T-Cross da liderança. Especialmente em um momento em que a marca japonesa precisa (e muito) ganhar volume de vendas para se salvar globalmente.

Toyota Yaris Cross

Toyota Yaris Cross azul de frente
Toyota Yaris Cross [divulgação]

Se com o Corolla Cross a Toyota conseguiu a liderança do segmento de SUVs médios, com o Yaris Cross a marca quer impacto semelhante. Ela finalmente vai entrar no segmento mais disputado do Brasil e ainda vai chegar com algo que ninguém tem: motor híbrido de verdade. Isso se o Omoda 5 não for lançado antes…

Ele terá motor 1.5 aspirado em versão eletrificada e regular, podendo competir diretamente com o Honda HR-V em porte e potência, mas contando com o diferencial da eletrificação contra rivais turbo. Assim como o Corolla Cross, é um projeto de baixo custo (como o Volkswagen Tera), mas tem cuidado de acabamento típico da Toyota.

Toyota Yaris Cross interior
Toyota Yaris Cross [divulgação]

Ao contrário de Etios e Yaris, que sempre foram coadjuvantes no segmento de hatches compactos, o Yaris Cross deve potencializar a presença da marca japonesa no mercado brasileiro. Ele tende a ser um dos modelos mais vendidos da categoria com facilidade.

Honda WR-V

Honda WR-V laranja de frente
Honda WR-V [divulgação]

Ainda que a Honda tenha renovado o HR-V no Festival Interlagos, a aposta mais forte da marca neste ano é o WR-V. O modelo é destinado a mercados onde o HR-V ficou caro demais, sendo o Japão e o Brasil o único país a ter os dois modelos ao mesmo tempo. Ele é um SUV compacto, tal qual o irmão, mas é mais barato. Ou seja, não é rival do VW Tera.

A ideia é repetir a estratégia da Renault com Duster e Captur, onde WR-V e HR-V terão versões com preços semelhantes, mas um aposta em um visual mais quadrado com foco em espaço interno, enquanto o outro é mais esportivo e caro. É possível que o motor 1.5 turbo não seja usado no WR-V, deixando a ele só o 1.5 aspirado.

Honda WR-V laranja de traseira em cima de uma montanha
Honda WR-V [divulgação]

Contudo, rumores indicam que a marca terá um motor importado inédito no novo modelo, com isso, crescem os rumores sobre o uso do 1.0 três cilindros turbo como alternativa contra os SUVs compactos mais vendidos da categoria. 

Qual sua aposta para lançamento do ano: Honda WR-V, Toyota Yaris Cross, Nissan Kicks ou VW Tera? Conte nos comentários. 


YouTube video

2 comentários em “Tera, Kicks, Yaris Cross e WR-V: qual o principal lançamento de 2026?”

  1. Paulo Roberto Alves

    Honda wrv

  2. Rolf

    Meu favorito é o Yares Cross, do qual estou em lista de espera no híbrido.

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar