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Toyota Corolla: pontos positivos e negativos do sedã médio mais vendido do Brasil

Mesmo com queda nas vendas, o Corolla é referência em confiabilidade, economia e valor de revenda, mas tem limitações importantes

7 min de leitura

O Toyota Corolla é um dos carros mais emblemáticos do Brasil. Quando se fala em sedã médio, não tem jeito, ele é o mais vendido do segmento. Segundo a Fenabrave, foram 37.671 unidades emplacadas em 2024. O número, embora relevante, é o menor desde 2007, já que o Corolla sempre superou a barreira das 40 mil unidades anuais. Mas por que isso aconteceu? Quais são os pontos negativos e positivos do sedã?

Na verdade isso não chega a ser um problema para a Toyota, já que parte desse público simplesmente migrou para o Corolla Cross, que em 2024 bateu recorde histórico com 47.802 unidades vendidas e em 2025, até agosto, já foram 24.474 emplacamentos do Corolla sedã, contra 44.694 do SUV, que deve encerrar o ano acima das 50 mil unidades. 

Ou seja, não é queda de mercado, mas sim uma redistribuição natural entre o sedã e o SUV. E somando tudo isso, o Auto+ decidiu produzir uma lista com os pontos positivos e negativos do Corolla sedã. Vale lembrar que já testamos o modelo na sua configuração híbrida e a combustão. Vamos começar então com os pontos positivos.

Confiabilidade e dirigibilidade

Toyota Corolla GR-Sport branco visto de lado
Toyota Corolla GR-Sport [Auto+/ Felipe Yamauchi]

Não dá para falar de Corolla sem citar a confiabilidade. O sedã é conhecido pela durabilidade, fácil manutenção e mecânica robusta. É um carro que entrega tranquilidade ao dono com todos os cuidados feitos.

Outro destaque está no conforto e na dirigibilidade. O volante tem resposta direta, progressiva e agradável. A suspensão independente nas quatro rodas — McPherson na frente e multilink atrás — foi pensada para absorver bem nossas ruas cheias de buracos. O resultado é um rodar macio e bem confortável.

Consumo de moto e único HEV flex

Toyota Corolla Altis Premium Hybrid [Auto+ / João Brigato]
Toyota Corolla Altis Premium Hybrid [Auto+ / João Brigato]

No consumo, o Corolla vai super bem. As versões híbridas 1.8 flex são as únicas do Brasil que combinam motor híbrido pleno (HEV) com motor flex. Atualmente, no mercado brasileiro, não é comercializado nenhum carro com motor flex e eletrificação plena, e não estamos falando de semi-híbrido (MHEV), como o Fiat Pulse.

Além de ser flexível, o Corolla é muito econômico, entregando até 17,5 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada, segundo o Inmetro, que tem medições rigorosas. Com etanol, o híbrido fica até 12% mais eficiente na estrada e ainda reduz emissões. 

Motor do Toyota Corolla GR-Sport
Motor do Toyota Corolla GR-Sport [Auto+/ Felipe Yamauchi]

Já o motor 2.0 aspirado também não faz feio: são 11,9 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada com gasolina, auxiliado pelo câmbio CVT que simula até dez marchas.

Ótimo coeficiente aerodinâmico

Toyota Corolla GLi Hybrid prata em movimento de lado
Toyota Corolla GLi Hybrid [Divulgação]

Outros detalhes técnicos que são bem importantes para o bom consumo e uma dirigibilidade mais confortável que jogam a favor do sedã,  é o ótimo coeficiente aerodinâmico de apenas 0,28 cx.

Segurança proativa

[divulgação]
Toyota Corolla [Divulgação]

Na segurança, o sedã é bem avaliado, com quatro estrelas no Latin NCAP. Vem equipado com seis airbags, freios ABS, controles de tração e estabilidade, piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência e assistente de faixa, mesmo desde as versões de entrada. O conjunto ainda tem câmera de ré e freios a disco nas quatro rodas.

Acabamento difícil de encontrar

Painel do Toyota Corolla GR-Sport com telas ligadas
Painel do Toyota Corolla GR-Sport [Auto+/ Felipe Yamauchi]

Outro ponto positivo e incontestável do Corolla é seu acabamento. Desde as versões de entrada, o Corolla oferece tabelier em soft touch, painel acolchoado, portas revestidas com materiais macios e apoio de braço confortável, além de boa construção do modelo.

Revenda garantida e baixa desvalorização

Toyota Corolla Altis Premium Hybrid [Auto+ / João Brigato]
Toyota Corolla Altis Premium Hybrid [Auto+ / João Brigato]

Na hora de revender, o Corolla não demora muito para sair de um dono e pular para outro. Estudo da Mobiauto mostra que a desvalorização média do modelo a combustão é de 4,7% no primeiro ano, enquanto a versão híbrida chega a 5,4%. Números muito menores que a média do mercado.

Bom espaço e porta-malas 

[Auto+ / João Brigato]

O entre-eixos de 2,70 metros garante bom espaço interno, e o porta-malas de 470 litros é maior que o do Corolla Cross (440 litros). O modelo ainda conta com revisões tabeladas, trazendo previsibilidade nos custos de manutenção.

Agora vamos para os pontos negativos do Toyota Corolla

Falta de potência

Toyota Corolla GLi Hybrid prata em movimento de traseira
Toyota Corolla GLi Hybrid [Divulgação]

Como todo carro, o Corolla também passa por seus pontos negativos. E apesar dos méritos de consumo, o sedã fabricado em Sorocaba (SP) tem sua grande parte de limitação debaixo do capô do conjunto híbrido. O motor 1.8 aspirado, que surgiu ainda em 2009 com o Prius, é antigo e entrega apenas 122 cv somando motor a combustão e elétrico. 

O câmbio CVT não ajuda, deixando o 0 a 100 km/h na casa dos 12 a 13 segundos. Embora muitas pessoas digam que não precisa de muita potência, é sempre bom lembrar que um carro com resposta à prontidão significa segurança também, principalmente na estrada, com a família e bagagens — fazer uma ultrapassagem segura é essencial. 

Imagem mostra traseira do Corolla Toyota 2025
Toyota Corolla 2025 [divulgação]

Já o 2.0 aspirado, com até 175 cv no etanol, melhora o fôlego (0 a 100 km/h em 9,2 s), mas o ruído alto do CVT incomoda em acelerações fortes.

Raspa facilmente

Toyota Corolla GR-Sport
Toyota Corolla GR-Sport [Auto+ / Rafael Dea]

Outro problema é a baixa altura do solo. Com 148 mm, o Corolla raspa facilmente em rampas, valetas e entradas de garagem. Os ângulos de ataque e saída não são divulgados pela Toyota, mas o comportamento no dia a dia já mostra que essa é uma fragilidade real, relatada por muitos donos.

Preço fora da casinha

Toyota Corolla Hybrid [Camila Torres / Auto+]

O preço também pesa contra. Hoje, praticamente todas as versões do Corolla já se aproximam da faixa dos R$ 200 mil, exceto a XEi. Isso coloca o modelo em um patamar alto, onde há alternativas igualmente fortes, e muito mais bem equipados, potentes e até econômicos, como já relatado pelo Auto+.

Falta tecnologia pelo preço

Central multimídia do Toyota Corolla GR-Sport
Central multimídia do Toyota Corolla GR-Sport [Auto+/ Felipe Yamauchi]

E, mesmo custando caro, o Corolla não entrega tanta tecnologia embarcada. O sistema multimídia segue limitado em conectividade e interface, mesmo após atualizações na linha 2025. Recursos como câmera 360 graus, freio de estacionamento eletrônico e outros itens mais modernos ainda não aparecem, e o freio de mão continua manual.

Isolamento acústico poderia melhorar

Toyota Corolla GR-Sport branco visto de lado
Toyota Corolla GR-Sport [Auto+/ Felipe Yamauchi]

No quesito conforto interno, o isolamento acústico poderia ser melhor. Em estrada, tanto o ruído do motor quanto o som de rodagem e vento entram mais do que deveriam na cabine. 

Cuidado com a cabeça e com a bagagem

[Auto+ / João Brigato]
[Auto+ / João Brigato]

Já no espaço traseiro, a caída do teto compromete a área para a cabeça, o que deixa bem desconfortáveis para passageiros mais altos. Por fim, o porta-malas tem articulação do tipo pescoço de ganso, que pode esmagar malas dependendo da arrumação.

Atualmente, o Corolla tem cinco versões: XEi 2.0 (R$ 171.590), GLi Hybrid (R$ 189.000), Altis (R$ 199.490), GR-S (R$ 199.790) e Altis Premium Hybrid (R$ 199.990).

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14 comentários em “Toyota Corolla: pontos positivos e negativos do sedã médio mais vendido do Brasil”

  1. Edson de Freitas

    Eu tenho um Corolla 2.0 2016 e a questão de altura do solo é um problema sério do sedan , Sempre acaba batendo a parte de baixo quando passa em quabra molas mais altos.. Mas o conforto e a qualidade num montante geral é incomparável.

  2. Edivaldo. De Brasília.

    Há tempos penso em comprar um corola, só que com eses
    pontos negativos pra mim que gosto de viagens longos vou pesquisar carros com preços semelhantes e melhor equipado, ultimamente venho alugando carros e me pergunto se realmente preciso comprar um carro. Já que tenho um lindo Fusca pra dar rolê.

  3. Remilson Francisco da Silva

    Informo que não existe aqui no Brasil carro compatível ao Corolla no mesmo seguimento!
    Não há comparação, pode informar ?

  4. Sergio Santos Silva

    Suspensao,pivor,biela,braço articulador sempre desgastam

  5. Luiz Paulo de Oliveira Ribeiro

    Entre os pontos positivos e negativos, acho os negativos não pesam muito.
    Já estou no quarto Corolla, atualmente tenho um Corolla Hybrid Altis Premium 2021, sensacional em todos os aspectos!
    Coloquei um pneu mais alto para ficar mais alto do solo, não raspou mais.

  6. Jovane Batista da silva

    Só deixo de comprar corolla o dia que parar de fabricar

  7. Jesse Vieira

    Tenho Corolla há mais de 10 anos, certamente é o melhor em custo benefício.

  8. José Rissati Acosta

    Esqueceu de colocar no final da matéria o modelo GLI aspirado, tenho um Corolla 2021 já pensei em trocar, pesquisei muito e não encontrei nada q pudesse sequer comparar com o Corolla em custo benefício a não ser os SUV da Toyota.

  9. Goro Saito

    Boa tarde srs.
    Eu tenho um corolla XEI 2014/15.
    O ponto negativo é realmente, raspa em que qualquer lombada ou rampa no demais acho excelente.
    Goro Saito.

  10. Gerson Soares.

    O Corolla falta a tela da multimídia ficar totalmente encorporada no painel, igual a Hilux, e não sobrando para cima.

  11. Rimael

    O carro é quase perfeito.

  12. Elcio

    Realmente o Corolla é um carro muito confiável e previsível porém, sua tecnologia embarcada carece há muito tempo de uma atualização, já comum em concorrentes da marca.

  13. Sérgio L.R.Fernandes

    Corolla xei, decepcionou minha esposa e eu.
    Tinha um 18/19, troquei por outro 25/26, que desilusão, peguei no dia 11/9 agora; em pensamento se pudesse desfazer o negócio, no dia seguinte tinha desfeito.
    Anterior bem superior em tudo. Fiquei 7 anos com o carro, que alegria.
    Deve ser por isso que tem caído a venda.
    Meu filho perguntou, o Senhor não viu antes.
    Disse: “não, é Toyota, eu confio”.
    Vi superficialmente, achei que seria bem superior ao que tinha.

  14. Márcio Aleixo

    Bomba relógio o motor.
    Bicos do Corolla 2021 em diante são feitos somente para gasolina. As concessionárias recomendam não colocar álcool e com 30% de álcool na gasolina o motor não passa de 60mil sem dar problema. Meu Corolla com 52mil km rodados acabou os bicos 17mil e com o cabeçote 10mil….prejuízo de 27 mil sem querer a concessionária sequer enviasse para garantia ..meu carro era 2022….vendi e nunca mais compro outra bomba relogio

  15. Reinaldo Robles

    Ja estou no 5⁰ Corolla e 1 Corolla Cross….todos ótimos….esse último um Altis 2.0 a gasolina…troquei os pneus…mais altos…esta top….só alegria…..caso deseja trocar vou pegar outro Corolla Cross….

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Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

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