Para o brasileiro e para o chinês, quando se fala de híbrido, o sinônimo é o PHEV. Prova disso, é que a grande maioria das vendas dos carros híbridos no Brasil é feita por modelos plug-in, enquanto lá fora a preferência é pelos HEV tradicionais. Para virar esse jogo, Toyota e Omoda vão apostar em um cenário que a BYD não tem como brigar.
Programados para serem lançados ainda neste ano, os SUVs compactos híbridos Toyota Yaris Cross e Omoda 5 HEV apostarão na mecânica híbrida tradicional para brigar de frente com os modelos de entrada da BYD. Afinal, dos híbridos mais vendidos do país, a marca chinesa tem Song Pro, King e Song Plus entre os líderes, junto do GWM Haval H6, mas que tem versões HEV e PHEV.
Yaris Cross

Como a Toyota percebeu, o sistema HEV de Corolla e Corolla Cross é fraco demais para a realidade do nosso país. Tanto que, apesar de ser o único híbrido flex do Brasil, o sistema da marca japonesa é pouco procurado pelos compradores do sedan e do SUV. Mas no Yaris Cross ela vai dobrar a aposta.
Como o segmento de SUVs compactos não tem nenhum híbrido, quer seja HEV ou PHEV, a marca japonesa pretende dominar uma fatia significativa de mercado com essa tecnologia. Com isso, o modelo usará um conjunto ainda inédito e mais eficiente do que o dos irmãos Corolla.

Trata-se de um motor 1.5 quatro cilindros aspirado de 111 cv, um pouco menos do que os 122 cv dos Corolla, mas que promete ser verdadeiramente muito mais eficiente. Afinal, o consumo da versão 2.0 do Corolla para a híbrida não difere tanto. A potência, inclusive, é inferior, mas próxima à dos rivais com motor 1.0 turbo.
Omoda 5 HEV

Se o Toyota Yaris Cross já terá vendas boas garantidas simplesmente por conta do logotipo que carrega, a Omoda & Jaecoo aposta no visual ousado e na mecânica forte para fazer o Omoda 5 HEV emplacar por aqui. Inclusive, a marca está ainda mais otimista depois que a versão elétrica vendeu mais do que o esperado.
O modelo, que ainda não está disponível em outros mercados, foi oficializado pela Omoda & Jaecoo logo no lançamento da marca por aqui. Ele usará motor 1.5 quatro cilindros turbo junto a um motor elétrico na dianteira e gerenciado por uma transmissão CVT. Com isso, será híbrido de verdade, ao contrário do seu primo CAOA Chery Tiggo 5X que é semi-híbrido.

A marca acredita que o novo modelo será o responsável por aumentar drasticamente o volume de vendas. Ela vai apostar em duas versões, seguindo a estratégia do Jaecoo 7, além de prometer preço abaixo de R$ 200 mil. A O&J, inclusive, já disse que faltam pequenos ajustes para ele ser o carro híbrido mais barato do Brasil.
Você aposta nas vendas do Omoda 5 HEV ou no Toyota Yaris Cross? Ou acredita que, para o brasileiro, melhor um PHEV? Conte nos comentários.



Prefiro mil vezes um PHEV… sem comentários…
PHEV é aquele que além de parar para botar combustivel, você também tem que parar para carregar bateria?
Obrigado. Essa eu passo.
Toyota Cross vai detonar a concorrência. Pode apostar!!!!!!
Finalmente estão acordando, até hoje só existe semi-hibridos, uma porcaria, a Fiat, essa engana ela mesma kkkk, péssimos carros hibridos, acha que o consumidores são idiotas.