Ao vivo
Home » Curiosidades » Toyota e Omoda terão híbridos HEV acessíveis contra os PHEV da BYD

Curiosidades

HEV vs PHEV

Toyota e Omoda terão híbridos HEV acessíveis contra os PHEV da BYD

Enquanto a BYD aposta em híbridos PHEV, Toyota e Omoda terão híbridos HEV como carros de entrada. Aposta é no segmento de SUVs

3 min de leitura

Para o brasileiro e para o chinês, quando se fala de híbrido, o sinônimo é o PHEV. Prova disso, é que a grande maioria das vendas dos carros híbridos no Brasil é feita por modelos plug-in, enquanto lá fora a preferência é pelos HEV tradicionais. Para virar esse jogo, Toyota e Omoda vão apostar em um cenário que a BYD não tem como brigar.

Programados para serem lançados ainda neste ano, os SUVs compactos híbridos Toyota Yaris Cross e Omoda 5 HEV apostarão na mecânica híbrida tradicional para brigar de frente com os modelos de entrada da BYD. Afinal, dos híbridos mais vendidos do país, a marca chinesa tem Song Pro, King e Song Plus entre os líderes, junto do GWM Haval H6, mas que tem versões HEV e PHEV.

Yaris Cross

Toyota Yaris Cross azul de frente
Toyota Yaris Cross [divulgação]

Como a Toyota percebeu, o sistema HEV de Corolla e Corolla Cross é fraco demais para a realidade do nosso país. Tanto que, apesar de ser o único híbrido flex do Brasil, o sistema da marca japonesa é pouco procurado pelos compradores do sedan e do SUV. Mas no Yaris Cross ela vai dobrar a aposta.

Como o segmento de SUVs compactos não tem nenhum híbrido, quer seja HEV ou PHEV, a marca japonesa pretende dominar uma fatia significativa de mercado com essa tecnologia. Com isso, o modelo usará um conjunto ainda inédito e mais eficiente do que o dos irmãos Corolla.

Toyota Yaris Cross interior
Toyota Yaris Cross [divulgação]

Trata-se de um motor 1.5 quatro cilindros aspirado de 111 cv, um pouco menos do que os 122 cv dos Corolla, mas que promete ser verdadeiramente muito mais eficiente. Afinal, o consumo da versão 2.0 do Corolla para a híbrida não difere tanto. A potência, inclusive, é inferior, mas próxima à dos rivais com motor 1.0 turbo.

Omoda 5 HEV

Omoda 5 2026 vermelho de traseira
Omoda 5 2026 [divulgação]

Se o Toyota Yaris Cross já terá vendas boas garantidas simplesmente por conta do logotipo que carrega, a Omoda & Jaecoo aposta no visual ousado e na mecânica forte para fazer o Omoda 5 HEV emplacar por aqui. Inclusive, a marca está ainda mais otimista depois que a versão elétrica vendeu mais do que o esperado.

O modelo, que ainda não está disponível em outros mercados, foi oficializado pela Omoda & Jaecoo logo no lançamento da marca por aqui. Ele usará motor 1.5 quatro cilindros turbo junto a um motor elétrico na dianteira e gerenciado por uma transmissão CVT. Com isso, será híbrido de verdade, ao contrário do seu primo CAOA Chery Tiggo 5X que é semi-híbrido.

interior do Omoda 5
Omoda 5 2026 [divulgação]

A marca acredita que o novo modelo será o responsável por aumentar drasticamente o volume de vendas. Ela vai apostar em duas versões, seguindo a estratégia do Jaecoo 7, além de prometer preço abaixo de R$ 200 mil. A O&J, inclusive, já disse que faltam pequenos ajustes para ele ser o carro híbrido mais barato do Brasil.

Você aposta nas vendas do Omoda 5 HEV ou no Toyota Yaris Cross? Ou acredita que, para o brasileiro, melhor um PHEV? Conte nos comentários.


YouTube video

0 comentário em “Toyota e Omoda terão híbridos HEV acessíveis contra os PHEV da BYD”

  1. Khalil

    Prefiro mil vezes um PHEV… sem comentários…

    • Jose otavio

      PHEV é aquele que além de parar para botar combustivel, você também tem que parar para carregar bateria?
      Obrigado. Essa eu passo.

  2. Célio

    Toyota Cross vai detonar a concorrência. Pode apostar!!!!!!

  3. Carlos Vieira

    Finalmente estão acordando, até hoje só existe semi-hibridos, uma porcaria, a Fiat, essa engana ela mesma kkkk, péssimos carros hibridos, acha que o consumidores são idiotas.

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar