Home » Curiosidades » Toyota Yaris foi o aluno CDF quietinho e amado pelos professores

Curiosidades

Eles saíram definitivamente de linha recentemente

Toyota Yaris foi o aluno CDF quietinho e amado pelos professores

Substituto do Etios e tido como "Corollinha", os Toyota Yaris viveram um bom tempo no Brasil, mas se despediram recentemente

6 min de leitura

A Toyota do Brasil é conhecida por ter modelos mais caros e com pegada mais premium. Mas, o Etios conseguiu provar o contrário e os Yaris também. Enquanto o primeiro é visto como um patinho feio, mas racional, o segundo viveu um bom tempo em solo brasileiro, agradou muitos clientes e ainda assim passava quase despercebido em sua categoria. Então, aperte os cintos e vamos conhecer um pouco da sua trajetória.

Tudo começou em 1999. Lá fora, a marca japonesa revelava a linha Yaris, composta por um hatch com desenho simpático, a minivan Yaris Verso e o sedan Echo. O modelo também servia como porta de entrada para a montadora e podia ser comprado em alguns países com o nome de Vits. Desde essa época, o Yaris já atraía clientes pela racionalidade e confiabilidade.

Sua primeira geração durou até meados de 2005. Aqui, o hatch já ganhava linhas mais arredondadas e tinha uma pegada mais altinha se comparada com a primeira vida. A Toyota oferecia o Yaris em muitos mercados nessa época, como Europa, Japão e mais países. Mas, o Brasil seguia tendo o Corolla como modelo mais acessível. A segunda e a terceira gerações do compacto conviveram em harmonia por alguns anos, já que o modelo apresentado em 2005 foi aposentado só em 2016.

Da esquerda para a direita: 1ª, 2ª, 3ª e 4ª gerações globais do Yaris [divulgação]

Demorou para chegar

Em 2013, um fato curioso aconteceu. A fabricante dona do SW4 apresentou uma variante do compacto focado em mercados emergentes. Ele estreou na China e rapidamente foi enviado para lugares como Taiwan, Oriente Médio e regiões da Ásia. Batizado de projeto XP150, o Yaris chegou a usar plataforma do Etios e ganhou alterações visuais em 2016. E foi neste momento que o sedan passou a contar com esse nome.

Já em 2015, um novo capítulo começou na vida do Toyota Yaris. Nos países estrangeiros, a marca japonesa é parceira da Mazda. Nisso, a fabricante pegou o Mazda 2 de base e fez mudanças para oferecer uma nova cara ao seu compacto, tanto como sedan quanto como hatch. Um dos principais mercados desse modelo era o norte-americano. Aliás, ele viveu bastante tempo lá.

Toyota Yaris (divulgação)

Em 2017, a Toyota apresentou uma nova variante do compacto para a Tailândia e que chegou em regiões como a África do Sul em 2018. Ele era baseado no projeto XP150, só que levemente mais refinado. Inclusive, foi em 2018 que os brasileiros puderam conhecer de perto e pela primeira vez o Yaris. Ele chegou tanto na versão hatch quanto sedan.

Nesse momento, a montadora japonesa oferecia três modelos mais acessíveis em solo tropical: haviam os Etios hatch e sedan, os Yaris e o Corolla. A linha Yaris batia de frente com o Chevrolet Onix e Prisma, Volkswagen Polo e Virtus, Fiat Argo e Cronos, Honda City e Fit. Eles eram bem mais refinados e caros do que o Etios.

Yaris (divulgação)

Porta de entrada

Mesmo com visual atrativo, diversos itens de série como central multimídia, painel de instrumentos parcialmente digital e até teto solar, os Yaris não vendiam como água. No entanto, tudo mudou em meados de 2021. O que aconteceu é que os Etios foram descontinuados por causa do Corolla Cross. Com isso, os Yaris se tornaram os modelos mais baratos da fabricante. Havia também a variante aventureira X-Way, a qual ganhava apliques e tinha visual mais aventureiro.

Até esse momento, o hatch podia ter motor 1.3 aspirado de 101 cv e câmbio manual ou automático do tipo CVT ou motor 1.5 aspirado de 110 cv. Mas, este segundo só trazia transmissão automática. O sedan sempre teve o propulsor mais potente e até chegou a ter câmbio manual, só que por pouco tempo. Para vender mais, a linha 2023 chegou com retoques no visual.

Toyota Yaris XS [Auto+ / João Brigato]
Toyota Yaris XS [Auto+ / João Brigato]

Ele mudou principalmente na dianteira, onde ganhou novo para-choque. O DRL de LED variava de posição de acordo com a versão escolhida. Tanto a lateral quanto a traseira seguiram com o mesmo visual do lançamento. Assim, a Toyota esperava que os Yaris conseguissem atazanar mais o Nissan Versa, Peugeot 208 e companhia. Eles passaram a contar com sete airbags, central multimídia e mais itens de série.

Desse modo, podiam se destacar um pouco mais perante seus rivais. Os Yaris nunca foram referência em beleza, mas agradavam pelo conjunto equilibrado, motor competente e espaço apropriado para pelo menos quatro ocupantes e mais bagagens. Em 2023, eles tiveram seu melhor ano de vendas, com o hatch alcançando mais de 23 mil unidades vendidas e o sedan acumulou 20 mil entregas.

Eles ficaram um bom tempo entre as opções mais acessíveis dos seus segmentos e que já contavam com transmissão automática desde a versão mais barata. Se 2023 teve resultados positivos, 2024 foi ainda melhor. O hatch conquistou quase 26 mil unidades comercializadas e o sedan marcou quase 22 mil vendas. Ou seja, eles conseguiram ficar entre os 50 carros mais vendidos do Brasil do ano passado.

É hora de dar tchau

Mas, as vendas em alta não mudaram os planos da Toyota em relação aos Yaris. Os compactos deixaram de serem produzidos nos últimos dias de 2024. Eles deram lugar ao novo SUV Yaris Cross. Ele se tornará o modelo mais acessível da fabricante e terá ainda motorização híbrida, algo que o hatch e o sedan nunca viram por aqui.

O SUV chegará ainda em 2025. Os fãs do Yaris hatch ainda podem manter uma certa esperança em relação ao futuro, já que a marca estuda trazer a variante GR do hatch. Apimentado, ele tem 300 cv, visual esportivo e gosta de correr em pistas. Contudo, ainda não há data oficial para sua chegada. E ele segue bem vivo lá fora, tanto é que o sedan ganhou motor híbrido.

Toyota Yaris 2023 [divulgação]
Toyota Yaris 2023 [divulgação]

Os Toyota Yaris viveram no Brasil como aqueles alunos CDF’s das salas de aula. Sentam nas carteiras da frente, são estudiosos, queridinhos dos professores e cumprem sua função com louvor. Todavia, algumas vezes passam despercebidos, mesmo com diversas qualidades embarcadas.

Você gosta do Yaris hatch e sedan? Sentirá falta deles? Conte nos comentários


YouTube video

0 comentário em “Toyota Yaris foi o aluno CDF quietinho e amado pelos professores”

  1. Glória Alves

    Gostei muito e gosto tenho um eu quero o yaris 1.5manual se eu encontrar eu troco, porque o meu e 1.3.,o bom é que não quebrar fácil 👏👏👏👏🤗🤗🤗🤗

  2. Marcos Negrelli

    Melhor carro que já tive. Dei sorte comprei no final de 2024 uma versão Hatch XS Grafitte. Um carro muito acima de qualquer outro das marcas tradicionais. Automatico de série e desempenho muito acima dos 1.0 turbo, além de ótima construção e acabamento. Pretendo ficar no mínimo uns 4 anos ou mais de tanto que gostei.

  3. Maraiza Arcanjo

    Sinceramente não entendo como a Toyota tira o Yaris de linha no Brasil. Um carro maravilhoso, eu sou apaixonada por ele. Tenho um automático há dois anos, só elogios.
    Reveja isso, volta Yaris!

Deixe um comentário

Assuntos

Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

Você também poderá gostar