Escolher um carro novo nem sempre é uma tarefa fácil. E as dúvidas aumentam quando o preço de uma versão com todos os opcionais invade o território de uma configuração posicionada acima. O Fiat Fastback 2026 chegou às concessionárias no fim de junho trazendo novidades visuais na parte externa, com elementos mais quadrados, e novos equipamentos, incluindo o tão desejado teto solar.
São cinco opções à venda: Turbo 200 Flex AT (a partir de R$ 119.990), Audace Turbo 200 Hybrid Flex AT (R$ 159.990), Impetus Turbo 200 Hybrid Flex AT (R$ 167.990), Limited Edition Turbo 270 Flex AT (R$ 171.990) e Abarth Turbo 270 Flex AT (R$ 177.990).
O SUV cupê da Fiat na versão de entrada usa o motor 1.0 T200 de três cilindros turbinado, sem eletrificação, com 130 cv e 20,4 kgfm (etanol). Já as versões Audace e Impetus contam com sistema semi-híbrido, que substitui o alternador e o motor de partida por um pequeno motor elétrico. No entanto, ele não traciona as rodas sozinho como um híbrido convencional. Aliás, são os mesmos números de desempenho.
As variantes Limited Edition e Abarth compartilham o motor 1.3 16V turbo, mas com potências distintas: 176 cv e 185 cv, respectivamente. Essa diferença se deve à adequação às rígidas normas de emissões do Proconve L8. O Fastback Abarth manteve os 185 cv por ser uma opção esportiva e de nicho dentro da linha.

Qual versão do Fiat Fastback 2026 invade a outra?
Entre as cinco versões do Fastback 2026, a Impetus Turbo 200 Hybrid oferece, de série, multimídia de 10,1 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, quadro de instrumentos digital de sete polegadas, saídas de ar para os passageiros traseiros, carregador por indução, faróis e lanternas de LED.
O pacote inclui ainda assistente de partida em rampas, monitoramento da pressão dos pneus, controles eletrônicos de tração e estabilidade, frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança involuntária de faixa, comutação automática dos faróis, quatro airbags e o sistema semi-híbrido.

Com preço a partir de R$ 167.990, a Impetus Turbo 200 Hybrid pode custar mais do que a versão Abarth T270. Veja só: ao escolher as cores metálicas cinza Silverstone ou prata Bari com teto preto, o valor sobe R$ 1.990. Os bancos de couro adicionam R$ 1.340 e o teto solar panorâmico, R$ 4.990. Outro opcional é o pacote com sensor de ponto cego e a plataforma de serviços conectados Connect Me.
Somando os R$ 1.990 da pintura cinza Silverstone e os R$ 10.320 de opcionais, o Fiat Fastback Impetus Turbo 200 Hybrid chega a R$ 180.300 — mais em relação ao Abarth Turbo 270 Flex, que parte de R$ 177.990. Este último não possui opcionais, apenas cores. Pintado na tonalidade cinza Strato com teto preto (R$ 1.490), o preço final é de R$ 179.480.

O que vale mais a pena?
Ou seja, a decisão é uma questão de prioridade: optar pela economia de combustível ou por um SUV cupê mais rápido e com ronco grave. Segundo o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, o Fastback semi-híbrido abastecido com etanol faz 8,9 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada; com gasolina, são 12,6 km/l e 13,9 km/l, respectivamente.
Já o Fastback Abarth T270 tem médias de 7,3 km/l (etanol, cidade) e 9,1 km/l (etanol, estrada), enquanto com gasolina registra 10,8 km/l e 12,9 km/l, respectivamente. Ou seja, uma diferença que resulta nas idas ao posto. Em compensação, o Abarth entrega um desempenho ágil e para lá de empolgante acompanhado de um ronco gutural!


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