Home » Curiosidades » HR-V, WR-V, ZR-V e CR-V: o que significa o nome de cada SUV da Honda?

Curiosidades

Já sabia disso?

HR-V, WR-V, ZR-V e CR-V: o que significa o nome de cada SUV da Honda?

Usando siglas para batizar seus SUVs, a Honda teve no Brasil WR-V, HR-V, ZR-V e CR-V. Mas você sabe o significado do nome deles?

4 min de leitura

Qual o significado do nome dos SUVs da Honda? Toda sigla que batiza um carro tem um significado por trás. É raro, mas acontece, de alguma montadora dar letras aleatórias para seus carros. Só que, na grande maioria, há sempre uma história por trás. E isso chamou atenção nos SUVs da Honda, sempre batizados com uma letra, seguido de R-V, como é o caso de WR-V, HR-V, ZR-V e CR-V. 

Mas o que cada letra significa? Chegou a hora de desmembrar e descobrir como toda a linha de SUVs que a Honda já ofereceu no Brasil compôs seu nome. Vale lembrar que as duas primeiras letras que mudam de significado para cada carro, sendo que o V é sempre de Vehicle, ou seja, veículo.

HR-V

Honda HR-V Tourign 2025 vermelho de traseira
Honda HR-V Tourign 2025 [divulgação]

Segundo modelo da história da fabricante nipônica a usar a sigla R-V, o Honda HR-V surgiu em 1999, morreu em 2006, mas voltou à vida em 2013 como o primeiro SUV derivado do Fit. Seu nome significa Hi-rider Revolutionary Vehicle, sendo o Hi-Rider tendo como significado um carro alto, com posição de dirigir alta. 

Já o Revolutionary vem do fato de que ele foi um dos primeiros SUVs compacto com tração 4×4 e vocação off-road de fato a ser produzido no Japão usando plataforma de carros de passeio. Vale lembrar que o HR-V ainda é chamado de Vezel ou XR-V em alguns mercados, enquanto as variantes elétricas chamam e:NS1, e:Ny1, e:NP1, X-NM, M-NV e VE-1. E, neste ano, ganhou novo visual no Brasil.

WR-V

O nome do Honda WR-V, o menor SUV da marca japonesa, vem de Winsome Runabout Vehicle. O Winsome tem como significado algo atraente, cativante, insinuante e encantador. Tudo começou em 2017 para batizar o SUV do Fit. Atualmente dá vida a um SUV subcompacto derivado do Honda Brio e é o nome internacional do Honda Elevate para Japão e, futuramente, Brasil.

Já o R do nome tem de Runabout, que tem como significado um pequeno carro feito para pequenas jornadas. A palavra também pode ser atribuída a barcos de porte pequeno. Ou seja, combina com a aura compacta do modelo. Na internet, costumam chamar ele de Wesley Recreactional Vehicle, apenas como uma piada. 

ZR-V

Honda ZR-V Touring [Auto+ / João Brigato]
Honda ZR-V Touring [Auto+ / João Brigato]

Mais recente adição da Honda ao portfólio de SUVs, o ZR-V pega tudo do WR-V e muda uma letra. Afinal, o R significa Runabout assim como no irmão menor. Já o Z vem de o fato de que esse carro foi projetado, segundo a Honda, para atrair compradores da geração Z. Ou seja, pessoas nascidas entre 1997 e 2010. Contudo, no Brasil, ele performa abaixo do esperado pela marca nas vendas.

CR-V

Honda CR-V Advanced Hybrid
[Honda CR-V Advanced Hybrid / Rafael Dea]

Precursor do uso da sigla para nomear SUVs, a Honda apresentou o CR-V em 1995 como seu primeiro SUV desenvolvido inteiramente pela marca. Ele usava base de Civic e tinha porte relativamente compacto na época, por isso o R de seu nome também signigica Rubanout, como no ZR-V e no WR-V.

Contudo, o C vem de Comfortable, formando Comfortable Runabout Vehicle. Também é uma referência ao Civic, que começa em C, mostrando que o CR-V, é o SUV do Civic (ao menos até a chegada do ZR-V). Por essa lógica, deveríamos ter o HR-V hoje sendo chamado de FR-V por conta do Fit e o atual CR-V mudando de nome para AR-V, por ser próximo demais do Accord.

Qual dos SUVs da Honda vendidos no Brasil você mais gosta? Você já sabia o significado do nome dos SUVs da Honda? Conte nos comentários.


YouTube video

1 comentário em “HR-V, WR-V, ZR-V e CR-V: o que significa o nome de cada SUV da Honda?”

  1. Christian Ribeiro

    Desculpe, mas o mais provável é que o Z- RV tenha sido projetado para os avós da geração Z, isso sim.

Os comentários estão encerrado.

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar