Destaque

5 carros que (quase) ninguém chama pelo nome correto

Sabe aquele amigo que ninguém o chama pelo nome que está no RG, mas sim por um apelido? Esses cinco carros passam pela mesma situação

[divulgação / montagem: Maurício Garcia]
[divulgação / montagem: Maurício Garcia]

Na hora de escolher o nome dos carros, as fabricantes sempre pensam em algo impactante e que fixe na mente das pessoas. Só que, muitas vezes, o batismo escolhido não é exatamente aquele que pega. Por isso, algumas versões específicas se tornam o nome pelo qual o carro é conhecido ou até mesmo um apelido.

Por isso, reunimos aqui nessa lista cinco carros cujos nomes oficiais raramente são usados por pessoas fora das montadoras. Para o público comum e até especialistas da imprensa, os nomes não oficiais são os verdadeiros desses modelos. Confira.

Mini Cooper

Mini Cooper [divulgação]
Mini Cooper [divulgação]

Eu duvido que você encontre alguém no planeta Terra que chama esse carro de Mini Hatch – fora os que trabalham na Mini ou na BMW. Mas esse é o nome oficial daquele que todos conhecem como Mini Cooper. A realidade é que Cooper é uma das diversas versões do modelo britânico. Há quem piore as coisas e o chame de carro do Mr. Bean.

O mais curioso é que outros modelos da Mini possuem versões Cooper, como é o caso do Countryman, que é vendido na versão híbrida Cooper S E. O problema é a versão John Cooper Works, que faz com que o hatch seja informalmente chamado de Mini Cooper John Cooper Works. Cooper duas vezes tal qual o Honda HR-V EXL Honda Sensing e seus dois Honda.

Volkswagen Zé do Caixão

Volkswagen Zé do Caixão [divulgação]
Volkswagen Zé do Caixão [divulgação]

Oficialmente, o nome do modelo é Volkswagen 1.600 (e na época ainda se pronunciava “miliseiscentos” não “mil e seiscentos”), mas todos o conhecem como Zé do Caixão. O apelido pego tão forte que até a própria Volkswagen o chama assim hoje em dia quando se refere ao modelo histórico.

O apelido dado ao sedã se deu por conta da presença de quatro portas, maçanetas cromadas e visual quadradinho. O brasileiro tinha mania de comprar carros de duas portas e julgar os modelos com portas extras como de taxistas. Para piorar, o associaram a um caixão de defunto e como o personagem Zé do Caixão fazia sucesso, o brasileiro logo ligou uma coisa à outra.

Land Rover Range Rover Vogue

Land Rover Range Rover [divulgação]
Land Rover Range Rover [divulgação]

Diferentemente de alguns casos onde o nome é encurtado ou adotada uma nomenclatura para simplificar a situação, os brasileiros decidiram adicionar um ponto a mais para o Range Rover. O modelo mais caro e sofisticado da Land Rover se chama simplesmente Range Rover, mas a maioria se refere a ele como Range Rover Vogue.

Isso se deu por conta da estratégia da Land Rover em transformar o Range Rover em uma linha de modelos. Como o SUV original tinha uma versão Vogue, que foi muito popular, o sobrenome pegou. Assim, a linha Range Rover hoje é constituída por Evoque, Velar, Sport e Vogue.

Mazda Miata

Mazda MX-5 Miata [divulgação]
Mazda MX-5 Miata [divulgação]

Oficialmente o nome do esportivo japonês no mundo inteiro é Mazda MX-5. Nos EUA ele ainda é chamado de MX-5 Miata. Mas como todos se referem a ele? Somente como Mazda Miata. Inclusive há um acrônimo em inglês com o nome do modelo que diz, com cada letra de seu nome, Miata Is Always The Answer (Miata é sempre a resposta, em português).

Vale lembrar que o Mazda Miata está em sua quarta geração, sendo essa desenvolvida em parceria com a Fiat. A marca italiana ajudou no desenvolvimento o que lhe rendeu o 124 Spider, vendido também em versão Abarth. O Fiat saiu de linha, enquanto o Mazda se prepara para ganhar uma nova geração em breve – talvez a última não elétrica.

Volkswagen Fusca

carros
Volkswagen Fusca [divulgação]

Diferentemente do Zé do Caixão que nunca virou nome oficial, Fusca se tornou o batismo do besouro depois de muita insistência do brasileiro. Chamado oficialmente de Type 1 ou Sedan, o modelo mais icônico da Volkswagen se tornou Fusca por aqui pois muita gente não conseguia falar o nome da marca alemã corretamente.

Para quem se perguntava de onde surgiu o nome Fusca, foi simplesmente vindo de Volkswagen falado errado. O batismo só se tornou oficial nos últimos anos do modelo original, contudo, ele retornou estampado na tampa traseira da terceira geração. Nesse modelo, a VW decidiu adotar o apelido do carro em cada país que ele foi vendido como nome oficial.

Que outro carro é chamado pelo nome errado? Conte nos comentários. 

>>GWM quer Brasil produzindo carros elétricos em 2025

>>5 carros que são horríveis, mas verdadeiramente bons

>>Os carros mais baratos do Brasil com câmbio CVT