Na indústria automotiva, alguns carros não nascem bons. É preciso dar tempo a eles para que o projeto seja maturado, correções de trajeto sejam feitas ou mesmo um quase milagre envolvendo o desenvolvimento de uma nova geração. Pensando nisso, reunímos cinco carros os quais mudaram da água para o vinho completamente. Confira.
Jeep Compass

Se existe um carro que a Jeep quer apagar do seu passado é o Compass de primeira geração. O SUV tinha plataforma de Mitsubishi Lancer, motor aspirado fraco, câmbio CVT com problemas constantes e passava longe da beleza. A segunda geração evoluiu tanto que se tornou um sucesso global para que ninguém nunca mais quisesse saber do antigo.
Fiat Titano

Provando que existem milagres, a Fiat Titano sofreu uma transformação absurda. A caminhonete tinha uma dirigibilidade muito ruim, sacolejando excessivamente em qualquer situação, tinha motor fraco, câmbio perdido e direção pesada. Apesar de não ter mudado o visual, toda a mecânica foi mexida e agora é praticamente um carro novo.
Ford Fiesta

Diferentemente de vários carros dessa lista, o Ford Fiesta teve duas gerações convivendo ao mesmo tempo e com diferenças brutais. O Fiesta RoCam ficou como carro de entrada da marca, com construção simplória, acabamento ruim e mecânica defasada. Um contraste completo para o New Fiesta, todo moderno, com dinâmica invejável e visual chamativo.
Volkswagen Gol

É de consenso geral dos brasileiros que o Gol G4 é um dos piores carros que a Volkswagen já fez no Brasil. Ele tinha plataforma velha, visual insosso e acabamento tenebroso. Só que o pulo que a marca deu ao lançar a terceira geração (apelidado de G5) foi enorme. O Gol ficou muito mais moderno, equipado, bom de dirigir e moderno.
Honda WR-V
![Honda WR-V EX [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/10/WR-V-EX-Movimento-13.webp)
O Honda WR-V nasceu como um SUV subcompacto derivado diretamente do Fit. Ele ditou uma tendência que outros carros fizeram logo em seguida, como Renault Kardian, Fiat Pulse e Fastback ou Volkswagen Tera e Nivus. A nova geração tem cara de SUV, espaço interno mais do que farto e a maior garantia dentre todos os modelos da Honda no Brasil.
Que outro carro você acredita que mudou da água para o vinho quando trocou de geração? Conte nos comentários.



É, mas sobre o Gol cabe lembrar: foi justamente por tirar o G4 de linha e não deixá-lo conviver com o G5, que ele deixou de ser o carro mais vendido do país. As vendas mais expressivas ainda vinham da antiga geração. Erro da Volks, nesse sentido
Verdade o gol G4 é muito bom.