Ao vivo
Home » Destaque » 5 carros que mudaram da água para o vinho

Destaque

O passado os condena

5 carros que mudaram da água para o vinho

Algumas vezes pode ser questão de tempo, de ajustes ou mesmo de uma nova geração. Mas esses carros praticamente renasceram

3 min de leitura

Na indústria automotiva, alguns carros não nascem bons. É preciso dar tempo a eles para que o projeto seja maturado, correções de trajeto sejam feitas ou mesmo um quase milagre envolvendo o desenvolvimento de uma nova geração. Pensando nisso, reunímos cinco carros os quais mudaram da água para o vinho completamente. Confira.

Jeep Compass

Jeep Compass Limited flex branco com teto preto parado de frente em um estacionamento - Curiosidades carros
Jeep Compass Limited flex [Auto+ / João Brigato]

Se existe um carro que a Jeep quer apagar do seu passado é o Compass de primeira geração. O SUV tinha plataforma de Mitsubishi Lancer, motor aspirado fraco, câmbio CVT com problemas constantes e passava longe da beleza. A segunda geração evoluiu tanto que se tornou um sucesso global para que ninguém nunca mais quisesse saber do antigo.

Fiat Titano

Fiat Titano Ranch 2026 cinza parada de frente com lago ao fundo
Fiat Titano Ranch 2026 [Divulgação]

Provando que existem milagres, a Fiat Titano sofreu uma transformação absurda. A caminhonete tinha uma dirigibilidade muito ruim, sacolejando excessivamente em qualquer situação, tinha motor fraco, câmbio perdido e direção pesada. Apesar de não ter mudado o visual, toda a mecânica foi mexida e agora é praticamente um carro novo.

Ford Fiesta

New Fiesta EcoBoost Style (divulgação)

Diferentemente de vários carros dessa lista, o Ford Fiesta teve duas gerações convivendo ao mesmo tempo e com diferenças brutais. O Fiesta RoCam ficou como carro de entrada da marca, com construção simplória, acabamento ruim e mecânica defasada. Um contraste completo para o New Fiesta, todo moderno, com dinâmica invejável e visual chamativo.

Volkswagen Gol

Volkswagen Gol prata andando em uma pista
Volkswagen Gol [Divulgação]

É de consenso geral dos brasileiros que o Gol G4 é um dos piores carros que a Volkswagen já fez no Brasil. Ele tinha plataforma velha, visual insosso e acabamento tenebroso. Só que o pulo que a marca deu ao lançar a terceira geração (apelidado de G5) foi enorme. O Gol ficou muito mais moderno, equipado, bom de dirigir e moderno.

Honda WR-V

Honda WR-V EX [divulgação]
Honda WR-V EX [divulgação]

O Honda WR-V nasceu como um SUV subcompacto derivado diretamente do Fit. Ele ditou uma tendência que outros carros fizeram logo em seguida, como Renault Kardian, Fiat Pulse e Fastback ou Volkswagen Tera e Nivus. A nova geração tem cara de SUV, espaço interno mais do que farto e a maior garantia dentre todos os modelos da Honda no Brasil.

Que outro carro você acredita que mudou da água para o vinho quando trocou de geração? Conte nos comentários.


YouTube video

2 comentários em “5 carros que mudaram da água para o vinho”

  1. Alexandre

    É, mas sobre o Gol cabe lembrar: foi justamente por tirar o G4 de linha e não deixá-lo conviver com o G5, que ele deixou de ser o carro mais vendido do país. As vendas mais expressivas ainda vinham da antiga geração. Erro da Volks, nesse sentido

    • Benvindo

      Verdade o gol G4 é muito bom.

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar