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5 carros que nasceram de parcerias inusitadas entre montadoras

De rivais a aliados, colaborações inesperadas entre fabricantes resultaram em modelos que dividem plataforma, motor e até a alma

6 min de leitura

Na indústria automotiva, é comum ver parcerias entre marcas para cortar custos e acelerar lançamentos. Porém, algumas alianças chamam atenção por reunir montadoras que, em teoria, jamais estariam no mesmo projeto. Nesse caso, modelos compartilham peças, plataformas e até fábricas, mas cada um tenta manter sua própria identidade. Vamos conhecer alguns carros que tiveram parceria inusitadas. 

Toyota Supra e BMW Z4 

Toyota GR Supra [divulgação]
Toyota GR Supra [divulgação]

A nova geração do Toyota Supra, lançada em 2019, dividiu opiniões e foi uma 5 carros que nasceram de parceria inusitada. Os fãs do famoso clássico que apareceu no filme Velozes e Furiosos de 2001, fez o público se surpreender ao descobrir que o esportivo japonês foi desenvolvido junto com o BMW Z4.

Ambos usaram o mesmo motor 3.0 turbo de seis cilindros de 340 cv e 51 kgfm de torque de origem alemã, além do câmbio automático de oito marchas e da plataforma. 

No entanto, o Supra que agora se despede do mundo, utiliza o atualizado B58 alemão de mesma litragem, só com 435 cv e 58,1 kgfm de torque. Já o Z4 usa o S58 de 382 cv e 52,5 kgfm de torque. Eles são montados na mesma fábrica da Magna Steyr, na Áustria.

BMW Z4 (divulgação)

Por mais que eles possuam similaridade na força motriz e plataforma, a proposta dos dois é bem diferente. O Z4 é um roadster com capota retrátil e foco em luxo. Já o Supra é um cupê mais afiado, com acerto de suspensão exclusivo e visual inspirado nos modelos da Toyota Gazoo Racing.

Ford Ranger e Volkswagen Amarok

Ford Ranger americana prata envolvida no recall da Ford
Ford Ranger [divulgação]

A segunda geração da Volkswagen Amarok, lançada em 2022 na Europa e África é baseada na atual Ford Ranger. Ou seja, o chassi, os motores, a eletrônica e até a planta são da Ford. Elas são tão similares que o interior uma da outra é praticamente idêntico, exceto alguns detalhes.

A aliança entre a parceria inusitada da Ford e Volkswagen começou em 2019, com o projeto Cyclone, tendo foco no desenvolvimento conjunto de veículos comerciais. E foi justamente na nova geração da Ranger que essa colaboração se materializou de forma. 

Volkswagen Amarok Style [divulgação]

A atual Amarok vendida na Europa, África e Oceania é, basicamente, uma Ranger de roupa trocada. Elas compartilham o mesmo chassi, motores, câmbio, parte do interior e toda a estrutura eletrônica.

Mas há diferenças. A Volkswagen se empenhou em dar identidade visual própria à Amarok, além de ajustes exclusivos de suspensão e direção em algumas versões. Ainda assim, a essência mecânica é a mesma. Isso permitiu reduzir custos de desenvolvimento e acelerar o lançamento da nova geração.

Curiosamente, a América do Sul ficou de fora. Por aqui, a Ford lançou a nova Ranger em 2023, vinda da Argentina, com grande sucesso.

Volkswagen Amarok [divulgação]
Volkswagen Amarok [divulgação]

Já a Volkswagen não mexeu quase nada na Amarok, que permanece na mesma geração desde 2010 devido aos altos custos, e principalmente a disputa entre Ford e Volkswagen sobre onde o modelo seria fabricado — na planta da Ford ou na Volks? Ninguém se decidiu e cada uma ficou com a sua. 

Honda Prologue e Chevrolet Blazer EV

Quer entrar no mundo dos carros elétricos, mas sem perder tempo? Foi isso que a Honda fez ao firmar uma parceria inusitada com a General Motors para lançar seu SUV elétrico chamado de Honda Prologue, um SUV 100% elétrico que compartilha praticamente tudo com o Chevrolet Blazer EV.

Honda Prologue azul de frente estacionado na areia com árvores ao fundo
Honda Prologue [Divulgação]

A colaboração foi anunciada em 2020. De um lado, a Honda sabia que precisava acelerar sua entrada no mercado de elétricos, mas ainda não tinha uma base pronta nos EUA. Do outro, a GM já havia investido bilhões na plataforma Ultium, que daria origem a uma família de elétricos. A solução? Juntar forças. O Prologue é o primeiro Honda construído sobre a plataforma Ultium, com baterias e motores desenvolvidos pela GM. 

Chevrolet Blazer EV vermelho de frente em um estacionamento com árvores ao fundo
Chevrolet Blazer EV [Auto+ / João Brigato]

Na prática, ele compartilha o chassi, powertrain, eletrônica e até parte da estrutura interna com o Blazer EV, mas tem design e afinação exclusivos da Honda. Porém, em 2022, a Honda e a GM cancelaram a parceria de produzir carros elétricos baratos por conta da baixa rentabilidade dos carros elétricos baratos, isso segundo a Reuters.

Dodge Journey e GAC GS5

O Dodge Journey já foi um dos SUVs mais populares da marca nos Estados Unidos. Mas quando a primeira geração saiu de linha, a Dodge não tinha uma nova plataforma pronta e nem tempo a perder. Foi aí que surgiu uma parceria inusitada pouco comentada, mas bem estratégica, com a GAC, uma das maiores fabricantes da China e uma das mais poderosas do mundo.

Dodge Journey [divulgação]
Dodge Journey [divulgação]

Na China, a GAC tem o GS5, um SUV médio com visual elegante e bom pacote tecnológico. E foi justamente esse modelo que serviu de base para a segunda geração do Dodge Journey. A FCA (hoje parte do grupo Stellantis) basicamente pegou o GS5 e rebatizou seu nome e adaptou o visual dianteiro com a identidade Dodge e começou a vendê-lo no México e outros mercados latino-americanos a partir de 2021.

Na prática, o novo Journey é quase idêntico ao GS5 por dentro e por fora — com exceção dos logotipos, grade e alguns detalhes pontuais. Ou seja, o Journey atual é, de fato, um SUV chinês com passaporte americano.

Mercedes-Benz Classe X e Nissan Frontier

A ideia parecia ousada, mas criativa: criar uma picape de luxo baseada na Nissan Frontier. Assim nasceu a Mercedes-Benz Classe X, fruto da parceria inusitada entre a Daimler e a Aliança Renault-Nissan.

Mercedes-Benz Classe X (divulgação)

A Classe X usava a mesma estrutura da Frontier, mas recebia acabamento premium, suspensão recalibrada, interior mais sofisticado e motorização V6 turbodiesel (exclusiva da Mercedes). A produção foi feita na Argentina, de 2017 a 2020.

Apesar da proposta interessante, o modelo teve vendas fracas. O público não abraçou a ideia de pagar caro por uma picape que, no fundo, era derivada de um projeto popular. O fracasso levou ao fim da produção em poucos anos.

Qual parceria mais te surpreendeu? Deixe sua opinião nos comentários!


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1 comentário em “5 carros que nasceram de parcerias inusitadas entre montadoras”

  1. Manoel Maxwell Marmom

    Uma pena que a pick-up Mercedes não deu certo deveriam ter baixado o preço igual da frontier.

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Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

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