Destaque

5 carros que roubaram os faróis de outros modelos

Originalmente desenvolvidos para um modelo, esses cinco carros pegaram emprestado os faróis de seus irmãos ou de outra marca

carros
Peugeot 208 e 2008 [divulgação]

Os faróis costumam ser uma das partes mais importantes do design dos carros. Afinal, é o que dá a eles as características de estilo mais importantes e define o olhar do modelo. Mas e quando uma marca decide economizar tempo e dinheiro pegando os faróis de um modelo e usando em outro? 

Esses cinco carros não foram originalmente desenvolvidos com os faróis que eles trazem em suas dianteiras. A verdade é que eles simplesmente pegaram as peças de seus irmãos (ou de outra marca) e usam como se fossem deles. 

Volkswagen Virtus

Exemplo mais recente dessa lista, o Volkswagen Virtus deixou de ter os mesmos faróis do Polo para usar o conjunto do Nivus. Antes esse não seria um tipo de apropriação, visto que o Virtus é o sedã do Polo. Só que com o Nivus é outra história. Mas Volks tenta disfarçar com um para-choque completamente diferente entre eles. 

Peugeot 2008

Vendido no Brasil somente na versão elétrica, a segunda geração do Peugeot 2008 usa os mesmos faróis do 208, algo que não acontecia no primeiro modelo. Para disfarçar, a Peugeot não deixou a luz diurna de LED estilo dente de sabre ligada diretamente aos faróis, como acontece no hatch. No SUV há um pequeno espaço para visualmente parecer mais longa. 

Mitsubishi Pajero TR4

Quando a Mitsubishi do Brasil fez a última reestilização do Pajero TR4, a marca usou os mesmos faróis da primeira geração do Outlander, que foi vendido aqui como Airtrek. Surpreendentemente, ao contrário do que se esperava, os faróis casaram melhor com o estilo do jipinho nacional do que com o modelo original. 

Jeep Compass

Um dos carros que a Jeep tenta esquecer que um dia fez, a primeira geração do Compass tinha visual terrível, dirigibilidade sofrível e acabamento ruim. Quando foi reestilizado, na tentativa de se sofisticar, pegou os faróis do Grand Cherokee. Só que ele gostou tanto da vibe que a segunda geração se transformou em um mini Grand Cherokee em termos visuais. 

Lamborghini Diablo

Pensou que os carros de luxo e superesportivos também não faziam esse tipo de economia? Quando o Lamborghini Diablo recebeu sua primeira mudança visual em 1999, ele trocou os icônicos faróis escamoteáveis pelos conjunto óptico do Nissan 300ZX. O visual encaixou tão bem que até hoje muita gente não sabia desse compartilhamento.

>>Os carros automáticos mais baratos do Brasil em 2023

>>5 carros da Fiat que tem visual exclusivo no Brasil

>>5 carros europeus compactos que só tem esse visual no Brasil